CUIABÁ
Prefeito vistoria obras no antigo PS e classifica como injusta a falta de cooperação para o atendimento de saúde aos pacientes do interior
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reforçou na tarde desta sexta-feira (3) o apelo às autoridades estaduais e federais na destinação de recursos garantindo o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no interior do estado, que são encaminhados à capital mato-grossense. O gestor destacou que a situação é “injusta e insustentável”, ressaltando a necessidade de encontrar soluções para garantia da qualidade do serviço prestado a Cuiabá.
“Estou realizando nossas habituais caminhadas pela cidade de Cuiabá, inspecionando as ações e obras realizadas durante minha gestão. Atualmente, estamos nas instalações do antigo Pronto Socorro de Cuiabá, onde estamos em meio a uma reforma na área da recepção. Esta unidade é antiga e, embora tenha sido proposto seu fechamento após a inauguração do HMC, o maior hospital público do Estado, decidi mantê-la aberta por questões de solidariedade, compaixão e humanização. Como gestor, entendo a importância de não fechar leitos, mas sim ampliá-los para atender à população que depende do SUS. Infelizmente, não recebemos o apoio esperado do estado e da União para lidar com esta situação”, disse o gestor.
O prefeito informou ainda que hoje, 3 de maio, “verificou que há 159 pacientes internados aqui, sendo que cerca de 70 deles são do interior do estado. É injusto que a população cuiabana carregue sozinha o ônus financeiro dessa situação. O SUS é um sistema tripartite, onde a União, os estados e os municípios têm responsabilidades. No entanto, a prefeitura de Cuiabá acaba arcando com a maior parte dos custos, especialmente nos hospitais HMC, São Benedito e o antigo Pronto Socorro. O custo médio diário de um paciente internado é de aproximadamente R$ 1.880,00, e ao multiplicar esse valor pelo número de pacientes e pelos dias do mês e do ano, percebemos a imensa quantia que a população cuiabana está custeando sozinha”.
Preocupado, o prefeito reforçou o apelo já amplamente divulgado. “Esta situação é injusta e insustentável. Precisamos sentar à mesa e encontrar soluções para garantir que Cuiabá não seja prejudicada. Como prefeito da capital, sou solidário com a população do interior e estou comprometido em cuidar da saúde e da vida de todos os cuiabanos. É hora de dialogar e agir para resolver este problema”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Palestra no CCI Maria Ignês orienta idosos sobre direitos e combate à violência
Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Ignês, no CPA III (Setor II), participaram de uma palestra e roda de conversa conduzida pelo promotor de Justiça Daniel Zappia. Titular da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, especializada na defesa dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, o promotor liderou a atividade que integra a campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a população idosa.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre as garantias previstas na legislação, as diferentes formas de violência que afetam a terceira idade e os canais disponíveis para denúncias e apoio. A iniciativa faz parte de um ciclo de visitas promovido pelo Ministério Público em centros de convivência e comunidades de Cuiabá, com o objetivo de estreitar o diálogo e fortalecer a rede de proteção.
Ao abordar o tema, Daniel Zappia destacou que a violência contra a pessoa idosa vai muito além das agressões físicas, manifestando-se também de forma psicológica, patrimonial, por negligência, abandono ou desrespeito.
“O mais importante é compreender que a violência não se limita à agressão física. Ela também está presente na omissão de cuidados, na falta de assistência e em qualquer restrição injustificada de direitos da pessoa idosa”, afirmou o promotor.
Zappia também ressaltou a importância dos centros de convivência como espaços essenciais de integração social, que contribuem diretamente para reduzir o isolamento, promover a troca de experiências e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade.
Proteção financeira em pauta
Outro tema central da discussão foi a proteção financeira dos idosos, com foco especial nos riscos de empréstimos consignados e contratos abusivos. O promotor alertou sobre os limites legais de comprometimento da renda e reforçou a necessidade de atenção redobrada na contratação de serviços financeiros, principalmente por pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que ações informativas são fundamentais para assegurar um envelhecimento com dignidade.
“Falar sobre os direitos da pessoa idosa, respeito, proteção e enfrentamento às diversas formas de violência é fortalecer a cidadania e garantir que nossos idosos sejam valorizados por toda a contribuição que deram e continuam dando à sociedade”, pontuou a secretária, ao destacar a parceria entre o Ministério Público e a rede socioassistencial para ampliar as políticas públicas de proteção integral.
Voz aos usuários
A atividade reservou um momento para a participação ativa dos frequentadores do CCI. O aposentado Isaías de Oliveira, que frequenta a unidade há cerca de dez anos, avaliou positivamente o encontro.
“Eu venho sempre com o objetivo de aprender. Gostei muito porque foi uma tarde bem explicativa e orientativa. Muitas coisas eu já sabia, mas isso amplia ainda mais o nosso conhecimento”, relatou.
Já Félix da Silva, de 75 anos, destacou o impacto coletivo desse tipo de ação.
“Muitos idosos não conhecem a fundo as leis que os protegem. Por isso, é tão importante que eventos como esse aconteçam com frequência”, disse.
Ao final do encontro, o promotor relembrou que idosos e familiares que precisarem de apoio podem acionar canais oficiais como o Ministério Público, a Polícia Civil, os serviços de saúde, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Disque 100.
Próximas atividades do Junho Violeta
A programação da campanha em Cuiabá continua nos próximos dias com novas palestras:
• 25 de junho, às 14h: CCI Padre Firmo Pinto Duarte
• 29 de junho, às 8h45: CCI João Guerreiro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido por estupro de vulnerável em Goiás é preso pela Força Tática em São Félix do Araguaia



