CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito entrega simbolicamente a chave da cidade ao novo arcebispo de Cuiabá, Dom Mário Antônio

Publicado em

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou do evento de boas-vindas ao novo arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá Dom Mário Antônio da Silva, realizado na manhã deste sábado (30), no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Durante o encontro com autoridades, líderes religiosos de diversas regiões, o gestor da Capital entregou simbolicamente a chave da cidade, onde se encontra a sede da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. 

Emanuel expressou o reconhecimento e a importante missão do arcebispo junto às terras e ao povo cuiabano e também presenteou Dom Mário com uma viola de cocho, símbolo da cultura cuiabana. Dom Mário, é o sexto arcebispo da Capital, e assume o lugar do arcebispo Dom Milton Antônio dos Santos.
 
“Esse momento histórico e, em nome da população cuiabana  e varzeagrandense, porque somos um povo só, com as mesmas culturas, damos as boas-vindas a Dom Mário, que seja recebido de coração aberto pelo povo mais acolhedor do país. Cuiabá é a mais bela e charmosa Capital do Brasil, esse povo adora receber e tem na sua inabalável fé cristã sempre comandada pela igreja católica a sua história de vida. Ao longo dos 303 anos de história, Cuiabá superou-se do isolamento geográfico graças a sua inabalável fé cristã, tamanha é a devoção do povo cuiabano, que deveria ser reconhecida por  “Cuiabá de Todos os Santos”, por tamanha devoção do povo. O Senhor Bom Jesus de Cuiabá é o nosso santo padroeiro, a Nossa Senhora da Guia é a padroeira de Várzea Grande. A nossa história  está incubida com a igreja católica. E neste momento histórico recebemos o senhor com muita alegria”, discursou o prefeito Emanuel. 
 
 O prefeito aproveitou para parabenizar e agradecer Dom Milton Antônio dos Santos. “Que o novo arcebispo dê sequência aos trabalhos do Dom Milton, que foi extraordinário a essa missão divina dele. Muito obrigado Dom Milton por tudo”.
 
O novo arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá Dom Mário, agradeceu os votos de boas-vindas do prefeito Emanuel e demais autoridades presentes. ” É um primeiro momento em Mato Grosso, Cuiabá e Várzea Grande, eu me alegro por todos aqui oferecerem o coração de todos vocês. A minha gratidão a todos , a Dom Milton, aos padres presentes, aos religiosos, aos meus familiares e  a todos. Que Deus nos abençõe e quero dar continuidade a tudo que Dom  Milton vem construindo no Estado”, concluiu. 
Dom Mário Antônio da Silva nomeado pelo Papa Francisco, como o novo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá. Até então era Bispo de Boa Vista em Roraima Atual 2º Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
 
Além do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, estavam presentes no evento: o prefeito de Várzea Grande ,Kalil Baracat e a 1ª Dama Januária Dorilêo Baracat – Kika Baracat,  o Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada General Fabio Serpa de Carvalho Lima  e líderes da Arquidiocese de Cuiabá  e demais municípios do estado. 

Leia Também:  Emanuel pede apoio da população contra depredação de patrimônio público praticado por vândalos
Fonte: link

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá convoca 63 candidatos aprovados em processo seletivo da Educação

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá publicou nesta quarta-feira (24) a 28ª convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 04/2025/GS/SME. A medida reforça o atendimento da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2026, com a contratação temporária de profissionais que atuarão nas unidades educacionais do município.

Ao todo, estão sendo convocados 63 candidatos para os cargos de Professor de Ensino Infantil (TDI), Professor Pedagogo, Professor de Educação Física e TMIE – Auxiliar de Serviços Gerais (ASG).

Os editais de convocação somam nove documentos publicados na edição suplementar da Gazeta Municipal nº 1190, de 28 de agosto de 2025.

Os convocados devem realizar cadastro e enviar a documentação exigida por meio do sistema eletrônico da Prefeitura. Além disso, é obrigatório o comparecimento presencial à Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, Bairro Bandeirantes, conforme as datas e os horários estabelecidos nos editais. A atribuição das vagas está prevista para o dia 26 de junho de 2026, às 14h.

Leia Também:  Prefeito destaca ações do Qualifica e cita que ampliará em 2022 a oferta de cursos

Os documentos que devem ser enviados digitalizados, conforme os editais, são RG, CPF, título de eleitor, PIS ou Pasep, certificado de reservista, comprovante de conta corrente no Banco do Brasil, quando houver, comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso acompanhado do histórico escolar, exame admissional e certidões negativas.

O não cumprimento das etapas, seja pela ausência no horário definido ou pela falta de documentação, resultará na eliminação do candidato, sem possibilidade de segunda chamada. Nesse caso, será convocado o próximo classificado.

A Secretaria Municipal de Educação orienta os candidatos a lerem atentamente os editais para evitar inconsistências no processo. Também informa que atrasos podem implicar reposicionamento para o final da lista de chamamento, enquanto o comparecimento fora do horário previsto pode resultar em eliminação.

O processo seletivo, realizado em 2025, ofertou 1.985 vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva, contemplando profissionais de níveis médio e superior. As contratações têm caráter temporário e visam atender à necessidade excepcional da rede pública, especialmente para substituição de servidores efetivos.

Leia Também:  Sugestão de pauta: Festival de Cultura ocorre neste sábado (14) na Praça da Mandioca

Confira abaixo os editais de convocação:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA