CUIABÁ
“Depois de longos sete anos, devolvo um dos símbolos da história vencedora do povo cuiabano”, diz prefeito Emanuel Pinheiro durante a entrega do Dutrinha
CUIABÁ
“Depois de longos sete anos, devolvo um dos símbolos da história vencedora do povo cuiabano”. Essa é a análise do prefeito de Cuiabá, ao celebrar o aniversário de 70 anos do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, em grande estilo. A inauguração da nova estrutura começou na noite desta segunda-feira (31) e contou com o prestígio de diversas personalidades públicas. A programação segue na próxima sexta-feira (04) e sábado (05), com demais eventos, reafirmando o compromisso da gestão em impulsionar o setor esportivo e cultural da Capital.
Durante a solenidade o prefeito fez o descerramento do totem, e prestou homenagem aos jogadores Fulepa, Avião e Bife, atletas que marcaram a trajetória do futebol cuiabano. Cada um deles ganhou uma estátua, fixada na entrada do estádio. Também foi realizada a benção ecumênica e a banda da Polícia Militar de Várzea Grande realizou uma linda apresentação, dando abertura oficial às festividades.
Em seu discurso, o Chefe do Executivo Municipal relembrou a última modificação promovida no estádio, em 1990, e se disse orgulhoso em protagonizar a retomada dos trabalhos após 32 anos, devolvendo à população, com devido respeito e dignidade, o seu maior patrimônio desportivo.
“O Dutrinha representa a alma da cuiabania, um dos nossos ícones, identidade. Aqui desfilaram craques que fizeram o futebol cuiabano, época de ouro. Escolhemos três grandes deles para eternizar a história do futebol cuiabano e mato-grossense. Bife, Fulepa e Avião. Sintam-se todos agraciados. A última obra que o Dutrinha conheceu, que preparou, reformou, para que o Dutrinha continuasse sendo o templo do futebol cuiabano foi do ex-governador Jayme Campos, em 90, fez a reforma que possibilitou ao Dutrinha chegar até a data de hoje, sem conhecer nenhuma outra no decorrer desses anos”, destacou o gestor.
Conforme o vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, que atuou diretamente na coordenação, bem como, na execução dos trabalhos, o sentimento agora é de dever cumprido. “O que estamos fazendo é resgatar a história, devendo um estádio de qualidade, podendo ser usado, inclusive, em jogos oficiais e todos os campeonatos”, reiterou.
Representando todas as autoridades políticas, o senador por Mato Grosso, Jayme Campos exaltou o crescimento dos times regionais e exuberância que o Dutrinha simboliza para o Município desde a sua criação até os dias atuais.
“Tão louvável iniciativa do prefeito e seu vice de revitalizar essa praça de esporte. Tudo isso tem a ver com a história da Capital, presidente Eurico Dutra. Aqui era extremamente movimentado e tinha público que vinha prestigiar. Temos que ser justos e verdadeiros com aqueles que não se limitam às belas falas, mas de atitudes e ações como o prefeito vem fazendo com aqueles que lhe deram o voto de confiança o reelegendo. Este ato, na minha visão, é muito importante. Emanuel tem buscado resgatar com humildade as histórias”, elogiou.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite afirmou que o espaço esportivo é mais um presente do prefeito Emanuel Pinheiro ao povo cuiabano, com toda infraestrutura que merece.
“Foram mais de 70 intervenções que fizeram com que o estádio Dutrinha fosse totalmente repaginado. Hoje quem vê o Dutrinha, vê conforto, segurança, uma praça de esporte digna para nossa cidade. Recuperamos a autoestima de Cuiabá e, a partir de agora, será o grande palco dos jogos e espetáculos à disposição de todos”, elencou.
Já o secretário municipal de Agricultura, Francisco Vuolo enalteceu o empenho da Gestão Pinheiro até a conclusão final, seguindo à risca as exigências da categoria. “O estádio ganha uma roupagem bem diferente. Estamos com várias inovações e obras que foram colocadas. O prefeito se preocupou não somente em devolver o estádio com as condições de campo ideais, mas a conjuntura como um todo, com recursos próprios”, pontuou.
O morador da Capital e torcedor do Mixto, Zayr Mayolino, não escondeu a felicidade ao ver de perto o estádio e afirmou que agora os clubes contam com mais uma opção para celebrar os jogos.
“Eu tenho um grande amor por esse lugar e o prefeito Emanuel Pinheiro fez uma grande obra ao reformá-lo. Ele vem para alavancar nosso futebol, isso aqui ajuda, pois é menos gastos, do que abrir Arena Pantanal para jogar, fica mais em conta os campeonatos. Aqui, eu venho desde a época dos meus pais, tenho um tio que jogou no Mixto. O Dutra tem história, o Pelé veio até aqui, jogou no Dutra. Agora, trazer os atletas nacionais”, disse.
Participaram também o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Humberto Bosaipo, deputado Carlos Vallone, vereador Mário Nadaf, presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná Filho, vereador Advair Cabral, vereador Sargento Vidal, vereador Didimo Vovô, vereador Wilson Kero Kero, vereador Luiz Fernando, vereador Kassio Coelho, vreador Chico 2000 e o diretor presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues.
A programação
A programação em comemoração aos 70 anos do Dutrinha continua. Na próxima sexta-feira (4), a solenidade terá início às 17h e o prefeito entrega homenagens a 50 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas mato-grossenses. Além disso, o evento contará com apresentações artísticas, uma partida de futebol infantil, uma partida de futebol feminino e o jogo entre a Câmara Municipal de Cuiabá x Câmara de Várzea Grande.
Por fim, no sábado (5) a programação de entrega do Dutrinha se encerra com chave de ouro com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube. A decisão sobre a liberação para entrada do público será tomada nesta sexta-feira (1º) com os dirigentes dos times.
A obra
Essa foi a maior obra realizada na estrutura do estádio desde sua construção, em 1952. O investimento, de cerca de R$2 milhões, foi aplicado pela gestão, coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
A reforma teve início em fevereiro de 2019 e foi dividida em três etapas, sendo a primeira, orçada em R$ 450 mil, de readequação do espaço para atender as medidas de segurança e acessibilidade. A segunda etapa, orçada em R$ 600 mil, foi a mudança de posicionamento dos postes de iluminação e a troca do gramado. Já a terceira, foi a construção do novo muro e modernização dos vestiários, que teve investimento de R$ 500 mil.
O Estádio Presidente Dutra pertencia à Prefeitura de Cuiabá desde julho de 2011 e foi declarado “Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-MT”, pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria do, à época, vereador Emanuel Pinheiro. Entre 2010 e 2014 foi o principal estádio de Mato Grosso devido a demolição do Estádio Verdão para dar lugar a atual Arena Pantanal. No ano passado, o estádio chegou a ser cedido, temporariamente, à Confederação Sul-Americana de Futebol e foi utilizado como centro de treinamento das seleções que participaram da Copa América.
Cuiabano nato, Eurico Gaspar Dutra deixou sua marca na política brasileira, sendo o único presidente da República oriundo de Mato Grosso, entre os anos de 1946 e 1951.
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




