CUIABÁ
Cohab São Gonçalo e outros 12 bairros recebem tapa-buraco
CUIABÁ
Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade viária, a Prefeitura de Cuiabá iniciou, na terça-feira (17), os trabalhos de recuperação das vias do bairro Cohab São Gonçalo, por meio do mutirão tapa-buraco. A ação, que vem sendo realizada desde o início do ano, contempla bairros da capital com serviços de recuperação de avenidas principais, vias com grande fluxo de transporte coletivo e ruas adjacentes.
Coordenada e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, a operação atende, além da Cohab São Gonçalo, outros 12 bairros simultaneamente. São eles: CPA IV, Morada do Ouro, Jardim Universitário, Poção, Areão, Santa Cruz II, Jonas Pinheiro, Santa Amália, Residencial Nilce Paes Barreto, Parque Atalaia, Coophema e Parque Cuiabá.
O serviço tem início com o preparo das vias, que inclui a limpeza da área com motobomba. Em alguns casos, é necessário remover a umidade do solo com o apoio de caminhão-pipa. Na sequência, é aplicado o concreto betuminoso usinado a quente (CBUq), material utilizado por sua alta resistência e durabilidade. O procedimento é finalizado com o rastelamento e a compactação da massa asfáltica, utilizando rolo compactador para nivelamento e acabamento.
Para garantir a segurança durante a execução dos serviços, os trechos em obras são devidamente sinalizados. Quando necessário, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também coordena desvios no trânsito.
A população pode solicitar os serviços por meio do canal ZapObras, no número (65) 9 9216-0484, informando a localização do problema, como buracos em vias públicas ou demais demandas de infraestrutura, e enviando fotos. Isso facilita a análise técnica da equipe, que avalia a gravidade da ocorrência e define a prioridade do atendimento.
Outra opção é o Portal de Serviços, onde é possível protocolar solicitações relacionadas à pavimentação, recuperação asfáltica, drenagem, tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo, entre outros. Para registrar a solicitação, o munícipe deve preencher um formulário com nome, CPF, endereço, telefone e e-mail. Também é necessário anexar fotos do problema e descrever brevemente a situação, incluindo endereço completo e pontos de referência, o que agiliza a localização e o atendimento.
#PraCegoVer
A imagem mostra as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizando a operação tapa-buraco no bairro Cohab São Gonçalo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Em celebração na Rua Lages, prefeito confirma quatro telões e inclui via sem asfalto para próximo jogo
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou a instalação de quatro telões em quatro novas ruas da capital para o próximo jogo da Seleção Brasileira, incluindo uma via sem asfalto. O anúncio foi feito durante a celebração na Rua Lages, no bairro CPA 1, vencedora da campanha Minha Rua é Show de Bola, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, nesta terça-feira (24). A seleção entra em campo na próxima segunda-feira (29).
Durante o jogo, a rua se tornou ponto de encontro para moradores de diferentes gerações, celebrando a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia. O prefeito de Cuiabá chegou ao local pouco depois da entrada de Neymar em campo e acompanhou a reta final da partida ao lado dos moradores.
“O cuiabano não sai do frio para nada e o povo está nas ruas assistindo aos jogos nos telões. Esse é o símbolo da resistência cuiabana. Eu fico muito feliz de trazer essa alegria. No próximo jogo serão quatro telões em quatro vias diferentes, inclusive em uma rua sem asfalto. Eles não pintam o chão, mas pintam as casas, colocam bandeirolas. Vamos valorizar toda a nossa cidade e toda a comunidade que participa desse projeto”, declarou o prefeito.
Além da estrutura para exibição da partida, a Prefeitura disponibilizou tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto ao público, especialmente por conta da chuva registrada durante o evento. Além da vitória, os torcedores vibraram com a presença de Neymar em campo.
Um dos responsáveis pela mobilização da comunidade foi Valdeir de Freitas, conhecido como Dedalove. Ele contou que a ideia surgiu da vontade de fortalecer os laços entre os vizinhos e promover momentos de convivência.
“Sou paulista e lá temos muito esse costume. Quando me mudei para cá, percebi que a rua tinha muitos idosos e faltavam atividades que unissem os moradores. Então, junto com minha vizinha, meu irmão e minha cunhada, decidimos decorar a rua para a Copa. Mobilizamos amigos e conhecidos da região para ajudar na pintura, compartilhar a campanha e pedir votos. Graças a Deus, deu tudo certo. Também ganhamos um concurso de rua mais decorada, e o prêmio vai ajudar na confraternização da comunidade”, relatou.
Moradora da Rua Lages há 46 anos, Maria Dias, de 72 anos, afirmou que já acompanhou diversas Copas do Mundo, mas considera a edição de 2026 uma das mais especiais.
“Está sendo muito bom. Os jovens da rua trabalharam bastante para que tudo isso acontecesse. Hoje somos como uma família. Ver os vizinhos reunidos, participando e comemorando juntos é motivo de muita felicidade.”
Outra participante ativa da decoração foi Luanda Souza. Segundo ela, a iniciativa conseguiu mobilizar moradores de todas as idades.
“Acho que é uma iniciativa muito pertinente da Prefeitura porque consegue mobilizar os vizinhos, promover a confraternização e ainda resgatar no brasileiro a satisfação de torcer pela Seleção. O mais importante foi ver todos trabalhando juntos”, destacou.
Entre os torcedores estava também Robson Santos, conhecido como Binho, de 31 anos, que demonstrou confiança na campanha brasileira rumo ao hexa.
“O ataque da Seleção é muito forte. Temos grandes jogadores e um técnico extremamente qualificado. Acredito que o Brasil pode chegar longe e até conquistar o título”, avaliou.
A campanha Minha Rua é Show de Bola retomará o concurso para a escolha das novas ruas decoradas para a transmissão do jogo do Brasil na próxima segunda-feira (29). Os moradores das vias selecionadas acompanharão, nos telões da Prefeitura, o Brasil enfrentar o segundo colocado do Grupo F, às 14h, horário de Brasília.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES2 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo



