CUIABÁ
Centro Médico Infantil registra aumento de atendimentos por viroses sazonais em Cuiabá
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que o Centro Médico Infantil (CMI) registrou aumento na procura por atendimentos nesta sexta-feira (13) e sábado (14). A maior parte dos casos está relacionada a viroses sazonais, comuns neste período do ano.
De acordo com levantamento da unidade, entre 7h de sexta-feira (13) e 7h de sábado (14) foram realizados 448 atendimentos. Já neste sábado (14), das 7h às 19h, foram contabilizados 223 atendimentos.
Segundo a equipe médica do CMI, os sintomas mais frequentes observados nas crianças foram coriza, tosse, febre, vômito e diarreia, quadro clínico considerado compatível com a época do ano. O período chuvoso e o início ou retorno do ano letivo favorecem a circulação de vírus respiratórios e gastrointestinais entre as crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há registro de surto na capital. O aumento na demanda é considerado esperado para esta época e segue dentro do padrão observado em anos anteriores.
Outro fator que contribui para o aumento no número de atendimentos é a procura por consultas de rotina, avaliação de exames já realizados e prescrição de vitaminas, além de situações em que uma criança apresenta sintomas e acaba sendo acompanhada por irmãos ou outras crianças da família que também são levadas para consulta, mesmo sem apresentar sinais de doença.
A SMS orienta que consultas de rotina, acompanhamento de exames e avaliações clínicas sem caráter de urgência devem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) mais próximas da residência do paciente. As unidades da atenção básica estão preparadas para esse tipo de atendimento e funcionam como a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, reforça a importância de buscar o serviço adequado para cada situação.
“Estamos observando um aumento na procura pelo CMI, principalmente por casos leves ou consultas de rotina, que podem ser atendidas nas Unidades de Saúde da Família. Quando os pais procuram a unidade básica mais próxima da residência do paciente, conseguimos manter o fluxo do CMI para os casos que realmente precisam de atendimento de urgência”, destacou.
A medida contribui para garantir maior agilidade nos atendimentos de urgência e emergência no CMI, destinado prioritariamente a crianças que apresentam sintomas agudos e necessitam de avaliação imediata.
Além disso, evitar a ida desnecessária a unidades hospitalares também reduz o risco de exposição das crianças a vírus e bactérias presentes nesses ambientes, especialmente em períodos de maior circulação de doenças respiratórias e gastrointestinais.
A Secretaria Municipal de Saúde segue monitorando o cenário e reforça a importância de que pais e responsáveis busquem o serviço de saúde mais adequado para cada situação, contribuindo para a organização da rede e para um atendimento mais rápido às crianças que realmente necessitam de assistência emergencial.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá
Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.
No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.
“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.
“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.
Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.
Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.
Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.
Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.
Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.
Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



