CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde começa na segunda-feira (29), no Hotel Fazenda

Publicado em

CUIABÁ

O Conselho Municipal de Saúde – CMS realiza, nos dias 29 e 30 de abril a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento, que terá como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, vai acontecer no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Garcia, as conferências são espaços democráticos, que possibilitam a discussão dos diversos interesses de grupos sociais envolvidos, de onde emerge a vontade política que deve influenciar a agenda pública em todos os níveis. Ele comentou que a Conferência terá abrangência municipal, por meio de processo ascendente, convocada pela RESOLUÇÃO Nº. 08/2024/CMS, de 05 de Março de 2024. “Este evento  tem como objetivo avançar  na prática de avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde com a participação e o controle social”, disse.

Para nortear as discussões, foram estabelecidos os seguintes Eixos Temáticos: I – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Leia Também:  Outubro Rosa da Secretaria da Mulher tem parceria com a UFMT

A participação de usuários, gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e outras instituições é essencial para a garantia dos direitos e da defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. Durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o Município de Cuiabá na Etapa Estadual da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Leia Também:  Secretaria de Obras Públicas avança com a construção de duas travessias de concreto no Centro América

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA