VÁRZEA GRANDE
Idade é atualizada e segundo reforço passa a ser aplicado em pessoas de 25 anos ou mais em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população, Várzea Grande segue atuando com o “Plano de Ação e Estratégia de Vacinação” para elevar as taxas de imunização no município. A partir desta quarta-feira (7), a idade para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose), da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas que tenham 25 anos ou mais e receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses.
A aplicação é feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas disponíveis e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.
“Nós percebemos um aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios em nossas unidades de Saúde. Já está havendo elevação na positividade dos testes, e a pasta já avalia que isso pode ser reflexo da circulação da nova variante da infecção. Por isso já é recomendado – não obrigatório – o uso de máscara em lugares fechados, no trabalho, onde têm muitas pessoas, em mercados, igrejas. São recomendações que a população já sabe e que o uso de máscara evita a contaminação e protege do vírus. Todas as medidas já adotadas anteriormente, em plena pandemia, como o uso do álcool em gel, lavar as mãos, evitar lugares com muita aglomeração são prudentes”, recomendou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.
“Sem ter nenhum caso isolado da mais recente variante do coronavírus, a BQ.1, a preocupação da pasta é que esta já esteja circulando no município e gere um novo pico de Covid-19 entre o final deste ano e o início do ano que vem”, explicou o secretário. Ele explica ainda que o poder público quer evitar uma nova onda de contaminação em massa. “Já vivenciamos esta situação anos anteriores, e sabemos que pode ser muito arriscado principalmente para quem tem a saúde mais fragilizada, por isso é necessário que todos completem o ciclo de vacinação” alertou o secretário, lembrando que as festas de final de ano estão chegando, e as vacinas estão disponíveis nas 22 unidades básicas de Saúde e na ‘Tenda da Prevenção’, anexa a Upa do Ipase”, explicou o secretário.
Onde Vacinar:
– Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.
Horário expediente normal – Das 7h:30 às 11h e das 13h30 às 16h.
1 – Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);
2 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia);
3 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );
4 – ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);
5 – Clínica de Atenção Primária a Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro);
6 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);
7 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;
8 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);
9 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);
10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);
11 – ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur);
12 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);
13 – USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);
14 – ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado);
15 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus);
16 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;
17 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);
18 – ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);
19 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);
20 – ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;
21 e 22 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).
– Ponto específico da Upa do Ipase – na Tenda da Prevenção – Também há a vacina contra a Covid-19.
– Horário das 8h às 16h.
Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
VÁRZEA GRANDE
Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).
Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.
Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.
“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.
A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.
“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.
“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.
“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.
Galeria de Fotos (8 fotos)
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



