CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura em Ação reúne milhares de moradores e leva serviços aos bairros dos Vilas

Publicado em

Sinop

A segunda edição do projeto Prefeitura em Ação levou milhares de moradores à Emeb de Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, no Residencial Sabrina, no último sábado (18). O mutirão promovido pela Prefeitura de Sinop teve como objetivo aproximar os serviços públicos da comunidade e ampliar o acesso da população aos atendimentos oferecidos pelas secretarias municipais e parceiros.

Durante toda a tarde, os moradores dos bairros da região dos Vilas participaram de diversas atividades e aproveitaram os atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, habitação, meio ambiente, esporte, cultura, lazer e educação. Também houve orientações sobre tributos, direitos do consumidor e oportunidades de emprego, além de atividades recreativas para as crianças.

As crianças puderam aproveitar o ginásio e o pátio da escola com pula-pulas, tobogã, piscinas de bolinhas, pintura facial, apresentações artísticas, jogos e outras brincadeiras. Também houve a distribuição de pipoca, salgadinhos, refrigerante, algodão-doce e picolé. As atividades foram organizadas pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro Universitário Unifasipe e a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

O prefeito Roberto Dorner destacou que a ação representa o compromisso da administração com o bem-estar dos munícipes e o fortalecimento do contato direto com a população. “O Prefeitura em Ação nada mais é do que a prefeitura chegar mais próximo dos munícipes. Trazemos todas as ações que o município faz para cá, para os Vilas, entregando esse trabalho e serviço a todos os moradores da região. Cada região é contemplada no momento certo e isso mostra o quanto estamos empenhados em atender todos com qualidade”, afirmou.

O vice-prefeito Paulinho Abreu reforçou que a iniciativa é um esforço coletivo e contínuo da gestão municipal. “É um trabalho contínuo que a Prefeitura vem fazendo em algumas regiões, concentrando todos os serviços em um só local. Reunimos assistência social, saúde, educação, além de parceiros da iniciativa privada, instituições e universidades para atender a população nos mais diversos serviços. A Prefeitura oferece atendimento no dia a dia, mas quando trazemos tudo para o bairro, facilita a vida das pessoas”, pontuou.

Leia Também:  Chácaras São Cristóvão: Obras e serviços da Prefeitura realizam sonhos antigos da população

Durante o mutirão, a Secretaria de Assistência Social deu orientações sobre os programas Ser Família, Família Acolhedora, Cras e Creas, além de informações sobre o Bolsa Família. A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou a importância da ação conjunta das secretarias e o impacto positivo do evento. “É muito satisfatório estar em uma tarde bonita como essa, com grande presença de público e todas as secretarias envolvidas. Promover um dia especial para as crianças e, ao mesmo tempo, trazer os serviços da Prefeitura mais perto da população é algo que faz diferença”, afirmou.

A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, destacou que a pasta levou informações sobre programas habitacionais e sobre a Lei de Assistência Técnica Gratuita (ATIS). “Apresentamos as opções de moradia disponíveis em Sinop. A ATHIS é uma lei que permite que pessoas com renda de até três salários mínimos, que já têm um terreno, possam construir com projeto e isenção de taxas, tudo de forma gratuita. Quando se trata de programa habitacional, temos o ‘Nossa Casa’, com 992 unidades habitacionais na faixa 2, e um incentivo muito grande do município. Em alguns casos, as pessoas não precisam pagar nem a entrada, porque a isenção é bem ampla. É um incentivo conjunto do Minha Casa Minha Vida, do Governo do Estado e da Prefeitura de Sinop”, acrescentou.

Na área da saúde, a população contou com acesso à vacinação, auriculoterapia, saúde bucal, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, aferição de pressão arterial, vitamina A, tipagem sanguínea e orientações odontológicas. Também houve vacinação antirrábica para animais e o atendimento do Laboratório Itinerante.

A coordenadora da Farmácia Regional do CIA André Maggi, Polyana Carneiro, destacou a importância do contato direto com os moradores. “A população foi contemplada com aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, com o projeto da odontologia que trabalha a saúde bucal voltada para as crianças sobre a escovação. O projeto da Secretaria de Saúde de auriculoterapia, que trata de dores crônicas e agudas, também realizou atendimentos. Além da realização de testes rápidos e vacinação, com todas as vacinas que nós temos na rede para a atualização do cartão de vacina. Aproveitamos a oportunidade para estar mais próximos da população e prestar um serviço de excelência com muito carinho”, afirmou.

Leia Também:  Festeja: Pioneira chegou em Sinop na década de 70 e conta a evolução e o desenvolvimento da cidade

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, destacou que o evento também foi uma oportunidade para os contribuintes regularizarem pendências. “Estivemos com a equipe da tributação ofertando o Refis, permitindo a negociação de débitos, como IPTU e multas. Quem realizou o pagamento à vista teve 100% de desconto em juros e multas. Já no parcelamento, houve descontos conforme o número de parcelas. O Refis segue até o dia 17 de novembro e convidamos a população para renegociar os débitos”, explicou.

Durante a ação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgou vagas de emprego por meio do Sine e ofereceu orientações para confecção de currículos. O Procon atendeu consumidores com dúvidas e situações de endividamento. A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores e orientou sobre sustentabilidade. Já a Secretaria de Trânsito e o Ciretran promoveram ações educativas voltadas à segurança no trânsito, especialmente para as crianças.

Moradora do Vila América, Lindinalva Reis, elogiou a iniciativa e destacou a variedade de serviços oferecidos. “Eu fiz o cadastro da habitação, peguei várias mudas para plantar na chácara. Achei o projeto muito bom e tem muita coisa para ver. Já fui em algumas salas e ainda quero visitar as outras”, contou durante o evento.

A moradora do Vila Santana, Eliene Sousa, também aprovou o evento. “Recebi atendimento do Bolsa Família e fui muito bem recebida. Meu cartão estava bloqueado e resolveram aqui. Fiquei muito feliz e emocionada. Agora vou levar o Benjamin, meu filho, para brincar”, afirmou.

A região dos Vilas compreende o Residencial Sabrina, Vila Juliana, Vila Santana I e II, Vila Lobos I e II, Vila Mariana e o Residencial Sebastião de Matos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicados

em

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Torneio de Pesca tem participação de mais de 400 competidores entre barcos e caiaques com R$100 mil em prêmios

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Festeja: Pioneira chegou em Sinop na década de 70 e conta a evolução e o desenvolvimento da cidade

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA