CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop promove ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, ao longo desta semana, uma série de ações educativas voltadas à campanha nacional de conscientização sobre o uso racional de medicamentos. As atividades marcam o dia 5 de maio, data dedicada ao tema, e buscam orientar a população sobre o uso seguro e correto dos remédios.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Paula Muller, as abordagens estão sendo realizadas, a partir de hoje, diretamente com os pacientes nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também nas farmácias regionais do município. “Durante toda a semana, estaremos levando orientações sobre o uso correto dos medicamentos, reforçando a importância de seguir a prescrição e tirar dúvidas com profissionais de saúde”, destaca.

A campanha enfatiza que o uso racional de medicamentos envolve uma série de cuidados essenciais, como a escolha do medicamento adequado, a dose correta e o tempo de tratamento indicado. A proposta é evitar práticas comuns que podem comprometer a saúde, como a interrupção precoce do tratamento ou a automedicação.

Leia Também:  Escolha dos novos Conselheiros Tutelares segue cronograma e nomes dos candidatos serão divulgados nesta semana

“É muito comum que pacientes interrompam o uso por conta própria ou escolham quais medicamentos tomar, sem orientação. Isso pode trazer riscos e prejudicar a eficácia do tratamento”, explica Ana Paula.

Outro ponto abordado durante as ações é a atenção às interações medicamentosas. O uso simultâneo de remédios com fitoterápicos, alimentos ou até mesmo a definição do melhor horário para ingestão pode interferir diretamente nos resultados. Além disso, os profissionais também orientam sobre possíveis efeitos adversos e a importância de monitorá-los.

A campanha também reforça o papel do farmacêutico como profissional de referência para esclarecer dúvidas da população. “O farmacêutico está disponível para orientar sobre a prescrição, a forma correta de uso e todos os aspectos que envolvem o medicamento”, completa a diretora.

A iniciativa tem como objetivo central fortalecer o cuidado com a saúde e incentivar a população a adotar práticas mais seguras no uso de medicamentos. Espera-se que as boas práticas contribuam para tratamentos mais eficazes e a redução de riscos à saúde.

Conselhos práticos

A Secretaria de Saúde salienta que condutas simples podem salvar vidas e ampliar a eficácia do tratamento. Veja:

  • Nunca, em hipótese alguma, pratique a automedicação;
  • Sempre consulte seu médico e/ou um farmacêutico antes do uso de qualquer fármaco;
  • Nunca, em hipótese alguma, interrompa o tratamento indicado pelo profissional;
  • Nunca, em hipótese alguma, compartilhe seus medicamentos;
  • Seja fiel ao horário indicado pelo profissional para o tratamento;
  • Seja fiel à dose indicada pelo seu médico e/ou profissional.
Leia Também:  Estão abertas as inscrições para processo seletivo da Escola Estadual Militar Tiradentes

“O uso adequado de medicamentos aumenta a segurança e reduz riscos à saúde. Apareceu alguma dúvida sobre como fazer o uso do remédio? Não faça uso na dúvida, procure um profissional e siga suas orientações”, concluiu o secretário de Saúde, Érico Stevan.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Autor: Da Redação, colaborou Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Vacinação itinerante no shopping amplia acesso da população e fortalece cobertura vacinal em Sinop

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop inaugura Núcleo Avançado de Especialidades e entrega veículos para a Saúde

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA