CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Prefeitura de Sinop reforça protocolo de saúde após confirmação de casos de meningite bacteriana

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma nova fase do protocolo médico após a confirmação de dois casos de meningite bacteriana no município. Pessoas que tiveram contato direto com as pacientes positivadas são monitoradas e acompanhadas por uma equipe especializada na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Ramos Pereira, no bairro Jardim Maria Vindilina I. Os atendimentos são realizados por uma equipe composta por médica infectologista, médicos clínicos gerais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

As pacientes procuraram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ainda na sexta-feira (17), apresentando sintomas compatíveis com meningite. Assim que os exames clínicos confirmaram a suspeita da doença, foi aberto um protocolo para atendimento especializado. O fluxo de acolhimento de pacientes com sintomas compatíveis foi alterado para garantir agilidade no tratamento e evitar a disseminação da doença entre os demais pacientes. Ambas foram transferidas para leitos no Hospital Regional de Sinop duas horas após o acolhimento na UPA 24 Horas.

O secretário de Saúde, Érico Stevan, comunicou oficialmente à imprensa e à população, nesta terça-feira (21), que os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Cuiabá, após análise do líquido cefalorraquidiano. “O resultado do exame chegou para nós ontem à noite, por volta das 19h. A confirmação foi da criança de 5 anos, que morreu no sábado (18) em decorrência da doença, e da tia dela, que segue acompanhada pela equipe de saúde do Hospital Regional de Sinop (HRS)”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop intensifica serviços de tapa-buracos e limpeza urbana em diversos bairros

Após a confirmação, uma nova fase do protocolo de contenção da disseminação da doença foi colocada em prática. Ao longo desta terça-feira, uma equipe especializada realizou rastreamento e consultas preventivas com familiares e alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tempo de Infância, que tiveram contato direto com a aluna diagnosticada. A medida visa conter a propagação da doença no município, embora o risco de transmissão seja considerado baixo.

“Na verdade, iniciamos o protocolo na sexta-feira (17), a partir da entrada das pacientes na UPA. Naquele momento, já alteramos a sistemática de atendimento com base no protocolo da vigilância epidemiológica, ainda dentro da unidade. Após a suspeita clínica, mudamos imediatamente o fluxo de atendimento. Hoje (21), a UBS foi direcionada para atender a turma da aluna que faleceu, além dos familiares e demais pessoas com contato direto com a criança”, explicou Stevan.

Em relação ao segundo caso, a paciente possui vínculo com a comunidade de uma unidade escolar estadual. Assim que recebeu a confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou o Diretório Regional de Educação (DRE) para adoção das medidas protocolares. “Assim que recebemos a confirmação, ontem, por volta das 19h, notificamos a escola estadual e vamos seguir o mesmo protocolo com a comunidade escolar da unidade”, acrescentou.

Leia Também:  Profissionais de saúde que atuam em salas de vacinas receberão treinamento na próxima semana

Um terceiro caso suspeito chegou a ser notificado pela Secretaria de Saúde, mas foi descartado após exames clínicos. O paciente estava sendo acompanhado pelo Hospital Regional de Nova Mutum. “Recebemos a confirmação da equipe médica, que comunicou o escritório regional e a nossa vigilância, descartando totalmente, por exame clínico, a meningite. Portanto, temos dois casos confirmados pelo Lacen de meningite bacteriana em Sinop”, esclareceu.

As medidas adotadas pelo município incluem busca ativa de pessoas que tiveram contato direto e prolongado com as pacientes, higienização da unidade escolar onde a criança estudava, suspensão das aulas na primeira semana após a confirmação, como medida preventiva, e acompanhamento epidemiológico dos casos suspeitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Festeja: Prefeitura apresenta o potencial econômico de Sinop a representantes de gestora líder em investimentos

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop intensifica serviços de tapa-buracos e limpeza urbana em diversos bairros

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA