CUIABÁ
Search
Close this search box.

CIDADES

Academy Brasil promove encontro em parceria com a MPX Brasil e apoio da AMM

Publicado em

CIDADES


A Comunicação no período eleitoral, a importância da assessoria de imprensa, o planejamento de comunicação, as redes sociais no serviço público, a estrutura dos sites e portais de transparência, a publicidade e a mídia training, são os principais temas do Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios, a ser realizado nos próximos dias 31 de março e 01 de abril, de forma presencial, em Cuiabá. O evento será promovido pela Academy Brasil, em parceria com a MPX Brasil, e com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM

A programação inclui um ciclo de palestras com a abordagem de conteúdos de interesse dos profissionais que trabalham nas prefeituras, com a responsabilidade e divulgação das ações dos gestores e secretários municipais, através da assessoria de imprensa. Entender a dinâmica e a relação com os veículos de comunicação, são pontos fundamentais que serão discutidos, pois a comunicação da área pública tem as suas particularidades.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que o evento é muito importante para as assessorias dos gestores. Ele frisa que as ferramentas de comunicação são imprescindíveis para qualificar as administrações municipais e otimizar as ações em benefício da população. “Todos nós que atuamos na área pública, sabemos da necessidade em divulgar as nossas ações. Para isso, precisamos ter   profissionais preparados para esta área”, disse ele, lembrando que a AMM sempre priorizou a capacitação dos servidores municipais em diferentes áreas da gestão e frisou que este é um dos serviços oferecidos pela instituição a todos os municípios de Mato Grosso.

Leia Também:  Exportações recordes do agronegócio somam US$ 14,53 bilhões em março deste ano

Com relação aos temas apresentados no Encontro, a palestra sobre o Planejamento de Comunicação vai abordar a importância de ter uma política de comunicação estruturada e definida, além dos resultados concretos que podem ser alcançados com a aprovação e a atuação conforme um plano de comunicação. A apresentação vai destacar que comunicação implica decisão política e se configura como meio para alcance de um objetivo e não o fim em si mesma.

A Comunicação no Período Eleitoral, tem como meta orientar os assessores sobre as restrições estabelecidas aos agentes públicos em anos eleitorais, com destaque para as condutas vedadas estabelecidas pela legislação.  Como os assessores de imprensa das prefeituras trabalham em uma área sensível, que lida diretamente com a divulgação institucional, serão orientados como devem proceder nesse período eleitoral.

A Importância da Assessoria para a Gestão Pública e  o Gerenciamento de Crise, terão alguns dos pilares fundamentais para a boa aplicação da comunicação. A exposição vai esclarecer que o trabalho do assessor não é blindar uma gestão, mas ter elementos estratégicos para que a gestão esteja próxima da população de uma maneira construtiva. A apresentação também trará elementos e cases, mostrará como a assessoria de comunicação é essencial no processo de gerenciamento de crises, muitas vezes inevitável, seja por questões administrativas, seja por cunho político partidário, entre outros.

As Redes Sociais no  Serviço Público, são as ferramentas digitais mais utilizadas no momento pelos assessores de imprensa. As informações sobre o uso das redes sociais por órgãos públicos, serão apresentadas.  A adesão às ferramentas on-line abre um novo espaço de participação social, em que as pessoas podem denunciar, reclamar, sugerir ou elogiar as diferentes iniciativas e ações. A apresentação mostrará aos assessores, reflexões relacionadas à linguagem ideal a ser adotada pelas prefeituras, engajamento, estrutura necessária, entre outras abordagens. 

Leia Também:  Comunicado orienta municípios sobre prazos para início de obras e recebimento de recursos no período eleitoral

A palestra A importância do Rádio e da Televisão-mídia training vai orientar os profissionais das prefeituras sobre como oferecer as pautas diárias para as redações que podem se transformar em notícias relevantes no rádio e na televisão. O conteúdo vai fornecer subsídios necessários para que o profissional veja a possibilidade de transformar a informação em comunicação e as razões para que o assessor ou político esteja sempre de portas abertas para a imprensa, ainda que seja para dizer não.

A expectativa dos organizadores do evento, é para que os participantes voltem para os municípios convictos de que o setor de comunicação das prefeituras deve ser valorizado, que os gestores reconheçam a real importância do setor dentro da estrutura organizacional de cada prefeitura.

O diretor da  Academy Brasil, Marcos Paulo, ressalta a importância da capacitação para o aprimoramento e valorização dos profissionais da imprensa. “O evento será extensivo a todos que trabalham na área de comunicação das prefeituras, gerenciando a divulgação das ações municipais por meio dos sites, redes sociais, e outros meios institucionais”, assinalou.

PROGRAMAÇÃO

Fonte: AMM

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop encaminha projeto do Regulariza Sinop 2026 para ampliar regularização de débitos fiscais

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do programa de Transação para Regularização de Débitos Fiscais — Regulariza Sinop 2026. A proposta está em tramitação nas comissões permanentes do Legislativo Municipal e tem como objetivo oferecer aos contribuintes condições facilitadas para regularização de débitos tributários junto ao município, com descontos em juros e multas.

O programa contempla débitos relacionados a tributos como IPTU, ISSQN, taxas municipais, Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), contribuições de melhoria e autos de infração, abrangendo créditos tributários constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive em discussão administrativa ou judicial, conforme critérios estabelecidos no projeto.

A proposta foi estruturada em três fases, com benefícios decrescentes, visando incentivar a adesão antecipada e estimular a regularização no menor prazo possível. Na primeira fase, que vai da publicação da lei até 31 de agosto de 2026, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá redução de 100% dos juros e das multas moratórias. Já na segunda fase, de 1º de setembro a 31 de outubro de 2026, o desconto será de 80%. Na terceira e última fase, de 1º de novembro até 1º de dezembro de 2026, o benefício será de 60%.

Leia Também:  Exportações recordes do agronegócio somam US$ 14,53 bilhões em março deste ano

A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, reforçou que o programa foi pensado para criar uma oportunidade acessível de regularização fiscal aos contribuintes. “Encaminhamos à Câmara Municipal uma lei chamada Regulariza Sinop. Para quem possui débitos com o município, esta é uma oportunidade de regularizar seus débitos com descontos. Nosso objetivo é facilitar esse processo e oferecer condições para que o contribuinte possa ficar em dia com suas obrigações”, destacou.

Além do pagamento à vista, o projeto também prevê a possibilidade de parcelamento em qualquer uma das três fases, com condições específicas de entrada e descontos proporcionais conforme a quantidade de parcelas escolhidas. O parcelamento poderá ser feito em até 36 vezes.

Na primeira fase, por exemplo, o contribuinte poderá parcelar em até cinco vezes com entrada mínima de 30%, obtendo desconto de 90% em juros e multas. Para parcelamentos maiores, os descontos variam conforme o número de parcelas e a fase de adesão.

Ivete destaca que a adesão antecipada garante condições mais vantajosas. “É importante que o contribuinte não deixe para a última hora. Quanto antes aderir ao programa, maiores serão os benefícios concedidos. Essa é uma oportunidade importante para regularizar débitos com condições especiais”, afirmou.

Leia Também:  Pesquisa busca levantar o perfil dos conselheiros de alimentação escolar

Conforme o projeto, a adesão ao programa será realizada preferencialmente por meio eletrônico, pelo sistema digital disponibilizado pela Administração Tributária no portal oficial da Prefeitura de Sinop, com autenticação via certificado digital ou Gov.br. O atendimento presencial também será disponibilizado em situações específicas, especialmente para contribuintes sem acesso à internet ou pessoas com deficiência.

A Administração Municipal destaca que a iniciativa fortalece a arrecadação responsável, contribui para a regularização fiscal dos contribuintes e amplia a capacidade de investimento do município em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA