MATO GROSSO
“Jogos da seleção feminina em Cuiabá incentivam e impulsionam o esporte no Estado”, afirma torcedor na Arena Pantanal
MATO GROSSO
A Arena Pantanal, em Cuiabá, gerida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), recebeu neste sábado (11.4) o primeiro dia de FIFA Series de futebol feminino. A competição, realizada pela entidade máxima do futebol mundial, reúne na capital mato-grossense as seleções do Brasil, Coreia do Sul, Canadá e Zâmbia, que jogam entre si e, ao final dos confrontos, a equipe com o melhor desempenho será declarada campeã.
O professor Edmundo Nicolau, da aldeia indígena Vila Nova Barbecho, em Porto Espiridão, aproveitou a oportunidade para visitar a Arena Pantanal pela primeira vez e destaca que a competição na Capital mato-grossense incentiva não só a torcida pelo futebol feminino mas também motiva mais meninas a buscarem espaço no esporte.
“Até um certo tempo atrás as meninas que gostavam de futebol não tinham tanta referência de jogadoras profissionais, dificilmente viam pela TV, e hoje a gente vê que o futebol feminino está crescendo, está tendo visibilidade, e ter um jogo da seleção aqui em Cuiabá com certeza vai impulsionar também o futebol feminino no estado”, afirma.
Com um único ingresso o público pôde acompanhar a vitória por 4 a 0 da seleção do Canadá contra a Zâmbia, e a goleada de 5 a 1 no jogo entre o Brasil e a Coreia do Sul. No intervalo entre as partidas, atrações musicais animaram os torcedores no palco montado dentro do estádio.
“A gente acha que muitas coisas desse nível só acontecem no Rio de Janeiro e São Paulo. Então, eu acho muito importante esse torneio aqui em Cuiabá. Em geral, a gente vê o futebol como um esporte masculino, e muitas meninas não se sentem incluídas. Por isso, trazer não só um futebol internacional, mas a seleção feminina, é muito importante”, ressalta a estudante Fernanda Castro, de 15 anos.
“Trazer esse tipo de evento aqui para Mato Grosso fomenta realmente novos espectadores, visitantes de outras regiões para conhecer também a Arena Pantanal. Eu não sou daqui e fiquei sabendo do jogo, dessa iniciativa brilhante, e eu procurei trazer a família para também prestigiar a seleção feminina brasileira”, avalia o gerente comercial Farid Saad.
Fernanda, Farid e Edmundo, junto com os demais torcedores na Arena Pantanal, tiveram o privilégio de conhecer de perto uma seleção brasileira renovada, com estilo de jogo definido, e muita técnica, mostrando que vem se preparando com excelência para levantar seu primeiro título mundial.
A atuação no estádio mato-grossense ajuda a fortalecer a imagem positiva da equipe feminina do Brasil, que se consolidou nos últimos dez anos, culminando com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. De acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesse intervalo de tempo, a frequência com que os torcedores têm acompanhado o futebol feminino aumentou em 41%.
Os jogos do Fifa Series são competições amistosas que fazem parte da preparação para a Copa de 2027. Os próximos jogos ocorrem na terça-feira (14), quando a Amarelinha encara a Zâmbia, pela segunda rodada da competição, às 21h30 (horário local), com transmissão do SporTV. Antes, às 15h, Canadá e Coreia do Sul se enfrentam, também na Arena Pantanal, em duelo que estará disponível no FIFA+.
O último dia de competição ocorre no próximo sábado (18).
A venda de ingressos está sendo feita exclusivamente pelo aplicativo Facepass (link aqui). Cada ingresso único dá direito a assistir a dois jogos por dia.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Simulações reforçam preparo de equipes de resgate para atuar em acidentes de trânsito
Cenários que reproduzem acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens, hemorragias graves e situações de alto risco integram o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atividades do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento segue até sexta-feira (26.6).
Mais do que uma competição, as simulações funcionam como uma importante ferramenta de capacitação, permitindo que as equipes de bombeiros, socorristas e profissionais de emergência aperfeiçoem técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais. “Os exercícios reproduzem situações enfrentadas diariamente nas rodovias e áreas urbanas, exigindo rapidez, precisão e trabalho integrado entre os profissionais envolvidos no resgate”, destacou o major BM Rivaldo Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coordenador técnico do evento.
Participam dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal. Ao todo, 46 equipes disputam as provas, sendo 23 na modalidade de salvamento veicular e 23 na modalidade de trauma.
Durante as simulações, os participantes são submetidos a cenários complexos que exigem tomada de decisão rápida e aplicação de técnicas especializadas. A proposta é fortalecer a capacidade de resposta das equipes, contribuindo para atendimentos mais eficientes e seguros.
Avaliação técnicas das equipes
O árbitro avaliador das provas, tenente coronel BM Fábio Luiz Figueiras de Abreu Contreiras, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, explica que as equipes são avaliadas em três pilares: atendimento médico, liderança e técnica operacional. Ao todo, são analisados cerca de 150 critérios que simulam as exigências de uma ocorrência real.
“O primeiro critério é o atendimento médico, com avaliação da vítima, controle de hemorragias, mobilização de fraturas e manejo da coluna vertebral. O segundo é a liderança, observando como o comandante organiza a equipe e gerencia a cena. O terceiro é o técnico, que envolve o desencarceramento e a retirada segura da vítima do veículo”, detalhou.
Segundo ele, o treinamento é fundamental porque permite que os profissionais pratiquem decisões que precisam ser tomadas sob pressão, reduzindo falhas e aumentando a eficiência dos atendimentos quando uma emergência acontece de fato.
Nas provas, as equipes precisam cumprir todas as etapas do resgate dentro dos padrões internacionais de salvamento. O tempo é um dos fatores mais importantes. A chamada “hora de ouro” estabelece que a vítima deve receber atendimento especializado e chegar ao hospital o mais rápido possível para aumentar as chances de sobrevivência.
“Desde o acionamento da ocorrência até a entrada da vítima em um centro cirúrgico existe um tempo máximo recomendado de 60 minutos. Dentro desse período, a atuação das equipes de resgate no local do acidente deve ocorrer em até 25 minutos. Cada segundo conta”, ressaltou Contreiras.
Além da rapidez, os avaliadores observam a segurança dos procedimentos. A retirada da vítima precisa ser feita de forma cuidadosa para evitar o agravamento de lesões, especialmente na coluna cervical.
Socorro mais rápido e eficiente
A importância desse tipo de treinamento também é destacada pelos profissionais que atuam diariamente nas rodovias. Representando uma das concessionárias de rodovias em Mato Grosso, o diretor de operações Wilson Medeiros, ressaltou que os cenários simulados são um importante treinamento para o dia a dia.
“Esse tipo de salvamento exige muita precisão. Na rodovia, cada minuto faz diferença. As simulações permitem aperfeiçoar técnicas, testar equipamentos e reforçar a integração entre os profissionais envolvidos no atendimento. O objetivo é sempre aumentar as chances de sobrevivência das vítimas”, disse.
Para a major BM Raquel Rangel, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, os desafios práticos promovem uma troca de experiências que fortalece a capacidade de resposta das equipes. “É uma oportunidade única de integração e difusão de conhecimento. Os participantes aprendem novas técnicas, compartilham experiências e levam esse aprendizado para suas corporações, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado à população”, afirmou.
O desafio segue até a sexta-feira (26), quando as melhores equipes serão conhecidas e premiadas.
2° Conesv
Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o congresso reúne bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
A programação inclui as atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, além dos cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Mais informações sobre o evento: https://conesv.ligabom.com.br/
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLITÍCA NACIONAL7 dias atrásCâmara promove debate em BH sobre aumento do limite de faturamento do MEI
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
ESPORTES2 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo



