MATO GROSSO
Polícia Civil recupera dois semi-reboques furtados em Rondonópolis durante ação em Guiratinga
MATO GROSSO
A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, recuperou, nesse domingo (28.12), em Guiratinga, dois semi-reboques com registro de furto ocorrido em Rondonópolis.
As investigações tiveram início após a Delegacia de Guiratinga receber uma denúncia sobre uma carreta aparentemente abandonada na zona rural de Guiratinga, na região conhecida como Prata.
No local, os investigadores localizaram dois semi-reboques sem o cavalo mecânico acoplado e com ausência de algumas rodas. Durante a verificação, foi possível identificar que as placas afixadas não correspondiam aos chassis dos veículos, caracterizando indícios de adulteração de sinal identificador veicular.
Após o registro inicial, a equipe retornou à zona urbana e realizou a checagem das placas no sistema policial, confirmando que os veículos se tratavam de produtos de furto.
Ao retornarem à área rural, os policiais encontraram um veículo GM S10, de cor branca, e um homem de 22 anos nas proximidades de uma das carretas. Outros três suspeitos que estavam no local fugiram em direção à mata ao perceberem a presença policial e não foram localizados.
O suspeito detido informou que teria sido contratado por uma pessoa para montar pneus nos semi-reboques, recebendo R$ 500 pelo serviço, alegando não conhecer os demais envolvidos. Foi constatado ainda que uma das carretas já se encontrava acoplada a um cavalo mecânico.
Com a continuidade das investigações, a Polícia Civil confirmou que os dois semi-reboques são provenientes de furto ocorrido em Rondonópolis, registrado no dia 28 de dezembro de 2025, quando um caminhão carregado com ureia foi subtraído do pátio de um posto de combustíveis, local fechado e com sistema de segurança.
Os veículos foram encaminhados à Delegacia de Guiratinga, sendo os semireboques posteriormente restituídos à vítima. O homem de 22 anos foi preso em flagrante pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.
Um segundo suspeito já foi identificado, e as investigações prosseguem com o objetivo de localizar e prender os demais envolvidos no crime.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.
Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.
“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.
O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.
“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.
São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.
No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.
Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES7 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES7 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido por estupro de vulnerável em Goiás é preso pela Força Tática em São Félix do Araguaia



