CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLITÍCA NACIONAL

Comissão de Saúde debate reajuste da tabela do SUS para diálise

Publicado em

POLITÍCA NACIONAL

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (3), audiência pública sobre a urgência de reajuste da Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) nos procedimentos de diálise. O objetivo é discutir a garantia de assistência adequada aos pacientes renais crônicos e assegurar a sustentabilidade das clínicas que prestam o serviço ao SUS.

O debate foi solicitado pelo deputado Pedro Westphalen (PP-RS) e está marcado para as 17 horas, no plenário 7.

Segundo o parlamentar, o setor de diálise enfrenta crise financeira nos últimos anos, resultado da defasagem da tabela e do aumento contínuo dos custos operacionais. “Essa situação ameaça a continuidade dos atendimentos e compromete a qualidade dos serviços prestados aos pacientes”, afirma o deputado.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

Leia Também:  Projeto prevê mensuração de bem-estar da população para direcionar ações do Estado
Propaganda

POLITÍCA NACIONAL

Projeto garante ao paciente acesso a dados de remédios aplicados em hospitais

Publicados

em

O Projeto de Lei 74/26 assegura ao paciente e a seu representante legal o direito ao acesso integral, claro e atualizado às informações sobre todas as medicações administradas em serviços de saúde públicos e privados. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O texto determina que os dados deverão incluir o nome genérico e comercial do medicamento, o princípio ativo, a dosagem, a via de administração, os horários, o número do lote, a data de validade e a identificação do profissional responsável.

Segundo o autor da proposta, deputado Cleber Verde (MDB-MA), as medidas reforçam a segurança e a transparência nos hospitais. Na justificativa, ele cita episódios recentes envolvendo falhas na administração de medicamentos.

Outros pontos
A preparação da medicação deverá ocorrer na presença do paciente ou de seu representante legal, sempre que técnica e clinicamente possível. Quando isso não for possível, a razão deverá ser registrada no prontuário.

Nos casos de emergência, urgência, terapias intensivas ou situações de risco iminente à vida, a administração do medicamento deverá ocorrer, sempre que possível, na presença de, no mínimo, dois profissionais de enfermagem habilitados. O técnico de enfermagem deverá ser supervisionado pelo enfermeiro.

Leia Também:  Comissão aprova alteração que facilita certificação digital para empresas, órgãos públicos e incapazes

Os estabelecimentos de saúde deverão adotar protocolos internos e implementar mecanismos de controle, além de promover treinamentos. O descumprimento das regras poderá gerar sanções administrativas, civis, éticas e penais.

Próximos passos
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Da Reportagem/RM
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA