CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá esclarece sobre intoxicação por metanol e uso de antídoto

Publicado em

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece orientações sobre intoxicação por metanol, seus riscos e o tratamento adequado.

A intoxicação por metanol pode se manifestar com sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos e dor abdominal, além de cefaleia intensa, confusão mental, vertigem e borramento visual.

Casos em que o paciente apresenta persistência ou piora dos sintomas entre 6 e 72 horas após ingestão de bebida destilada são considerados suspeitos de intoxicação por metanol.

Ao chegar em unidades de saúde, esses pacientes recebem atendimento imediato, com reposição de sintomas e investigação laboratorial. Embora o exame mais confiável seja a dosagem de metanol no sangue, nem todos os locais dispõem dessa análise. Em Mato Grosso, a Politec realiza a dosagem para confirmação do diagnóstico.

O tratamento específico da intoxicação inclui o uso de antídotos que inibem a transformação do metanol em metabólitos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, responsáveis por complicações graves, incluindo lesão do nervo óptico e cegueira.

Os antídotos disponíveis são o etanol (álcool etílico a 100%) e o Femopzol, este último recentemente distribuído pelo Ministério da Saúde. Cuiabá recebeu 28 frascos do Femepizol, cada um com 1,5 ml, destinados a casos com suspeita muito forte de intoxicação, seguindo critérios clínicos rigorosos.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Lançamento oficial do ‘Carnaval 2023’ será na segunda-feira (6), às 15 horas

A Secretaria reforça que nem todo paciente com sintomas sugestivos terá intoxicação por metanol. Outras condições, como a cetoacidose diabética, podem apresentar quadro clínico semelhante, mas são descartadas após avaliação laboratorial detalhada.

Dicas de segurança para a população:

– Evite consumir bebidas alcoólicas de procedência duvidosa ou clandestina.

– Em caso de ingestão de bebida suspeita, procure imediatamente atendimento médico, mesmo que os sintomas sejam leves.

– Fique atento a sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, dor de cabeça intensa, confusão mental, vertigem ou alterações na visão.

– Não espere a piora dos sintomas: a rapidez no atendimento aumenta as chances de prevenção de complicações graves.

A secretária de Saúde, Danielle Carmona, pontua que os danos provocados pela intoxicação podem ser graves e deixar sequelas irreversíveis.

“É fundamental que a população evite bebidas de procedência duvidosa e procure atendimento médico imediatamente ao apresentar qualquer sintoma suspeito. O diagnóstico e o tratamento rápidos podem salvar vidas e prevenir complicações sérias.”

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá atua na recuperação de trecho de via destruída pelas chuvas

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá participa da entrega da nova sede da FEMAB neste sábado

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá participa, neste sábado (28), às 17h, da entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), localizada na Avenida Principal, nº 703, no bairro Barra do Pari.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do senador Wellington Fagundes e do presidente da entidade, Walter Arruda. A entidade é reconhecida como de utilidade pública municipal desde a década de 1990.

Fundada em 1980, a FEMAB reúne associações de moradores e entidades comunitárias de diferentes municípios de Mato Grosso. A instituição atua na articulação de demandas das comunidades junto ao poder público e no fortalecimento do movimento comunitário organizado.

A nova sede representa um espaço próprio para reuniões, capacitações e atendimento às lideranças comunitárias. A construção foi discutida e anunciada nos últimos anos como parte de um projeto de fortalecimento da estrutura da federação, que antes realizava parte das atividades em espaços cedidos por entidades parceiras.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância de fortalecer os espaços de representação comunitária para aproximar o poder público da população.

Leia Também:  Exposição "Hora da Ponta" pode ser conferida no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

“A FEMAB tem um papel importante na organização das lideranças comunitárias e no diálogo entre os bairros e o poder público. A entrega dessa sede representa mais estrutura para que esse trabalho continue fortalecendo a participação da população na construção das políticas públicas”, disse.

A cerimônia é aberta ao público e marca uma nova etapa para a atuação da federação, que passa a contar com sede própria para apoiar o desenvolvimento das associações de moradores e ampliar o atendimento às demandas das comunidades de Cuiabá e de outros municípios mato-grossenses.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA