CUIABÁ
Plantou, Colou: projeto que troca figurinhas da Copa por plantio de mudas chega ao Pedra 90 neste domingo
CUIABÁ
A campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, promovida pela Prefeitura de Cuiabá, realiza sua segunda edição no Bairro Pedra 90, reunindo crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores, neste domingo (28). A ação contará com a participação das crianças dos projetos Siminina e Siminino.
O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, também conhecida como Avenida V2. A partir do local, os participantes seguirão juntos para os pontos de plantio definidos pela prefeitura.
Como incentivo, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas que serão entregues aos participantes dos mutirões. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas da Copa como forma de incentivar a participação das crianças na atividade.
A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de Cuiabá para ampliar a cobertura vegetal da capital. Durante os encontros, o público também participa de brincadeiras e recebe itens como pipoca, picolé e vouchers para retirada de figurinhas.
A primeira edição da campanha foi realizada na manhã do último domingo (21), no Parque Tia Nair. Em menos de uma hora, cerca de 200 crianças participaram do plantio de 400 mudas de árvores no entorno do parque. A ação contou com a presença de 50 participantes do Programa Siminino, 60 alunos da EMEB Silva Freire e dezenas de famílias que aproveitaram a programação.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhou a primeira edição da iniciativa, conversou com as famílias presentes e participou da entrega dos vouchers.
A campanha faz parte das ações desenvolvidas durante o mês do meio ambiente e integra a meta da gestão municipal de plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.
A iniciativa conta com o apoio de diversas secretarias municipais, entre elas a Secretaria de Planejamento, com apoio do Horto Florestal Tote Garcia, que disponibiliza as mudas e orienta o plantio, além da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), responsável pela divulgação da campanha, e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).
A mobilização também recebe apoio do gabinete da primeira-dama e da Secretaria de Assistência Social, fortalecendo o engajamento comunitário e incentivando a participação das famílias na construção de uma cidade mais verde e sustentável.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.
Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.
Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.
Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.
Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.
Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.
A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
PICANTES3 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLÍCIA3 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
ESPORTES4 dias atrásMessi faz história, desencanta após pênalti perdido e garante Argentina nas oitavas da Copa



