CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Moretti busca apoio em Mesa Técnica do TCE para solução do transporte público de Várzea Grande  

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Conforme a prefeita, a ação visa prestar um serviço mais ágil, mais eficaz, mais confortável e mais seguro aos munícipes

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), foi ao Tribunal de Contas de Mato Grosso em busca de um acordo com a empresa concessionária de transporte público municipal, União Transportes. Ambas as partes ainda não chegaram a um denominador comum, sendo assim, será realizada uma nova reunião no dia 6 de outubro às 10h.

Conforme a prefeita, a ação visa prestar um serviço mais ágil, mais eficaz, mais confortável e mais seguro aos munícipes. “Estamos buscando melhorias para que o cidadão tenha um serviço de melhor qualidade, pois, infelizmente, a realidade atual é triste”, conta.

Além da prefeita, participaram da reunião o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas do Chapéu do Sol; o subsecretário da pasta, Gerson Scarton; o Procudador-Geral do Município, Maurício Magalhães Faria Neto; os vereadores Bruno Rios e Caio Cordeiro (ambos do PL); o empresário Rômulo Botelho e representantes da concessionária.

Conforme a empresa, atualmente, há 41 ônibus circulando em Várzea Grande, sendo que o Município pediu, durante a reunião, 58 ônibus, sendo seis para reserva, como também a identificação exclusiva da linha municipal.

Leia Também:  Várzea Grande - Saúde para Todos!

Além disso, a Prefeitura pediu para que a empresa renovasse a frota, passasse a idade média dos veículos para cinco anos, equipasse 80% da frota com ar-condicionado, 100% da frota monitorada por câmeras e GPS para fiscalização dos veículos e segurança dos usuários, 100% com internet wifi, entre outras melhorias.

“Estamos negociando um acordo também da dívida do Município com empresa no total de R$ 21 milhões, uma herança de gestões anteriores. Estamos pedindo que a empresa se adeque às necessidades do Município, se eles não cumprirem o acordo, poderemos terminar o contrato. As negociações estão muito positivas”, afirmou Moretti.

A prefeita também destaca que pretende realizar uma nova concessão. “Não é segredo para ninguém que desejamos realizar uma nova concessão no transporte público. Nossa missão é garantir que o várzea-grandense tenha o melhor serviço possível. Renovamos o atual contrato por mais dois anos, se não terminarmos o processo, modulagem e outros procedimentos da nova concessão, podemos prorrogar por mais dois”, completa Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Leia Também:  Manhã de cuidado, sorrisos e proteção: vacinação movimenta unidades de saúde em Várzea Grande

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.

No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.

Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.

Leia Também:  Serviços Públicos intensifica ações de manutenção em diversos pontos da cidade

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.

“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.

A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.

“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.

A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.

Leia Também:  Falece Marcos de Castro Quaresma, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande

Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.

A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA