Sinop
Romaria Fluvial supera expectativas e atrai milhares de pessoas para missa às margens do Rio Teles Pires
Sinop
Toda a cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, que navegou na embarcação principal, que carregava a imagem de Nossa Senhora Aparecida e abria caminho para os demais barcos.
“A nossa celebração, hoje, começou bem cedo, com o nascer do sol, na MT-220, no Rio Teles Pires, onde iniciamos a nossa romaria, que culminou com a chegada na Praia do Cortado e, festivamente, encerrou aqui, com a celebração da Santa Missa, num grande hino de louvor a Deus pelo dom da criação, pelo dom da obra que Deus criou e confiou ao homem para bem governar e administrar” declarou o bispo.
Dom Canísio disse que a celebração se deu em gratidão a Deus pela criação da natureza e pelo aniversário de Sinop, fazendo menção dos que traçaram uma história de sucesso a Sinop. “Lembramos também, todos os que já partiram, que fizeram sua história aqui, que semearam essa semente da unidade, do amor e da paz, desse município pujante, que essa semana comemora 51 anos. Que Deus continue abençoando”, finalizou.
O prefeito Roberto Dorner, participou da romaria e da missa campal e destacou a importância de unir uma multidão pela fé em uma missão tão importante. “Muito importante essa romaria porque ela traz a fé do povo, dos que tem realmente a fé católica. Isso é muito importante para nós e para Sinop também, que está comemorando seus 51 anos. Para nós é uma alegria trazer uma multidão de gente para beira do rio e fazer uma romaria e celebrando essa missa ao ar livre. Isso aqui é muito importante”, comentou ele.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que esse primeiro dia de festividade é voltado ao público católico. Ele lembrou que o dia começou com uma romaria e missa campal, e terminará com um show evangelístico católico, com padre Reginaldo Manzotti no Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte). Esse show é antecedido pela cerimônia oficial de abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos de Sinop, iniciando às 18h.
“Primeiro dia católico, começando hoje com a romaria que já foi sucesso. Todos os barcos seguiram tranquilamente. Uma linda missa com um grande público. Estamos iniciando as festividades com chave de ouro e convido a população a continuar participando. Hoje à noite tem um grande show com padre Reginaldo Manzotti, que é para que esse público católico continue participando”, avaliou.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, turismóloga Leidiane Viegas, comemorou o resultado do evento e lembrou que todo o sucesso se deve, principalmente, à união das forças de segurança que garantiu um transcorrer dentro das expectativas, para que o momento de devoção e fé da população fosse tranquilo e acolhedor.
“Iniciamos de uma forma muito especial as festividades de 51 anos de Sinop, com esse lindo momento no Rio Teles Pires, que é tão emblemático para nós. Falamos muito da pesca esportiva, do ecoturismo, da preservação e agora a gente traz o turismo religioso para Sinop. Superamos o número de embarcações do ano passado, com apoio incondicional da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Sema, Polícia Federal, e todos os órgãos de segurança, para que nós pudéssemos entregar um evento, não só bonito, mas também seguro para população”, avaliou ela.
Segurança
O comandante da Agência Fluvial de Sinop, representante da Marinha do Brasil, Renato Rosa, explica que todo o percurso da Romaria Fluvial, nas águas do Rio Teles Pires, transcorreu dentro da normalidade, sem nenhuma intercorrência e agradeceu a união das forças de segurança que atuaram na execução da navegação e na praia.
“Tudo ocorreu dentro do planejado. Uma ação de união da Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiro, Polícia Federal participando, os demais órgãos que participaram do planejamento e no momento da execução também. Tivemos aí cerca de 130 embarcações participando e chegamos a praia sem nenhuma intercorrência, sem nenhum acidente – o que é mais importante -, e estamos aqui, culminando com uma missa”, disse ele.
A Guarda Civil Municipal (GCM) deu todo o apoio no trânsito na estrada que desce para Praia do Cortado, com presença de viaturas ao longo da via. A entidade também apoiou a segurança pacífica da multidão, com presença efetiva dos agentes na praia.
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop
A Prefeitura de Sinop segue avançando com mais uma importante frente do maior pacote de pavimentação em execução no município. As obras de extensão e duplicação da Rua Alberto Baranjak, uma das 13 frentes contempladas pelo pacote de investimentos em infraestrutura urbana, entraram na fase final de preparação para receber a camada asfáltica.
Com extensão de 3,7 mil metros quadrados, a obra vai ampliar a ligação viária entre a Avenida dos Jacarandás e a Rua Colonizador Ênio Pipino, fortalecendo a mobilidade urbana e melhorando o fluxo de veículos em uma região estratégica da cidade.
Nesta etapa, os serviços de imprimação, processo de impermeabilização do solo que antecede a pavimentação asfáltica, já foram concluídos. Com isso, a obra avança para a próxima fase, que será a aplicação da camada asfáltica.
A duplicação da Rua Alberto Baranjak integra o pacote de obras lançado pela Prefeitura de Sinop, com investimento superior a R$ 38,2 milhões para a execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, totalizando mais de 15,2 quilômetros de vias urbanas.
O prefeito Roberto Dorner destaca que o avanço das obras representa mais um passo importante dentro do compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessas obras, que representam um grande investimento em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população. A Rua Alberto Baranjak é um trecho estratégico, e essa melhoria vai trazer mais fluidez ao trânsito, mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos”, destacou.
As obras seguem sob fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, garantindo que todas as etapas sejam executadas dentro dos padrões técnicos exigidos.
Além da Rua Alberto Baranjak, o pacote de investimentos contempla intervenções em outras regiões estratégicas de Sinop, incluindo Bom Jardim (parcial), Estrada Dalva (parcial), Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial), Comunidade Águas Claras, Maria Carolina I, Comunidade Adalgisa, Estrada Cláudia (parcial), Cidade Jardim III (parcial), Maria Carolina II, Rua dos Caxins, Estrada Áurea e Chácaras Planalto.
O pacote representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária já realizados no município e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano, a melhoria da mobilidade e a ampliação da qualidade de vida da população.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
ESPORTES5 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES4 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra
-
POLÍCIA4 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
POLITÍCA NACIONAL5 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão



