CUIABÁ
Vereadores conhecem estrutura do novo Centro de Saúde
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a secretária municipal de Saúde, Dra Lúcia Helena Barboza Sampaio, receberam um grupo de vereadores para uma visita técnica ao prédio da antiga UNIC, localizado na capital. O local será transformado no novo Centro de Saúde Municipal de Cuiabá, um complexo de atendimento que reunirá diversos serviços de saúde e toda a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.
A visita contou com a presença dos vereadores Fred Gahyva, Dilemário Alencar, Katiuscia Manteli, Maysa Leão, Michelly Alencar, Paula Calil, Samantha Iris e a vereadora Baixinha Giraldelli. Eles puderam conhecer de perto as instalações, tirar dúvidas e entender melhor os benefícios que o novo centro trará à população cuiabana.
Durante a visita, o prefeito destacou o grande potencial do espaço, que conta com mais de 200 salas amplas e diversas possibilidades de uso. “Como pode ser observado, aqui é um espaço muito amplo. Dá para fazer a Casa do Autista, o Centro de Reabilitação (CER), queremos trazer equipes que possam cuidar da saúde corporal e física, inclusive um Centro Especializado na Perda de Peso, com acompanhamento profissional e, se necessário, uso de medicações específicas”, explicou.
O novo complexo de saúde será o primeiro da cidade a oferecer atendimento integral para redução de peso, além de ampliar o número de especialidades disponíveis à população. “Hoje nós não temos na cidade um centro de tratamento para perda de peso. Aqui vai ter. Um acompanhamento completo, com profissionais capacitados, com foco na saúde e bem-estar da população”, ressaltou o prefeito.
O prédio também abrigará a sede da Secretaria Municipal de Saúde no terceiro andar, enquanto o quarto andar será destinado à Empresa Cuiabana de Saúde. Com essa mudança, será possível liberar espaços importantes no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), como uma área que será convertida em semi-UTI para ampliar o número de leitos disponíveis.
O prefeito ainda destacou a valorização dos profissionais de saúde municipais, especialmente aqueles que foram subutilizados nos últimos anos. “Temos profissionais de altíssimo nível, muitos atuando na rede privada, mas que são servidores do município e estavam sendo escondidos no sistema. Vamos trazê-los de volta para atender a população com a qualidade que ela merece”.
A proposta do novo centro também inclui a criação de espaços voltados para a saúde da Mulher, do Idoso e da Criança, promovendo um atendimento integral e acolhedor. A Casa do Autista será um dos pontos centrais do projeto, demonstrando o compromisso da gestão com a inclusão e cuidado especializado.
Sobre os custos com o novo prédio, o prefeito afirmou que o aluguel só começa após a reforma. “Nós não vamos gastar um centavo até estar 100% pronto. O aluguel só inicia quando a reforma estiver concluída. Se a reforma não estiver pronta, não temos gasto. O proprietário é quem está investindo agora para adaptar o prédio. Se fôssemos construir do zero, gastaríamos cerca de R$ 50 milhões”.
Ainda segundo o prefeito, o contrato inclui manutenção predial, segurança da infraestrutura, seguro do imóvel e cuidado contínuo com o espaço. “Não estamos apenas alugando um prédio. Estamos garantindo uma estrutura pronta, segura e adequada para atender milhares de cuiabanos.”
A vereadora Baixinha Giraldelli também comentou positivamente a visita. “Eu achei que essa visita foi muito boa. O espaço realmente precisa de algumas reformas, mas é ótimo. Principalmente por ter 450 vagas de estacionamento, algo que falta muito quando se vai à Secretaria de Saúde. Vai ser maravilhoso se tudo for bem-feito e rápido, para que toda a estrutura possa ser trazida para cá”.
A expectativa é de que, com a conclusão das obras, Cuiabá passe a contar com um dos maiores e mais completos complexos de saúde pública do estado, unificando atendimento, especialidades e administração em um só lugar, com foco na eficiência e no acolhimento ao cidadão.
Durante a visita, a secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, expressou sua satisfação com o avanço do projeto e a oportunidade de apresentá-lo aos parlamentares.
“É com grande alegria que recebemos os vereadores para conhecer de perto esse espaço que será transformado em um marco para a saúde pública de Cuiabá. Essa visita técnica reforça a transparência da nossa gestão e o compromisso com um projeto que vai impactar diretamente milhares de vidas. Estamos muito orgulhosos de poder centralizar e qualificar o atendimento em saúde neste novo complexo, que já nasce com uma estrutura robusta e moderna,” destacou a secretária.
Ela também ressaltou as unidades que serão instaladas no local nesta primeira fase, reafirmando a amplitude do atendimento que será oferecido:
• Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde
• Casa do Autista
• Centro de Reabilitação do Idoso
• Centro de Referência em Hanseníase
• Ambulatório de Especialidades Médicas
• CAPS AD – Adolescer (Centro de Atenção Psicossocial para adolescentes com uso de álcool e outras drogas)
• Centro Especializado de Reabilitação II
• Serviço de Assistência Especializada (SAE)
• Gerência de Vigilância de Nascimentos e Óbitos (GEVINÓ)
• Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST)
• CDMIC – Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá
• Central de Regulação Municipal
• Sede da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP)
“Esse novo centro é a prova de que é possível fazer mais e melhor com planejamento, responsabilidade e, acima de tudo, respeito à população cuiabana”, concluiu Dra. Lúcia Helena.
#PraCegoVer
A imagem ilustra o prefeito de Cuiabá acompanhado de alguns parlamentares durante uma visita de apresentação ao novo prédio que abrigará diversas unidades de saúde de Cuiabá. O prefeito está apontando para uma direção enquanto todos o observam. A imagem apresenta múltiplas cores e várias pessoas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES6 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLÍTICA5 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ESPORTES6 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
ESPORTES7 dias atrásPortugal decepciona na estreia e empata com República do Congo na Copa do Mundo
-
CUIABÁ7 dias atrásCuiabá conquista 2º lugar no Centro-Oeste em ranking nacional de cidades sustentáveis
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso especializado em golpes da Falsa Central Financeira
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável



