CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Unidades de Saúde realizam mais de 1,1 mil atendimentos em ações do programa Hiperdia

Publicado em

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizou no último sábado (12) mais uma etapa das ações do programa Hiperdia, voltado para o acompanhamento e cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Ao todo, foram realizados 1.117 atendimentos e aplicadas 196 doses de vacinas nas unidades participantes.

As atividades fazem parte de um cronograma especial dividido em duas etapas: a primeira ocorreu no dia 12 e a segunda está prevista para o dia 26 de abril, contemplando diferentes unidades em cada data. A proposta é ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e acompanhamento dessas doenças crônicas, que afetam milhares de cuiabanos.

O programa Hiperdia é parte integrante da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem como principais objetivos controlar a hipertensão e o diabetes, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. As ações envolvem consultas médicas, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia, além do fornecimento de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde.

Durante as atividades, também são realizadas práticas educativas, grupos de discussão e estímulo à atividade física e à mudança de hábitos de vida.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro lamenta falecimento da professora Geórgia Emmanuela

A secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, destacou a importância dessas ações na promoção da saúde e prevenção de doenças. “O Hiperdia é um exemplo do cuidado contínuo que oferecemos nas nossas unidades. Nosso objetivo é garantir que os pacientes com hipertensão e diabetes tenham o suporte necessário para manterem sua saúde em dia e, principalmente, evitarem complicações futuras. Essa proximidade com a comunidade é essencial para o fortalecimento da Atenção Primária”, afirmou.

Podem participar do programa pessoas já diagnosticadas com hipertensão ou diabetes, bem como indivíduos com fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo ou maus hábitos alimentares.

A SMS reforça que a prevenção ainda é o melhor caminho. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, redução do consumo de sal, moderação no uso de álcool e abandono do cigarro são medidas fundamentais para evitar o surgimento dessas doenças crônicas.

A próxima etapa das ações do Hiperdia está marcada para o dia 26 de abril, com mais unidades participando e ampliando o alcance da estratégia.

Leia Também:  Mutirão do Março Lilás mobiliza mais de 10 mil atendimentos para saúde da mulher em Cuiabá

#PraCegoVer

A imagem mostra um idoso durante um atendimento médico. A enfermeira veste um jaleco de tom avermelhado, e o idoso usa uma camiseta de tom claro. A enfermeira está aplicando uma vacina no paciente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura apresenta hoje projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas que atuam no exterior

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá convida a população para a apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, que será realizada nesta quinta-feira (25), às 18h, no Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho. A iniciativa amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital e contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas vão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar da apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro lamenta falecimento da professora Geórgia Emmanuela

Além da prática esportiva, o programa contará com acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a integração entre educação e esporte. A proposta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 25 de junho de 2026
Horário: 18h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA