CUIABÁ
FONAC: 83ª edição debate os desafios da gestão patrimonial na administração pública e almoxarifado virtual pode servir como solução
CUIABÁ
Reunidos em Cuiabá, onde participam da 83ª edição do FONAC – Fórum Nacional de Secretários Municipais de Administração, gestores da área têm a oportunidade de conhecer experiências que têm feito a diferença na gestão pública. O evento aborda temas atuais e inovadores com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos ao cidadão. Entre os destaques está a possibilidade de implementação do almoxarifado virtual, uma solução capaz de reduzir os desafios relacionados ao controle de materiais adquiridos. O tema foi abordado por Luciano Ribeiro, professor da ESAFI, durante a palestra “Os desafios da gestão patrimonial na administração pública”, realizada na manhã desta sexta-feira (13), no Hotel Deville, onde acontece a programação do FONAC.
Segundo Luciano, o controle dos bens adquiridos é, sem dúvida, um grande desafio, e a contabilidade é uma importante aliada nesse processo. “É fundamental atuar com base na contabilidade, no registro físico e no registro contábil. O grande problema do descontrole está relacionado aos bens materiais, tanto no dia a dia quanto nas transições de gestão. Controlar esses materiais é essencial”, destacou.
A gestão patrimonial refere-se ao controle tangível do que está registrado na contabilidade, ou seja, à administração eficiente dos gastos. A contabilidade realiza um registro detalhado de tudo o que é necessário para alimentar a administração pública no que diz respeito aos bens patrimoniais, permitindo ao gestor realizar um controle mais eficaz. O principal desafio está no recebimento, na movimentação e no desfazimento desses materiais. Ao trabalhar eficientemente esses três aspectos, a gestão patrimonial se torna mais eficaz.
O almoxarifado virtual surge como uma alternativa moderna para enfrentar esses desafios. Esse sistema possibilita que todo o processo de aquisição, controle e entrega de materiais seja realizado de forma digital. Além disso, as solicitações precisam ser aprovadas por gestores, que podem ajustar quantidades ou solicitar justificativas antes de validar as compras.
Entre os benefícios citados estão:
- Redução de custos com armazenamento físico, uma vez que os itens são entregues diretamente aos solicitantes;
- Maior controle nas aquisições, com a possibilidade de contratos licitatórios de longo prazo, reduzindo a necessidade de processos de compra frequentes;
- Agilidade e transparência, com a contabilização automática das entregas no final de cada mês.
No sistema, a entrega é feita diretamente ao solicitante, que realiza a conferência e finaliza a aquisição para a contabilização e pagamento no fechamento do mês.
Na capital paulista, por exemplo, a secretária de Gestão da cidade, Marcela Arruda, relatou que existe uma loja virtual que gerencia materiais de uso comum entre secretarias, cumprindo função semelhante ao almoxarifado virtual.
A secretária municipal de Gestão de Cuiabá, Ellaine Mendes, esclareceu dúvidas sobre o processo de contratação para o almoxarifado virtual, que pode ser realizado por meio de licitação ou pregão e é destinado ao fornecimento de materiais de uso comum entre todas as secretarias.
Para o secretário Naldo Alves, esses e outros temas abordados no FONAC são de grande importância. “Os temas tratados aqui são extremamente relevantes. Ontem (12), no primeiro dia do evento, já tivemos debates de altíssimo nível, e hoje não será diferente. O principal diferencial do FONAC é a troca de experiências e informações atualizadas entre os secretários. Aqui podemos tirar dúvidas, dar opiniões, apresentar os projetos que estamos desenvolvendo e debater os principais temas da atualidade. Participar deste fórum é um privilégio e uma oportunidade de levar inovação para a gestão municipal”, pontuou Naldo Alves, secretário de Administração de João Pessoa (PB).
As propostas apresentadas no evento são acessíveis a todos os secretários, permitindo que sejam implementadas nas capitais e contribuam para o aprimoramento da gestão pública e dos serviços oferecidos aos cidadãos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.
Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.
Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”
O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA7 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop7 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍTICA7 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia



