CUIABÁ
Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, estande da Prefeitura de Cuiabá é destaque da FIT Pantanal
CUIABÁ
Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, o estand da Prefeitura de Cuiabá foi destaque na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal.
Além da decoração irreverente e composta por elementos da cuiabania, entre oratórios, cristaleira, pilão, canoa e painel instagramável com imagens da igreja de São Benedito e Vila Cuiabana, estiveram entre os pontos que mais chamaram a atenção dos participantes para Cuiabá, nos quatro dias de evento (30/05 a 02/06), a participação das artesãs Julia Rodrigues e Oziane Rodrigues, que moldaram presencialmente peças de cerâmica e artefatos da fauna pantaneira, tais como araras, tucanos, tuiuiús, joão-de-barro, entre outros.
A Secretaria de Turismo também escolheu para abrilhantar o evento a Comadre Sebastiana, ícone da cultura local, e a cuiabana e Miss Plus Size Mato Grosso e Brasil, e ainda candidata a Miss Universo, Nathalia Viana.
Na culinária, além das opções típicas como Maria Izabel com farofa de banana, paçoca de pilão, chips de banana verde e guaraná ralado, Cuiabá trouxe o grande sucesso do Festival da Pamonha apresentado em rede nacional no Programa É de Casa, o Caldo de Quenga.
Conforme o secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, cada detalhe apresentado na FIT foi pensado para levar o melhor de Cuiabá para o mundo.
“A feira é internacional e nós pensamos em cada detalhe que pudesse proporcionar aos visitantes o verdadeiro significado do que é Cuiabá. Por isso, trouxemos artesãos para mostrar nossa arte ceramista, a Comadre Sebastiana que representou nossa cultura e regionalidade de forma única, Nathalia Viana que é uma cuiabana que irá nos representar internacionalmente nos próximos dias, e nossa culinária inconfundível que ganhou o Caldo de Quenga como novo integrante. Tudo isso foi para deixar o gostinho de quero mais e o sucesso de visitação demonstrou que fomos felizes com nossas escolhas. Só gratidão a todos”, enfatizou o secretário.
A Secretaria apresentou ainda vídeos sobre a evolução estrutural de Cuiabá e fez exposição de peças artesanais produzidas por alunos da Comunidade Coxipó do Ouro através do Projeto Turis Amando Cuiabá, desenvolvido pela pasta para fomentar o turismo local.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá libera servidores a partir das 12h para acompanhar jogo do Brasil
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou durante coletiva de imprensa, na noite desta quinta-feira (25), a liberação antecipada dos servidores públicos municipais na próxima segunda-feira (29), para que possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra o Japão, marcada para as 13h. Com exceção dos serviços considerados essenciais, os órgãos da administração pública poderão encerrar o expediente às 12h.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após diálogo com vereadores e análise do impacto da medida nos serviços públicos, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação. “Todo mundo estava pedindo para que a gente pudesse liberar os servidores. A minha preocupação era garantir que as consultas já agendadas não fossem prejudicadas”, explicou.
Conforme Abilio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que os atendimentos agendados para a tarde de segunda-feira poderão ser antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira, sem prejuízo aos pacientes. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, a Policlínica do Pedra 90, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.
Na Educação, as aulas do período da tarde da rede municipal também serão suspensas. O prefeito afirmou que a decisão levou em consideração o desejo da maioria das famílias e dos profissionais da educação de acompanharem a partida juntos. “Pedimos a compreensão dos pais. Entendemos que é um desejo da maioria que as crianças possam estar com suas famílias durante o jogo da Seleção Brasileira.”
O prefeito ressaltou que a liberação ocorrerá ao meio-dia para permitir que pais e responsáveis busquem seus filhos nas escolas e possam se organizar antes do início da partida. “Os serviços essenciais continuam funcionando normalmente. Mas, ao meio-dia, estaremos liberando os servidores para que possam acompanhar o jogo”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA7 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
PICANTES3 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’



