CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Encontro de Bombeira Militar aborda temas focados na prevenção à violência contra a mulher

Publicado em

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o 3º Encontro Estadual de Bombeira Militar, que abordou temas voltados para o fortalecimento das mulheres militares no contexto institucional e social. O evento teve início na segunda-feira (25.11) e se encerrou na terça-feira (26.11), em Cuiabá.

Além do encontro, o evento contou com o 1º Seminário de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que discutiu a importância do atendimento às mulheres vítimas de violência, tanto no âmbito civil quanto militar. Ambos as ações integraram o calendário oficial de eventos da corporação, que celebra 60 anos de história em 2024.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o evento representou um marco importante na história do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, pois reforçou o compromisso da instituição com a valorização das mulheres e a criação de um ambiente mais inclusivo. Bombeiras militares de todo o Estado participaram do evento.

“Acredito que há uma dívida não apenas das instituições militares, mas da sociedade como um todo com o público feminino, especialmente as mulheres vítimas de violência. Por muito tempo, a humanidade não se atentou para essa questão, mas estamos vivendo novos tempos, com um novo comando na corporação. São 60 anos de história e, com certeza, vamos avançar para um novo ciclo com os próximos comandantes e as novas gerações de mulheres”, destacou o coronel Glêdson.

A presidente do Comitê Nacional de Bombeiras Militares, coronel BM Vivian Rizziolli Côrrea, que foi a segunda mulher a alcançar o posto de coronel na corporação em Mato Grosso, enfatizou a importância do debate no âmbito militar, considerando o período de inclusão das mulheres na corporação, ocorrido há pouco mais de 20 anos, e as transformações que a instituição passou desde então.

Leia Também:  Sema-MT realiza manhã de atividades com crianças sobre a importância da água para a vida

A primeira turma de oficiais com mulheres entrou na corporação em 2001, enquanto a primeira turma de praças mulheres entrou em 2003. “Desde a chegada das primeiras mulheres à corporação, temos trabalhado para garantir que nossas militares tenham as condições necessárias para desenvolver suas carreiras com dignidade e respeito. Este evento também serviu como um espaço de reflexão sobre os avanços alcançados e sobre as perspectivas futuras, para que possamos continuar fortalecendo a presença feminina e o papel da mulher dentro da nossa corporação”, afirmou a coronel Vivian.

Durante o evento, foram realizadas palestras com a participação de especialistas, autoridades e bombeiros militares de vários estados, incluindo o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, além de Mato Grosso. Entre os temas abordados, destacaram-se: a maternidade e a carreira profissional das mulheres militares, a proteção das militares por meio da corregedoria da corporação e a atuação do profissional de segurança pública durante o primeiro atendimento à mulher vítima de violência.

Além disso, foram debatidas a importância da presença feminina nas forças de segurança, estratégias para o enfrentamento da violência e políticas públicas voltadas para as mulheres, com exemplos de boas práticas em Mato Grosso.

Legenda: Secretária da Setasc recebeu certificado por sua palestra

Leia Também:  "Equipe bem treinada pode atender ocorrências com mais eficiência", afirma comandante do Corpo de Bombeiros

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), coronel PM Grasielle Paes Silva Bugalho, ressaltou a importância do evento e a necessidade de combater a violência, seja ela doméstica ou institucional. Nesse contexto, destacou a relevância de políticas públicas não apenas em nível estadual, mas também dentro da corporação, para integrar as ações e discutir as políticas de forma transversal.

“Se tem algo que é democrático é a violência contra a mulher. Não importa o nível de conhecimento, a escolaridade ou a condição econômica, todas nós estamos sujeitas a algum tipo de violência. Que legado queremos deixar? Que sociedade estamos construindo? Quando uma instituição como o Corpo de Bombeiros discute esse tema, é de extrema importância, especialmente porque temos um governador que nos dá a oportunidade de enfrentar essa violência”, apontou.

Para fortalecer as políticas públicas, o Corpo de Bombeiros Militar instituirá o Procedimento Operacional Padrão (POP) e o Protocolo de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher, com o objetivo de garantir a proteção, o acolhimento e o suporte adequado às vítimas. Os documentos foram assinados pelo comandante-geral, coronel Glêdson, e pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, durante o evento. Os documentos ainda precisam ser homologados para posterior implementação.

O Procedimento Operacional Padrão orienta os bombeiros militares sobre o atendimento a mulheres vítimas de violência, buscando um serviço mais humanizado. Já o Protocolo de Prevenção e Combate à Violência contra a Mulher deverá ser observado em todos os processos disciplinares relacionados às bombeiras militares.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Sema-MT realiza manhã de atividades com crianças sobre a importância da água para a vida

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  PM leva serviços e recreação para 1,5 mil moradores da zona rural de Nossa Senhora do Livramento

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA