CUIABÁ
Secretaria da Mulher de Cuiabá e sua fundamental atuação
CUIABÁ
A manutenção da Secretaria Municipal da Mulher em Cuiabá comprova a relevância de medidas que abrangem educação, qualificação, saúde e uma rede estruturada de apoio. Essa rede envolve a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Judiciário, reafirmando o compromisso com um direito básico: permanecer viva. À primeira vista, isso pode parecer óbvio. No entanto, neste 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, ao confrontarmos a realidade de que Mato Grosso possui a maior taxa de feminicídios do país, essa premissa se torna ainda mais urgente. De janeiro a outubro de 2024, o número de feminicídios no estado aumentou 14%. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Em Cuiabá, as marcas do feminicídio continuam a assombrar a sociedade. Horaíde Bueno Stringhini, 84 anos; Juliana Alves Pereira dos Santos, 27 anos; Enil Marques Barbosa, 59 anos; Josiane Ferreira da Silva, 26 anos; e a travesti Gisa (Gerardo Ribeiro de Lima), 55 anos, são exemplos trágicos e inaceitáveis da brutalidade e da misoginia que ainda imperam. Esses casos não são apenas números ou histórias isoladas, mas um grito de alerta. É inegável que ainda há muito a ser feito para combater essa realidade e proteger vidas da crueldade que insiste em se perpetuar.
Na capital mato-grossense, a criação da Secretaria da Mulher, a primeira do Estado, reflete minha preocupação em transformar esse cenário. Acredito que não é possível agir de forma isolada; é necessário implementar estratégias que promovam a empregabilidade e a qualificação, alcançando mulheres que, mesmo enfrentando uma rotina de violência, continuam submetidas à crueldade. Minha defesa pela implantação e permanência de uma estrutura dedicada a agregar ações e medidas, além de auxiliar na criação e implementação de políticas públicas, é uma resposta direta à necessidade de uma atuação estruturada e permanente no enfrentamento à violência de gênero.
Cuiabá, entre outros bons exemplos, é hoje uma referência nacional nesse trabalho, com a implementação do programa que garante o pagamento de um salário mínimo para cada criança ou adolescente que perde a mãe vítima de feminicídio. A estruturação e formatação desse projeto têm origem na Secretaria Municipal da Mulher. Outra iniciativa pioneira no país é o Espaço de Acolhimento, que oferece assistência às mulheres no HMC Dr. Leony Palma de Carvalho e na UPA Verdão.
Por meio dessa Secretaria, é possível dar voz às mulheres silenciadas e alcançar aquelas que ainda não reconhecem a violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial que sofrem. Entendo que esse tema deve ser uma prioridade nas agendas das três esferas de governo e sempre mantive o diálogo para promover estruturas na capital que auxiliem nessa construção. Um exemplo notável foi a articulação feita em 2021, menos de um ano após a criação da Secretaria da Mulher, quando Cuiabá obteve apoio do governo federal para a implantação do Centro de Referência, atualmente em construção na região do Alvorada.
Serei sempre intransigente na defesa da manutenção e do fortalecimento da Secretaria Municipal da Mulher em Cuiabá. Essa estrutura é um pilar essencial para a proteção, o acolhimento e o empoderamento das mulheres. Representa um compromisso contínuo com políticas públicas que rompem ciclos de violência e criam oportunidades de transformação real na vida das mulheres cuiabanas. Com iniciativas integradas e parcerias sólidas, é possível avançar. A luta é por todas nós.
Márcia Pinheiro
Primeira-dama de Cuiabá, empresária, pós-graduanda, integrante da Virada Feminina e vice-presidente da Associação Nacional de Primeiras-Damas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.
Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.
Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.
Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.
Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.
Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.
A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES3 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
POLÍCIA3 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
POLITÍCA NACIONAL4 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão



