CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Escolas da rede pública municipal de Cuiabá recebem selo por boas práticas na destinação correta dos resíduos

Publicado em

CUIABÁ

Duas unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá receberam o Prêmio Lixo Zero, na categoria educação, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Paulo Borges de Campos, localizada no Jardim Industriário I, na grande Coxipó, primeira colocada em Mato Grosso, e a EMEB Professora Guilhermina de Figueiredo, localizada no bairro Carumbé. Os selo e certificado foram entregues na semana passada pelo diretor da Teoria Verde e consultor Lixo Zero em Cuiabá, Jean Peliciari, com a presença da secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, equipe gestora, professores, profissionais da educação e estudantes.

Esta é a 7.ª Edição do Prêmio Lixo Zero, criado pelo Instituto Lixo Zero Brasil especificamente para o segmento escolar. Este ano, 27 escolas públicas de Mato Grosso participaram da iniciativa que visa obter o máximo de aproveitamento e a correta destinação dos resíduos recicláveis e orgânicos, além da redução ou o fim do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para incineração, explicou Jean Pelicari. E foi justamente nesse requisito que a EMEB Vereador Paulo Borges de Campos se destacou. A unidade educacional, conseguiu o engajamento de toda a comunidade escolar, obteve o selo azul, o maior da premiação pelas boas práticas e alcançou o maior índice, de 93% de resíduos deixados de serem encaminhados para aterro sanitário ou queima (somente 7% dos resíduos produzidos pela unidade são encaminhados para o aterro sanitário).

Leia Também:  Eventos apoiados pela Prefeitura de Cuiabá tem programação até 8 de abril

“O Lixo Zero conecta as pessoas e mostra que é possível fazer diferente. O instituto lançou essa certificação para as escolas, visando criar uma nova consciência ambiental pautada na sustentabilidade e, a certificação prova as boas práticas ambientais e encaminhamento dos resíduos corretamente. Nas escolas esse projeto envolve toda a comunidade. As escolas passam por treinamento, envolvendo os profissionais e os pais recebem orientação, reverberando para toda a comunidade”, explicou Jean Pelicari ressaltando que esse é um primeiro passo e a conquista das escolas que participaram mostra que a Educação está no caminho certo.

A diretora da EMEB Vereador Paulo de Campos Borges, Larissa Luzia Ferreira Bastos Viollanova salientou que a implantação do Projeto Lixo Zero traz uma nova dinâmica às unidades escolares, que contagia todos e se reflete nas famílias. A criança, naturalmente, acaba levando os novos conhecimentos e as novas práticas para dentro de casa e isso traz reflexos positivos sensibilizando para uma nova forma de viver, com muito mais cuidado com o descarte de resíduos. “É uma desconstrução de hábitos e precisa do envolvimento de todos. Tivemos muita informação e vivências na escola. As crianças e servidores se apropriaram dessas informações e passaram a entender a importância disso na vida deles e no ambiente escolar. É um desafio, mas a prática é gratificante”, disse Larissa Luzia.

Leia Também:  Lançamento do ‘Natal da Gente 2024’: Encanto e magia no Parque das Águas nesta quarta-feira (11), a partir das 19h

Ana Flávia de Almeida Cunha, estudante do 5º ano da unidade falou sobre as atividades desenvolvidas com o projeto, em especial a separação dos resíduos para a compostagem. “Foi muito bom, nossa escola ficou em primeiro lugar, e isso é muito importante”, salientou.

A diretora da EMEB Professora Guilhermina de Figueiredo Lindnalva da Silva Gomes contou que o projeto na unidade também envolveu todos os estudantes e servidores que receberam orientações sobre a coleta seletiva, desperdício do alimento, cuidados e uso racional da água, a troca das lixeiras por residuais de papel. “Dentro da escola observamos mudanças na limpeza, as salas estão mais organizadas; resíduos como as casquinha de lápis passaram a ser depositada em vasos de plantas e juntamente com os servidores realizamos a separação do lixos para compostagens”, disse Lindnalva.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar parabenizou estudantes e profissionais envolvidos. “É fundamental incluirmos a sustentabilidade na rotina das unidades educacionais. Fico feliz em saber que estamos plantando essa semente para garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um ambiente saudável”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Leia Também:  Dante de Oliveira: um símbolo democrata que inspira gerações

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA