CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, estande da Prefeitura de Cuiabá é destaque da FIT Pantanal

Publicado em

CUIABÁ

Com foco na valorização do turismo, cultura, regionalidade e culinária, o estand da Prefeitura de Cuiabá foi destaque na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal.

Além da decoração irreverente e composta por elementos da cuiabania, entre oratórios, cristaleira, pilão, canoa e painel instagramável com imagens da igreja de São Benedito e Vila Cuiabana, estiveram entre os pontos que mais chamaram a atenção dos participantes para Cuiabá, nos quatro dias de evento (30/05 a 02/06), a participação das artesãs Julia Rodrigues e Oziane Rodrigues, que moldaram presencialmente peças de cerâmica e artefatos da fauna pantaneira, tais como araras, tucanos, tuiuiús, joão-de-barro, entre outros.

A Secretaria de Turismo também escolheu para abrilhantar o evento a Comadre Sebastiana, ícone da cultura local, e a cuiabana e Miss Plus Size Mato Grosso e Brasil, e ainda candidata a Miss Universo, Nathalia Viana.

Na culinária, além das opções típicas como Maria Izabel com farofa de banana, paçoca de pilão, chips de banana verde e guaraná ralado, Cuiabá trouxe o grande sucesso do Festival da Pamonha apresentado em rede nacional no Programa É de Casa, o Caldo de Quenga.

Leia Também:  Espetáculo do Piano Gente é realizado em 19 escolas de Cuiabá; confira a relação

Conforme o secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, cada detalhe apresentado na FIT foi pensado para levar o melhor de Cuiabá para o mundo.

“A feira é internacional e nós pensamos em cada detalhe que pudesse proporcionar aos visitantes o verdadeiro significado do que é Cuiabá. Por isso, trouxemos artesãos para mostrar nossa arte ceramista, a Comadre Sebastiana que representou nossa cultura e regionalidade de forma única, Nathalia Viana que é uma cuiabana que irá nos representar internacionalmente nos próximos dias, e nossa culinária inconfundível que ganhou o Caldo de Quenga como novo integrante. Tudo isso foi para deixar o gostinho de quero mais e o sucesso de visitação demonstrou que fomos felizes com nossas escolhas. Só gratidão a todos”, enfatizou o secretário.

A Secretaria apresentou ainda vídeos sobre a evolução estrutural de Cuiabá e fez exposição de peças artesanais produzidas por alunos da Comunidade Coxipó do Ouro através do Projeto Turis Amando Cuiabá, desenvolvido pela pasta para fomentar o turismo local.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Rikelme e Lucas Calegari inspiram jovens durante apresentação do Bom de Bola, Bom de Escola

Publicados

em

A apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola, com a presença de jogadores cuiabanos que hoje atuam no futebol internacional, transformou o Mini Estádio João Faustino Lima, no bairro Praeirinho, em um palco de inspiração para centenas de crianças e adolescentes, na quinta-feira (25).

Ao lado do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o meia Rikelme Hernandes, do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e o lateral-direito Lucas Calegari, do Eyüpspor, da primeira divisão da Turquia, deram dicas, jogaram futebol e incentivaram a garotada a se dedicar ao esporte e aos estudos, além de perseverar na busca pelos sonhos. Também participaram do evento os atletas João Maranini, Romarinho e Matías Hernández.

Rikelme destacou a importância do incentivo oferecido pela Prefeitura para aproximar crianças e adolescentes do esporte e da escola. “É uma iniciativa muito boa e muito importante da Prefeitura incentivar esses jovens. Eles nos têm como exemplo, e esse apoio faz toda a diferença. Essas crianças precisam estar envolvidas no esporte, mas também nos estudos. Quando somos jovens, muitas vezes não damos o devido valor à educação, mas depois percebemos o quanto ela é importante para a vida. Esporte e estudo têm que andar juntos”, afirmou.

O jogador também se emocionou ao reencontrar o local onde iniciou sua trajetória no futebol. “Fico muito feliz por participar deste evento, porque um dia também fui uma dessas crianças. Espero que, no futuro, muitos deles consigam seguir esse caminho, seja no Cuiabá ou em outros clubes. Vou ficar muito feliz quando vir um deles realizando esse sonho.”

Leia Também:  Prefeitura conclui distribuição de marmitas e cobertores para pessoas em situação de rua

Lucas Calegari ressaltou que iniciativas como o Bom de Bola, Bom de Escola oferecem oportunidades que vão além do esporte. “Joguei muito neste campo e sei da importância desse projeto. É uma iniciativa muito boa, que incentiva o esporte e também os estudos. Quando fui para a Europa, a maior dificuldade foi a língua. Foi aí que percebi ainda mais como a educação faz diferença. Aprender facilitou toda a minha adaptação.”

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini e os atletas também conheceram meninos que já se destacam no projeto e nas escolinhas de futebol. Entre eles estava o jovem Enzo Origuela, atleta do Cuiabá Sub-15, que participou da programação acompanhado do pai. Abilio também ouviu reivindicações da comunidade para melhorias no espaço esportivo. Entre os pedidos apresentados estavam a instalação de iluminação em LED, a implantação de grama natural e a ampliação do apoio à Escolinha de Futebol Juventude.

“Estamos em um lugar que revelou grandes jogadores, como Rikelme e Igor Jesus, mesmo sem uma grande infraestrutura. O que nunca faltou aqui foi dedicação e inspiração. Queremos transformar este espaço em um ambiente ainda melhor para revelar novos talentos e mudar a vida de muitas crianças”, afirmou Abilio, ao confirmar melhorias no espaço.

Leia Também:  Prefeitura capacita mais de 250 profissionais para implantação do novo programa

O prefeito também destacou que o programa está sendo ampliado por meio de parcerias com clubes e projetos sociais já consolidados na capital. “Estamos fazendo parceria com o Cuiabá Esporte Clube e também com o Mixto Esporte Clube. Antes disso, porém, já existiam projetos sociais, como o do professor Peu [Escolinha de Futebol Juventude], que há muitos anos desenvolvem esse trabalho com dedicação”, reconheceu.

O Bom de Bola, Bom de Escola integra a ampliação do programa municipal de incentivo ao esporte e atenderá gratuitamente 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. Os participantes terão acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Cuiabá Smart, além de atendimento presencial nos locais das atividades para orientar as famílias interessadas.

Além dos atletas, participaram da programação a primeira-dama e vereadora Samantha Iris; os vereadores Baixinha Giraldelli, Coronel Dias e Wilson Kero Kero; e os secretários municipais Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior (Trabalho), Marcelo Bussiki (Economia) e Ana Karla (Comunicação).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA