CUIABÁ
Secretaria da Mulher recebe denúncia de agressão e equipe plantonista comunica Delegacia da Mulher e encaminha vítima à Casa de Amparo
CUIABÁ
Uma mulher de 65 anos procurou o Espaço de Acolhimento da Secretaria da Mulher, na noite de sexta-feira (5) em busca de socorro. O local funciona 24h todos os dias com equipe de profissionais plantonista e acolheu a vítima ouvindo as declarações dos fatos e imediatamente acionou as autoridades competentes para auxiliarem na condução do caso. A Delegacia da Mulher assim que recebeu a comunicação buscou a vítima e realizou o encaminhamento para a casa de amparo.
“Ela está bem e acolhida e foi encaminhada para Casa de Amparo. A Delegacia da Mulher também fez a buscativa para encontrar a agressora”, frisou a assistente social Clariane Moraes, que atendeu a ocorrência juntamente com a advogada da Secretaria da Mulher, Ana Campos.
Muito machucada e com hematomas pelo corpo por conta das agressões sofridas pela companheira de 50 anos, a vítima Procurou o Espaço de Acolhimento das Secretaria Municipal porque queria ajuda para tirar a suspeita de casa para que pudesse voltar. Ou então, um abrigo para garantir sua segurança e integridade física.
“Quando a vítima pede atendimento na Secretaria da Mulher, realizamos o acolhimento com a escuta dos fatos para fazer os devidos encaminhamentos. No caso ocorrido na sexta-feira, 5, foi necessário entrar em contato com a patrulha Maria da Penha. Eles foram solícitos, compareceram até a secretaria e a vítima foi encaminhada a delegacia para os devidos trâmites. Os encaminhamentos dependem de cada caso e é sigiloso”, destacou Ana Campos.
O atendimento no Espaço de Acolhimento é porta aberta. Qualquer mulher que precisar de atendimento pode procurar o local. Também orienta mulheres que já foram agredidas a chamar pelo 190. Para caso em que a vítima sofre a agressão, mas não denuncia, a Secretaria da Mulher, por meio o Espaço da Mulher, atende com orientações e encaminhamentos e esclarecimentos jurídicos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.
O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.
De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.
“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.
“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.
O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.
“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ESPORTES5 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
ESPORTES6 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




