CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Secretaria da Mulher recebe denúncia de agressão e equipe plantonista comunica Delegacia da Mulher e encaminha vítima à Casa de Amparo

Publicado em

CUIABÁ

Uma mulher de 65 anos procurou o Espaço de Acolhimento da Secretaria da Mulher, na noite de sexta-feira (5) em busca de socorro. O local funciona 24h todos os dias  com equipe de profissionais plantonista  e acolheu a vítima ouvindo as declarações dos fatos e imediatamente acionou as autoridades competentes para auxiliarem na condução do caso. A Delegacia da Mulher assim que recebeu a comunicação buscou a vítima e realizou o encaminhamento para a casa de amparo.

“Ela está bem e acolhida e foi encaminhada para Casa de Amparo. A Delegacia da Mulher também fez a buscativa para encontrar a agressora”, frisou a assistente social Clariane Moraes, que atendeu a ocorrência juntamente com a advogada  da Secretaria da Mulher, Ana Campos. 

Muito machucada e com hematomas pelo corpo por conta das agressões sofridas pela companheira de 50 anos, a vítima Procurou o Espaço de Acolhimento das Secretaria Municipal porque queria ajuda para tirar a suspeita de casa para que pudesse voltar. Ou então, um abrigo para garantir sua segurança e integridade física.

“Quando a vítima pede atendimento na Secretaria da Mulher, realizamos o acolhimento com a escuta dos fatos para fazer os devidos encaminhamentos. No caso ocorrido na sexta-feira, 5, foi necessário entrar em contato com a patrulha Maria da Penha. Eles foram solícitos, compareceram até a secretaria e a vítima foi encaminhada a delegacia para os devidos trâmites. Os encaminhamentos dependem de cada caso e é sigiloso”, destacou Ana Campos.

Leia Também:  Prefeito sanciona lei de combate ao racismo em estádios e ginásios da capital

O atendimento no Espaço de Acolhimento é porta aberta. Qualquer mulher que precisar de atendimento pode procurar o local. Também orienta mulheres que já foram agredidas a chamar pelo 190. Para caso em que a vítima sofre a agressão, mas não denuncia, a Secretaria da Mulher, por meio o Espaço da Mulher, atende com orientações e encaminhamentos e esclarecimentos jurídicos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Programa "Mulheres pela Cidadania" é lançado pela Secretaria Municipal da Mulher e levará mais de 50 tipos de atendimentos para os bairros

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Cerca de 300 motociclistas recebem atendimento gratuito em evento da Semob

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA