MATO GROSSO
Atletas do Projeto Olimpus MT representam o Brasil no Pan-Americano de Cross Country
MATO GROSSO
Os atletas Jânio Marcos Varjão e João Pedro Alves, do município de Barra do Garças (512 km de Cuiabá), vão representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, na cidade de San Juan Opico, em El Salvador, no dia 24 de fevereiro. Ambos são beneficiados pelo Projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que viabiliza bolsas a atletas e treinadores para incentivar o alto rendimento e o desenvolvimento do esporte em Mato Grosso.
Disputando os 10 km na categoria adulto, Jânio destacou a importância de participar da competição.
“Estou vindo de uma preparação intensa e essa será a nossa primeira prova pensando em 2024, um ano cheio de competições no calendário. Estou bastante animado em representar o Brasil e meu Estado, Mato Grosso, e, é claro, focado na vaga para o mundial na Bélgica”, afirmou.
“Representar o Brasil no campeonato é uma grande responsabilidade e eu estou preparado para levar o meu país, meu Estado e minha cidade ao pódio. Quero agradecer ao meu treinador por me ajudar a chegar tão longe e ao Governo de Mato Grosso, que tem não só me incentivado, mas a todos os atletas que buscam levar o nome do Estado para o mundo”, destacou.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, os atletas estão preparados e possuem boas expectativas.
“Os dois têm potencial para vencer as provas e conquistar vaga no mundial. Acreditamos muito no trabalho do professor Sivirino e no desempenho dos meninos. Estamos trabalhando para que o OlimpusMT permita que cada vez mais atletas, como eles, realizem seus sonhos”, declarou o secretário.
“O auxílio da bolsa ajuda nas despesas de rotina, dando uma estabilidade maior aos atletas. Quero agradecer ao Governo do Estado, que através da Secel, tem esse olhar diferenciado para o nosso esporte”, ressaltou.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
Fonte: Governo MT – MT
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
POLÍCIA3 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
PICANTES4 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



