CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Secretária de Educação reúne diretores escolares no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana

Publicado em

CUIABÁ

As aulas nas unidades da rede pública municipal de educação de Cuiabá iniciarão no dia 5 de fevereiro, mas a largada para o ano letivo de 2024 foi dada na manhã desta quinta-feira (18). A Secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, reuniu os diretores das 170 unidades educacionais da capital no novo Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), espaço que abrigará, a partir de agora, as formações continuadas dos cerca de 9 mil profissionais da educação.

Na reunião de trabalho, o primeiro evento da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, Edilene Machado saudou os novos gestores e falou sobre as ações prioritárias para a Educação no último ano da gestão Emanuel Pinheiro.

O objetivo da reunião gerencial foi debater e tirar dúvidas sobre questões ligadas à gestão e administração das unidades educacionais, processos internos de gestão e legislação, prestação de contas, manutenção física, planejamento, projetos e metas.

A secretaria ressaltou a importância da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana para a formação continuada dos profissionais e o alinhamento das ações, destacando o trabalho das equipes gestoras para a inclusão, humanização e qualidade do ensino. “Este ano estaremos fortalecendo ações direcionadas ao pedagógico, à melhoria da estrutura física das unidades, especialmente as relacionadas ao Programa Climatizar é Humanizar, por meio do qual temos como meta finalizar o ano com 100% das salas de aulas climatizadas e a valorização dos profissionais, além de outras medidas que implicam na melhoria da qualidade de ensino e proficiência dos nossos estudantes”, disse ela.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá disponibilizará 4 mil vagas para estudantes novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses

Durante o evento, Edilene Machado destacou as ações da atual gestão do Município, voltadas à valorização dos profissionais da educação. “Na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, entre RGA e ganho real, incluindo os valores já implementados que serão pagos em março, os servidores da educação receberam 49% a mais nos seus salários. Sabemos a diferença que isso representa para os profissionais e esse reconhecimento é devolvido com trabalho, dedicação e comprometimento e que estão transformando a educação cuiabana”, disse a Secretária.

Programação:

No período da tarde, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), a reunião será com os Coordenadores Pedagógicos que atendem o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a abordagem de temas como a Prova Cuiabá; Gestão do Tempo Rotina e Progressão da Aprendizagem: estratégias para assegurar a aprendizagem dos estudantes e Gestão do Tempo no Fluxo da Orientação do Planejamento, a partir das 14h.

No Auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação, também das 14h com os Coordenadores Pedagógicos da Unidade Educacionais que atendem somente a 1ª Infância o tema será a Gestão Pedagógica na Rotina da Educação Infantil: práticas que potencializam as aprendizagens das crianças.

Leia Também:  Lei que garante ônibus gratuito em Cuiabá aos domingos é sancionada

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá participa da entrega da nova sede da FEMAB neste sábado

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá participa, neste sábado (28), às 17h, da entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB), localizada na Avenida Principal, nº 703, no bairro Barra do Pari.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do senador Wellington Fagundes e do presidente da entidade, Walter Arruda. A entidade é reconhecida como de utilidade pública municipal desde a década de 1990.

Fundada em 1980, a FEMAB reúne associações de moradores e entidades comunitárias de diferentes municípios de Mato Grosso. A instituição atua na articulação de demandas das comunidades junto ao poder público e no fortalecimento do movimento comunitário organizado.

A nova sede representa um espaço próprio para reuniões, capacitações e atendimento às lideranças comunitárias. A construção foi discutida e anunciada nos últimos anos como parte de um projeto de fortalecimento da estrutura da federação, que antes realizava parte das atividades em espaços cedidos por entidades parceiras.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância de fortalecer os espaços de representação comunitária para aproximar o poder público da população.

Leia Também:  45º JOGOS ESTUDANTIS CUIABANOS

“A FEMAB tem um papel importante na organização das lideranças comunitárias e no diálogo entre os bairros e o poder público. A entrega dessa sede representa mais estrutura para que esse trabalho continue fortalecendo a participação da população na construção das políticas públicas”, disse.

A cerimônia é aberta ao público e marca uma nova etapa para a atuação da federação, que passa a contar com sede própria para apoiar o desenvolvimento das associações de moradores e ampliar o atendimento às demandas das comunidades de Cuiabá e de outros municípios mato-grossenses.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA