CUIABÁ
Search
Close this search box.

Sinop

Assistência Social: Idosos dos CRAS aproveitam manhã de lazer com cinema itinerante

Publicado em

Sinop

A manhã desta quinta-feira (13) começou animada para os idosos atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, preparou uma programação diferente com cinema itinerante para eles, com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e descontração e reforçar a consciência de que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida. A ação ocorreu no plenário da Câmara Municipal e reuniu cerca de 250 idosos.

A assistente social e técnica do CRAS Boa Esperança, Alzeni Pereira de Oliveira, destacou o objetivo da atividade. “Essa é mais uma ação desenvolvida através dos serviços da Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social, para fortalecer os vínculos familiares e promover a autoestima das pessoas idosas. Além de cuidar do envelhecimento saudável deles, que é um tema que já estamos trabalhando dentro dessa proposta do serviço de convivência. O filme que trouxemos ‘Meu Pai’, relata a vivência e apresenta os possíveis desafios enfrentados pelo público idoso na nossa sociedade “, detalhou.

Leia Também:  Servidora efetiva da Assistência Social agradece a gestão que valoriza o trabalhador

Aos 68 anos, dona Maria Torres Damascena é uma participante ativa dos grupos de convivência no CRAS do Jardim Palmeiras, ela contou o que achou do passeio com cinema itinerante. “Estou muito feliz com esse momento, porque o que a gente não fez quando novo agora depois de idoso estamos fazendo, ver um filme sentada no ar condicionado é tudo de bom!”, destacou.

Dona Maria ainda relatou que tem vivido muitas experiências novas depois que começou a participar mais das atividades do CRAS. “No final do ano a gente fez a cantata de natal, foi a primeira vez que subi num palco para cantar, o CRAS promoveu isso para nós e nós fomos, foi muito bom. Além da gente aprender, fazemos novas amizades, eles são um pessoal que cuida muito bem da gente e cuidam do nosso bem estar”, completou.

Atendido na unidade do bairro Menino Jesus, o senhor Itor Pompeo dos Santos, ressaltou a importância de atividades como o cinema itinerante para o público idoso. Além disso, ele também contou o que tem feito e aprendido nas oficinas do CRAS. “Isso aqui para nós é uma grande coisa, na idade em que estamos hoje é importante, porque ficamos muito em casa, aqui é um divertimento para nossa vida. Lá no CRAS eu participo da aula de ginástica e estou estudando também, porque ainda sou analfabeto”, relatou.

Leia Também:  Gabi Martins exibe corpão em look decotado e apimenta rede social: “Perfeita demais!”

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizaram na noite deste sábado (20) a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte. O evento ocorreu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e marcou o retorno da competição ao município após dez anos. A última edição sediada em Sinop ocorreu em 2016.

Ao todo, 15 municípios participam da competição: Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Mais de 1,3 mil atletas disputam vagas para a fase estadual em quatro modalidades coletivas.

As disputas ocorrem em duas categorias. Os Jogos Escolares abrangem estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis reúnem atletas de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e vôlei.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do retorno da competição para o município. “Os Jogos Escolares e Estudantis acontecem todos os anos, desde a década de 1980, e a última vez que Sinop sediou essa competição foi em 2016. Agora, recebemos novamente esse grande evento graças à estrutura esportiva que o município possui. Hoje, Sinop é uma das principais forças do esporte em Mato Grosso e o Governo do Estado contemplou a cidade com essa etapa regional”, afirmou.

Gabriel Vasconcelos também ressaltou a dimensão da competição. “São mais de 1,2 mil atletas participantes e uma grande festa esportiva, que se estende até sexta-feira, quando ocorrerão as finais. É um evento importante para o fortalecimento do esporte e para a valorização dos nossos jovens atletas”, disse.

Leia Também:  Assistência Social realiza ação voltado ao público migrante a partir desta sexta-feira (23)

O diretor de Esportes da Prefeitura de Sinop, Rudy Roger, citou sobre o trabalho da administração municipal para receber as delegações. “Ao todo, são 15 municípios participantes e mais de 1,3 mil atletas. Isso mostra a força de Sinop. A capital do Nortão voltou a ser referência no esporte graças aos investimentos do prefeito Roberto Dorner, do secretário Gabriel Vasconcelos e do trabalho de toda a equipe. Para nós, é um orgulho receber todos esses atletas e seus familiares em uma cidade que é polo do Norte de Mato Grosso”, destacou.

O superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, ressaltou a parceria entre estado e município para a etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis. “Foram dez anos sem um evento desse porte em Sinop. É uma grande felicidade retomar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje, Sinop possui uma das melhores estruturas esportivas de Mato Grosso e passou muito tempo sem sediar essa competição. Estamos retomando esse trabalho com uma grande abertura e tenho certeza de que todos os municípios que vieram para cá ficaram satisfeitos com a recepção”, afirmou.

Atletas participantes

Representante de Sinop no vôlei, Sophia Bones destacou a emoção de competir em casa. “Eu jogo pelo município de Sinop e é um prazer, além de sediar esse campeonato, também participar dele. Todo atleta sonha em disputar essa competição e conquistar uma vaga para a fase estadual para poder jogar nos Jogos da Juventude. Nós nos preparamos há muito tempo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e as expectativas são altas. Esperamos buscar o título”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito garante junto ao Governo de MT câmeras que reforçarão segurança nos parques de Sinop

A atleta Ana Carolina Tetila, de Boa Esperança do Norte, ressaltou a preparação da equipe de futsal. “Tenho 16 anos e jogo futsal. Foi uma semana de muitos treinos e estamos esperando uma grande competição”, disse.

Representante de Feliz Natal no futsal, Jorge Pereira também destacou a preparação do grupo para participar da competição. “Tenho 16 anos, jogo como pivô e fixo. Nós nos preparamos bastante. Recebemos a confirmação da participação e conseguimos nos organizar. Trabalhamos muito para estar aqui. A expectativa está alta e queremos fazer uma boa competição”, afirmou.

Já a atleta Luana Victória, de Lucas do Rio Verde, falou sobre a preparação da equipe de handebol. “Tenho 14 anos e represento a associação de handebol de Lucas do Rio Verde. Nossa preparação teve muito trabalho físico, corrida, exercícios de subida e aquecimento. A nossa expectativa está muito alta por causa das equipes que nós conhecemos”, comentou.

As partidas começam neste domingo (21), a partir das 8h. Os jogos de basquete ocorrem no Ginásio Primaveras. As disputas de vôlei acontecem nos ginásios Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. Os jogos de handebol ocorrem no Ginásio Francisco Hidalgo Gimenez. Já as partidas de futsal ocorrem no Ginásio Jaime Rovelli e no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. A etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses segue até o dia 26 de junho.

A tabela completa dos jogos, com horários, locais e confrontos, está disponível AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA