CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Escola Nico Baracat vai ampliar atendimento para 1.200 estudantes em Várzea Grande

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Como parte das festividades em homenagem aos 156 Anos de Fundação de Várzea Grande, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entregou o prédio da Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda, ‘Nico Baracat’. O espaço, teve investimentos de mais de R$ 7 milhões do Estado e atenderá cerca de 1.200 estudantes de uma grande área que cobre diversos bairros e se encontra localizado no Nova Fronteira.

Mauro Mendes destacou que a obra segue o padrão de investimentos que estão sendo aplicados em Mato Grosso. “Estamos construindo 60 novas escolas por todo Mato Grosso e reconstruindo outras para deixá-las iguais a esta. Estamos investindo na área pedagógica, levando tecnologia para dentro das nossas escolas, e trazendo o que temos de melhor no Brasil para as nossas salas de aula”.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto ressaltou o compromisso do Governo do Estado de investir em qualidade e entregar mais uma unidade totalmente equipada e com espaços com acessibilidade e segurança para o ensino e aprendizagem. Na nova unidade os estudantes terão 16 salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, cozinha moderna e equipada, quadra poliesportiva, dependência administrativa, sala de apoio psicopedagógico, além de espaço para cursos profissionalizantes (Profissão 4.0).

“Hoje inauguramos mais uma escola no padrão de qualidade definido pelo Governo desde 2019, com salas climatizadas, Chromebooks, kits de robótica e os materiais do Sistema Estruturado de Ensino”, disse.

Leia Também:  Instituição bancária destina espaço para atendimento aos prefeitos de Mato Grosso

Para o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, a entrega da escola evidencia o compromisso do Governo do Estado em avançar na melhoria da educação em Mato Grosso. “Essa grandiosa obra é o resultado da determinação, do trabalho e dedicação da equipe do Governo do Estado e de nossa equipe de Várzea Grande para atender os estudantes. Estamos trabalhando buscando oferecer cada vez mais condições para uma Educação de qualidade”, reforçou Kalil Baracat, sinalizando que a busca de resultado é influenciada quando existe atuação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de Várzea Grande em busca do bem comum para todos.

Kalil Baracat lembrou que estava naquele evento não apenas como prefeito de Várzea Grande, mas como filho do homenageado, Nico Baracat, que teve sua importância no dia a dia da cidade ou do Estado de Mato Grosso.

“Me sinto lisonjeado por receber uma homenagem desta importância, até porque somos de uma família de educadores, meu pai era da Educação, assim como minha avó e quando você empresta seu nome a uma escola, você está permitindo que centenas de milhares de pessoas tenham oportunidade futura, pois o conhecimento é ilimitado e se os alunos compreenderem isto podem estar dando um passo definitivo pelo seu futuro profissional”, disse Kalil Baracat.

Leia Também:  Campina Grande é a primeira subseção a receber a Caravana das Prerrogativas 2023

O senador Jayme Campos, pontuou sobre a importância da construção no processo de aprendizagem. “É uma obra de qualidade e que vai contribuir para os nossos alunos e para a construção do futuro do país. É na escola que o aluno adquire a consciência de seus direitos e deveres, expressa suas opiniões e defende seus princípios como cidadão”, pontuou.

O ex-governador e atual deputado estadual, Júlio Campos, classificou a entrega da unidade como “uma enorme contribuição para a comunidade”, ao se referir ao número de estudantes que serão atendidos durante os períodos letivos. Júlio ainda reforçou a importância de tratar a educação como prioridade em Mato Grosso.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis informou que as instalações onde funcionava a antiga escola serão devolvidas à administração municipal, possibilitando a ampliação no atendimento aos alunos da rede municipal.

A inauguração da Escola Estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda ‘Nico Baracat’, contou também com a presença dos deputados federais Fábio Garcia, Abílio Brunini e Coronel Assis; deputados estaduais Gilberto Figueiredo e Paulo Araújo; secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Roveri (Segurança Pública), Jefferson Neves (Cultura, Esportes e Lazer); entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Instituição bancária destina espaço para atendimento aos prefeitos de Mato Grosso

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA