CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeito e primeira-dama recepcionam passagem da bandeira de Nossa Senhora da Guia no Paço Municipal

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, receberam hoje (25), a visita da bandeira de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade. A passagem pelo Paço Municipal Couto Magalhães é uma tradição católica da cidade e que integra a programação dos festejos em comemoração aos 156 anos da cidade.

O prefeito e primeira-dama fizeram questão de recepcionar a bandeira já na entrada do Paço, conduzindo a comitiva até ao gabinete, onde foi realizada uma reza cantada. Na sequência, foi servido um ‘chá com bolo´. O cortejo da passagem da bandeira visitou secretarias instaladas no Couto Magalhães, abençoando a cada devoto.

“É a segunda vez que recebo a visita da bandeira de Nossa Senhora da Guia como prefeito de Várzea Grande. Mais que uma tradição, esse ato simbólico da religião católica, é também um momento de emoção, fé e de gratidão. Estou honrado por ter este privilégio e feliz pelas bênçãos que estamos recebendo aqui, hoje”. Ainda conforme Kalil, a passagem da bandeira é um excelente princípio para renovação de ciclos e “efetivação de ações que trazem, de fato, o desenvolvimento de nossa cidade”.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega a nova EMEB Ana Luiza Prado Bastos totalmente reconstruída

A primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, disse que a cada celebração à Nossa Senhora da Guia se sente renovada e com sua fé ainda mais blindada. “Nossa Senhora da Guia consegue ser sinônimo de fé, tradição, devoção, cultura e, especialmente, respeito religioso. Por mais um ano, estou imensamente grata por poder receber, junto ao meu esposo, a visita da bandeira aqui no Paço Couto Magalhães”.

A passagem da bandeira foi realizada por um grupo de fiéis, liderados pelo rei e pela rainha da festa em 2023, o empresário Rafael dos Santos e a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Maria Erotides Kneip.

A rainha fez questão de ressaltar, mais uma vez, que Várzea Grande é uma cidade abençoada e que a fé e a devoção à padroeira se renovam a cada ano. “A devoção a Nossa Senhora da Guia tem crescido e essa fé faz também com que a cidade progrida, principalmente, na proteção dos direitos humanos, através das virtudes que Nossa Senhora tanto defende e ela própria viveu”, declarou a desembargadora.

A celebração a Nossa Senhora da Guia teve início no dia 3 de março, com a procissão, rito que marca a abertura oficial da Festa de Nossa Senhora Guia e dos 156 anos de fundação da cidade e da igreja que leva o nome da padroeira. A bandeira de Nossa Senhora da Guia estará percorrendo vários bairros levando bênçãos e proteção às famílias várzea-grandenses nos próximos dias.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande promove campanha de vacinação em cães e gatos neste sábado

No dia 14 de maio, dentro da programação de aniversário da cidade, será realizada a grande missa em Ação de Graças pelos 156 anos de Várzea Grande, celebração que tem como ponto alto, a coroação de Nossa Senhora da Guia.

Durante a passagem da bandeira pelas salas do gabinete, o prefeito fez questão de afirmar que tanto ele, como sua família, são devotos de Nossa Senhora da Guia, e que sempre fizeram parte da organização e programação festivas. “Já fomos festeiros de Nossa Senhora da Guia, e seguimos essa tradição que faz parte da história de Várzea Grande. Como prefeito, estou à disposição da Paróquia para ajudar no que for preciso, e vamos participar ativamente de todas as programações. Pedindo a nossa senhora que nos abençoe e abençoe toda a nossa gente”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Veja quais são os confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil 2023

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA