CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍCIA

Três adolescentes são apreendidos após explodirem bombinha em escola de Cuiabá

Publicado em

POLÍCIA

Três adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil, nesta terça-feira (11.04), em Cuiabá, após causarem danos à escola onde estudam, no bairro CPA 3.

Uma equipe do 3º Batalhão da Polícia Militar foi chamada hoje pela manhã para verificar uma situação de possível arma de fogo na Escola Estadual Leovegildo de Melo. No momento em que os policiais conversavam com a direção da escola, houve um barulho de explosão. Ao analisar as imagens do corredor onde ocorreram os fatos, pelas câmeras de segurança da escola, foi possível identificar os adolescentes que causaram a explosão.

Os três estudantes, de 15, 16 e 17 anos, foram conduzidos à Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) de Cuiabá, com acompanhamento da coordenação da escola. As famílias dos adolescentes foram comunicadas e chamadas à delegacia.

Os três foram autuados em flagrante pela delegada Judá Marcondes, por atos infracionais análogos aos delitos de associação criminosa, ameaça, dano ao patrimônio e por praticar ato capaz de produzir pânico ou tumulto.

Leia Também:  Quatro pessoas são presas e veículos apreendidos pela PM por poluição sonora

A Polícia Civil requisitou perícia na escola para analisar o dano e o tipo de material usado pelos adolescentes. Ao que tudo indica, inicialmente, se trata de uma bombinha de festa junina.

A Polícia Civil tem atuado de imediato para reprimir as condutas criminosas e pessoas podem ser presas ou apreendidas em qualquer momento. As ações investigativas são executadas com foco na repressão às divulgações de ameaças em redes sociais envolvendo unidades escolares de Mato Grosso, lembrando que a internet não é terra sem lei e quem age desta forma será identificado e devidamente responsabilizado.

“Todas as pessoas, sejam elas maiores ou menores de idade, que incidirem em atos semelhantes, serão devidamente autuadas e responsabilizadas”, enfatizou a delegada titular da DEA de Cuiabá.

Operação Escola Segura
A Polícia Civil de Mato Grosso se reuniu com integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) para discutir as ações da Operação Escola Segura, que envolve atuação integrada de diversos ministérios do Governo Federal, como Segurança Pública e Educação, em todo o País.

Leia Também:  Polícia Civil de MT e PE cumprem mandados em operação de combate ao tráfico interestadual

Um dos pontos de destaque da reunião foi a necessidade de ampliação do diálogo com as plataformas responsáveis pelas redes sociais em atuação no Brasil. De acordo com os delegados presentes, a cooperação é fundamental para prevenir e reagir aos casos de violência nas escolas, bem como para identificar pessoas que incentivem ataques.

Outro ponto debatido entre a Senasp e delegados dos estados que atuam na repressão a crimes informáticos foi a de que não haja a divulgação na imprensa em relação a autores, imagens, vídeos ou símbolos que os identifiquem. A medida previne o chamado “efeito contágio”, que pode desencadear outros ataques ou eventos semelhantes em um curto período e em uma área geográfica próxima.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores subtraídos de uma vítima de estelionato, moradora de Nova Xavantina, após a aplicação de um golpe ocorrido na última semana.

O caso teve início no dia 16 de junho, quando a vítima realizou uma transferência via PIX no valor de R$ 27 mil, após ser enganada por criminosos, que anunciaram a venda de um veículo nas redes sociais.

Durante a negociação, os golpistas utilizaram artifícios para convencer a vítima da suposta legitimidade da transação, inclusive se passando por uma pessoa de confiança da vítima.

Ao perceber que havia caído em um golpe, a vítima procurou imediatamente a Delegacia de Nova Xavantina para registrar um boletim de ocorrência.

Assim que acionados, os policiais civis iniciaram as investigações do caso e realizaram os procedimentos necessários para rastreamento dos valores e comunicação com as instituições financeiras envolvidas.

Graças à pronta atuação da equipe policial, foi possível efetuar o bloqueio e a recuperação de R$ 12.112,30, valor que será restituído à vítima.

Leia Também:  Fiscalização de Várzea Grande notifica oito empresas com sede em Cuiabá

“É importante que a população redobre os cuidados durante negociações realizadas pela internet, especialmente quando houver pedidos de transferência antecipada de valores. Em caso de suspeita de fraude ou golpe, é essencial procurar imediatamente a Delegacia de Polícia para que as medidas de bloqueio sejam adotadas o mais rápido possível”, orientou o delegado Flávio Leonardo Santana Silva.

A Polícia Civil segue atuando na investigação para identificação de todos os envolvidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA