CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Comemoração será realizada em todas as unidades sociais de Várzea Grande

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Assim como no ano passado, a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realizará as comemorações do Dia Internacional da Mulher em todos os Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – dos bairros Jardim Glória, São Mateus, Santa Maria e Cristo Rei, com programações e atividades voltadas ao público feminino.

O movimento ‘Mulheres em Evolução’, idealizado pela primeira-dama e promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, que está em sua segunda edição, nasceu da necessidade de conscientizar um número maior de mulheres sobre a violência doméstica e familiar, além de divulgar os órgãos de proteção.

“No ano passado, percorremos todos os CRAS e nos reunimos com as moradoras dos bairros atendidos, onde tivemos um bate-papo com relação aos tipos de violência que as mulheres são submetidas, e muitas das vezes elas mesmo nem têm noção que estão passando por agressões, uma vez que a violência ocorre, não somente de forma sexual, mas também física, psicológica, moral, patrimonial”, informou.

Leia Também:  Unidades básicas de saúde dos bairros Alvorada, Novo Colorado e Novo Terceiro realizam apenas testagem da covid; Ribeirão do Lipa e Santa Isabel suspendem vacinação

Kika Dorilêo disse ainda que é precioso que a população em geral tenha a noção dos dados alarmantes envolvendo a violência doméstica e familiar, além dos casos de feminicídios que ocorrem diariamente, em todo o país. “É importante que haja cada vez mais ações efetivas para esse combate, além de campanhas educativas e preventivas. Em Várzea Grande temos uma Rede de Proteção à mulheres e meninas bem atuante, e que realiza um trabalho bastante efetivo com relação a proteção desse público, mas o que queremos com esse movimento é ampliar justamente esse trabalho de orientação e prevenção, para que as mulheres não precisem recorrer a essa Rede de Proteção”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o ‘Mulheres em Evolução’, neste ano de 2023,  terá início no dia 9 de março, no Centro de Referência em Assistência Social, do bairro Cristo Rei.  “Serão quatro semanas, onde estaremos nos reunindo com as mulheres que participam de programas sociais ou moradoras da região. Todas estão convidadas a participarem desse movimento, que tem como maior inspiradora a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat”, anunciou.

Leia Também:  Edição especial da Feira da Família com VG Santo Peixe será nos dias 1º e 2 de abril  

A gestora disse que a proposta dessa ação é justamente oferecer um dia de comemoração para aquelas que participam dos projetos sociais desenvolvidos no Município, bem como um momento de descontração e entretenimento. Durante todo o mês estaremos desenvolvendo atividades para marcar uma das datas mais importantes do calendário, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher”.

Ana Cristina reafirmou o compromisso que essa gestão tem no combate a qualquer tipo de violência, seja ela praticada a mulher, criança e ao idoso. “Temos uma Rede de Proteção bastante ativa e uma primeira-dama preocupada e comprometida com a população várzea-grandense”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande e Cuiabá articulam mesa técnica no TCE para fortalecer atendimento à população vulnerável

Publicados

em

As Prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá se reuniram nesta segunda-feira (22) com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir pautas relacionadas à assistência social. Entre os temas debatidos estavam recursos financeiros, atendimento à população idosa, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, cerca de 78 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, totalizando aproximadamente 166 mil pessoas cadastradas. O número representa pouco mais de 50% da população do município. Deste total, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, mais de 80% dos custos da assistência social são custeados com recursos próprios do município.

“A instituição dessa mesa técnica é de extrema importância porque, hoje, em Várzea Grande, mais de 80% dos custos da assistência social são mantidos com recursos próprios. Precisamos dialogar em um tripé formado por município, Estado e Governo Federal, com o apoio do Tribunal de Contas, para encontrar soluções e planejar os serviços oferecidos à população”, destacou a prefeita.

Leia Também:  Última Feira da Agricultura Familiar do ano será nesta quinta-feira (07)

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo ela, a pasta dispõe de aproximadamente R$ 2 milhões mensais para atender a demanda do setor.

“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Nosso orçamento ainda é insuficiente para atender uma demanda tão expressiva em Várzea Grande”, afirmou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, responsável por propor a criação da mesa técnica, ressaltou a gravidade do cenário enfrentado pelas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo ele, Cuiabá e Várzea Grande somam cerca de 440 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Queremos realizar um estudo aprofundado sobre a população vulnerável, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças que necessitam de acolhimento. Em um segundo momento, construiremos propostas voltadas à implementação de políticas públicas mais eficientes e de qualidade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, informou que a Capital possui 119 mil famílias inscritas no CadÚnico. Para ela, a criação da mesa técnica permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas e mais eficazes no enfrentamento das desigualdades sociais.

Leia Também:  NOTA DE PESAR

“Vamos unir esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Tribunal de Contas para implantar medidas capazes de retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Apresentamos um diagnóstico da realidade e buscamos alternativas para desenvolver ações integradas e eficientes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA