CUIABÁ
Search
Close this search box.

CUIABÁ

Seminário da Secretaria da Mulher prevê criação de núcleo para a escuta e proposições de políticas às mulheres negras

Publicado em

CUIABÁ

Para celebrar e homenagear o dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e o dia Nacional de Tereza de Benguela, a Secretaria Municipal da Mulher, realizou na segunda-feira (25), o 1º “Seminário das Pretas” – Fortalecendo o protagonismo da mulher negra” e contou com diversos debates, gastronomia, desfiles, oficina de turbante dentre outros. Como resultado da ação, foi proposta a criação de um Núcleo de Mulheres Negras, um espaço para o debate e proposições de políticas versando o fomento às mulheres negras.

De acordo com a secretária da pasta da mulher, Cely Almeida, as discussões são importantes para que políticas públicas efetivas sejam desenvolvidas. Ela ainda destacou que os obstáculos enfrentados diariamente pelas mulheres negras no Brasil são um reflexo da construção de uma camada social moldada pelo racismo e a questão de gênero e que infelizmente os negros continuam sendo alvos de preconceitos, discriminações e, até mesmo, de violência.

“É uma data muito significativa para as mulheres negras e essas ações só acontecem porque temos uma gestão humanizada que olha e trabalha por todos”, afirmou. 

Leia Também:  HMC atende, sem contrapartida do Estado, 60% da população de MT; Prefeito mostra-se aberto a tratativas para estadualização

Segundo a vice-presidente do SINTEP-MT, Leliane Cristina Borges, Cuiabá dá um recado para todo país, colocando á frente da Secretaria Municipal da Mulher, a adjunta da pasta Elis Regina, mulher negra que luta pela causa.

“Valorizamos a dinâmica do prefeito Emanuel Pinheiro essa sensibilidade de respeitar e criar uma secretaria mesmo em um estado contrário as ações para as mulheres, contrário as políticas sociais. Que esta seja a primeira de diversas ações voltadas para o protagonismo da mulher negra”, pontua. 

Para a secretária-adjunta da mulher, Elis Regina Prates, o evento foi uma oportunidade de levar não apenas cuidados às mulheres, mas também de contar diversas histórias como a dos turbantes que levam o significado em cada tipo de amarração no continente africano, sobre Tereza de Benguela, além de dar visibilidade e fortalecer às diversas iniciativas de organização das mulheres negras e suas lutas no enfrentamento ao racismo. 

“Com a representatividade acompanhada de uma política de gestão pública adequada, uma política de promoção de igualdade racial, com esse recorte na centralidade do desenvolvimento social das mulheres negras, dá para pensar no papel propulsor que o Estado tem enquanto ator do desenvolvimento social da comunidade”, disse.

Leia Também:  Curso de Panificação da 2ª Edição do Qualifica Mulher ensina receitas econômicas e com preços acessíveis

Em sua fala final Elis ainda salientou que o assunto requeria muito mais tempo para discussão e empoderamento das mulheres negras, por isso foi proposta a criação do Núcleo de Mulheres Negras da Secretaria da Mulher. “Este seria um espaço permanente de escuta dos anseios e proposição de políticas públicas para as pretas”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Ação de Empregabilidade realiza 165 atendimentos e encaminha 71 candidatos para seleção em Cuiabá

Publicados

em

A Ação de Empregabilidade promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, realizou 165 atendimentos e encaminhou 71 candidatos para processos seletivos no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), na Praça Alencastro.

A iniciativa ocorreu das 8h às 12h, de quarta-feira (24) e reuniu oito empresas parceiras de diferentes segmentos da economia, oferecendo mais de 500 oportunidades de emprego para trabalhadores com variados perfis profissionais.

Durante a ação, os candidatos puderam realizar cadastro, apresentar documentação e participar de entrevistas e etapas iniciais de recrutamento diretamente com representantes das empresas participantes. Os encaminhamentos realizados permitirão que os trabalhadores avancem para as próximas fases dos processos seletivos conduzidos pelas empresas.

Participaram da ação o Hospital Santa Rosa, Ginco, Ellis Brasil Lavanderia, Rede Serve Mais, Restaurante e Pizzaria Dom Bocado, RD Saúde (Drogasil), Volvo Nors e Agro Amazônia Produtos Agropecuários, com vagas distribuídas entre áreas operacionais, técnicas e administrativas.

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Nivaldo Carvalho Júnior, as vagas que não foram preenchidas durante a ação permanecerão disponíveis por meio dos canais de intermediação de mão de obra da secretaria.

Leia Também:  Defesa Civil auxilia trabalho do Corpo de Bombeiros após incêndio destruir Shopping Popular de Cuiabá

“As vagas continuam sendo ofertadas pela secretaria até que sejam preenchidas. Caso as empresas informem que as posições já foram ocupadas ou decidam suspender a seleção, as ofertas poderão ser retiradas”, explicou.

O secretário destacou ainda que a pasta acompanhará os resultados dos encaminhamentos realizados durante o evento com base no retorno fornecido pelas empresas participantes.

Entre os participantes, também havia candidatos com mais de 50 anos, público contemplado pelas vagas ofertadas durante a ação.

“A secretaria recebe o feedback das empresas sobre o processo seletivo, o que permite acompanhar o andamento das seleções e os resultados dos encaminhamentos”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA