CUIABÁ
Search
Close this search box.

POLÍCIA

Aniversário de 105 anos do 1º Batalhão da PM é celebrado com homenagens a autoridades militares e civis

Publicado em

POLÍCIA

O Primeiro Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso celebrou seu aniversário de 105 anos de fundação em solenidade realizada na noite desta sexta-feira (03.06), em Cuiabá. No evento, foram prestadas homenagens a autoridades militares e civis por suas parcerias junto ao batalhão mais tradicional da PM e seus respectivos serviços prestados à sociedade.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Correa Mendes, que, em seu discurso, destacou a história do Batalhão Centenário “Daniel de Queiroz” e parabenizou os homenageados da noite.

“O 1º Batalhão de Polícia Militar é uma unidade histórica, localizada no bairro Porto, onde Cuiabá nasceu e onde estamos nesta linda noite, homenageando pessoas que contribuíram para este centenário e para a segurança pública de Mato Grosso”, afirmou.

“Por aqui se passaram homens que são heróis dentro da história da Polícia Militar, por dedicarem suas vidas em prol da segurança pública. Temos hoje que reconhecer o quão bom esses policiais honraram a nossa farda e toda a história desta unidade”, finalizou o comandante-geral, coronel Mendes.

Leia Também:  Detran-MT e Batalhão de Trânsito orientam foliões e motoristas na Praça da Mandioca em Cuiabá

Em seu discurso da ordem do dia, o comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira, rememorou a importância da unidade dentro da Polícia Militar, em mais de 100 anos, e salientou o efetivo do batalhão, que atende boa parte dos bairros de Cuiabá.

“São 105 anos de muita luta, grandes desafios, mas também de muitas conquistas. Hoje, o 1º Batalhão, além de constituir parte importante da Polícia Militar de Mato Grosso, é uma unidade fundamental para a segurança pública do Estado, responsável por 28 bairros da Capital e com três companhias de segurança, que atendem a cerca de 200 mil habitantes da cidade”, ressaltou o tenente-coronel Ferreira.

A abertura da solenidade contou com um breve culto ecumênico, na presença do Arcebispo Dom Mário Antônio da Silva e também do Pastor Jadson Matos, que deram as boas-vindas aos presentes e abençoaram o aniversário do batalhão. 

Na sequência, mais de 150 autoridades militares e civis foram homenageadas e agraciadas com as honrarias da Medalha Mérito Batalhão Daniel de Queiroz e Moeda Honorífica Daniel de Queiroz, como forma de agradecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade e à segurança pública, contribuindo para a busca da ordem e da paz social.

Leia Também:  Batalhão de Trânsito recupera caminhonete roubada e prende suspeito do crime em Cuiabá

Ainda na celebração, foi entoada, pela primeira vez, a canção do 1ºBatalhão da PM, composta pelo tenente-coronel da reserva remunerada, Florival Pires de Lima, membro da banda da PM por mais de 30 anos. A música foi executada pelo Corpo Musical da PM e cantada pelo tenente Rodrigo Marcos Oliveira de Melo.

História – Criado no ano 1917, após decreto do Interventor do Estado Dr. Camilo Soares Moura, o 1º Batalhão da PM está na atual sede desde o ano de 1919, por ordem do governador, à época, Dom Aquino Correa.

Atualmente é denominado “Batalhão Daniel de Queiroz”. A homenagem foi dada ao nome do ilustre militar, que ingressou na corporação no ano de 1913 e galgou todos os postos hierárquicos da instituição, sendo comandante do 1º Batalhão e também comandante-geral da PMMT.

Fonte: PM MT

Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores subtraídos de uma vítima de estelionato, moradora de Nova Xavantina, após a aplicação de um golpe ocorrido na última semana.

O caso teve início no dia 16 de junho, quando a vítima realizou uma transferência via PIX no valor de R$ 27 mil, após ser enganada por criminosos, que anunciaram a venda de um veículo nas redes sociais.

Durante a negociação, os golpistas utilizaram artifícios para convencer a vítima da suposta legitimidade da transação, inclusive se passando por uma pessoa de confiança da vítima.

Ao perceber que havia caído em um golpe, a vítima procurou imediatamente a Delegacia de Nova Xavantina para registrar um boletim de ocorrência.

Assim que acionados, os policiais civis iniciaram as investigações do caso e realizaram os procedimentos necessários para rastreamento dos valores e comunicação com as instituições financeiras envolvidas.

Graças à pronta atuação da equipe policial, foi possível efetuar o bloqueio e a recuperação de R$ 12.112,30, valor que será restituído à vítima.

Leia Também:  Bacharel em direito investigado por pirâmide financeira em Cuiabá é preso pela Polícia Civil em SC

“É importante que a população redobre os cuidados durante negociações realizadas pela internet, especialmente quando houver pedidos de transferência antecipada de valores. Em caso de suspeita de fraude ou golpe, é essencial procurar imediatamente a Delegacia de Polícia para que as medidas de bloqueio sejam adotadas o mais rápido possível”, orientou o delegado Flávio Leonardo Santana Silva.

A Polícia Civil segue atuando na investigação para identificação de todos os envolvidos.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA