CUIABÁ
Search
Close this search box.

MATO GROSSO

Governador dá ordem de serviço para obras de novo hospital, aeroporto, e assina mais R$ 34 milhões para Juara, Juína e região

Publicado em

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes percorre o noroeste do Estado, nesta segunda-feira (09.05), e assina ordem de serviço para início imediato do Hospital Regional de Juína, do aeródromo de Juara, além de assinar convênios para mais R$ 34 milhões em investimentos na região.

A agenda inicia em Juara, a partir das 8h, com a assinatura de convênios e lançamentos de obras para o município.

O evento ocorre no aeródromo, mesmo local que receberá ordem de serviço para as obras de ampliação, pavimentação asfáltica da pista de pouso e decolagem e construção da cerca operacional. O Governo do Estado investe R$ 5,7 milhões na obra, via Programa de Investimento em Aeródromos Públicos.

Outro convênio em prol do município é a reforma da ponte sobre o Rio dos Peixes, na MT-325/MT-160. A ponte tem 160 metros e recebe R$ 946,1 mil do Estado para que a Prefeitura execute os trabalhos.

Outros R$ 3,1 milhões do Governo de Mato Grosso serão destinados para que a prefeitura faça asfalto novo e drenagem em diversas ruas dos bairros Continental e Jardim Primavera, abrangendo uma extensão de 18,5 mil m².

O município de Novo Horizonte do Norte também será beneficiado no ato, com a assinatura de convênio para a construção de 48 casas populares no Loteamento Viva Brasil, no valor de R$ 6,6 milhões. A demanda foi articulada pela primeira-dama Virginia Mendes, em parceria com as secretarias de Infraestrutura e de Assistência Social.

Leia Também:  Governador dá posse ao novo comandante-geral da PM nesta sexta-feira (1º)

Além da construção das casas, o Governo do Estado irá repassar R$ 700 mil ao município para asfaltar as ruas do loteamento. Ainda para Novo Horizonte do Norte, serão destinados mais R$ 513 mil do Estado para a compra de material voltado a asfaltar 12 ruas e avenidas urbanas.

Juína

Em seguida, às 10h, Mauro Mendes chega a Juína e vistoria as obras de restauração de 106 km da MT-170, no trecho que liga o município a Castanheira. O Estado investe R$ 48,3 milhões nas obras.

Após, o governador inspeciona o local onde será construído o Hospital Regional de Juína.

Às 12h, na Associação Comercial de Juína, Mauro Mendes dá ordem de serviço para a construção do hospital, que vai contar com 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI – entre adulto, pediátrico, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal – para atendimento na média e alta complexidade.

A unidade também vai ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia. A previsão é que as obras sejam finalizadas em até dois anos.

No mesmo ato, o governador assina convênios para asfalto novo nos bairros Padre Dulio (R$ 3 milhões), Palmiteira (R4 1,4 milhão), São José Operário (R$ 340 mil) e Módulo V Setor E e F (R$ 4,2 milhão).

Leia Também:  Digitalização dos serviços da Sefaz-MT será discutida com a classe contábil na quinta-feira (16)

Outra obra de infraestrutura que recebe recursos do Governo via convênio, na ordem de R$ 1,7 milhão, é para a pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização na estrada de acesso ao Instituto Federal de Mato Grosso, com extensão de 9,8 mil m².

Também serão assinados convênios para conservação asfáltica em diversas avenidas, no valor de R$ 2,3 milhões.

Na Educação, o Governo de Mato Grosso vai repassar R$ 200 mil para o município reformar o Ginásio Egnaldo Mendonça.

Para a Agricultura Familiar, o Estado vai destinar três patrulhas mecanizadas, oito resfriadores de leite, 215 doses de sêmen, 50 prenhezes e 500 toneladas de calcário.

Além de Juína, o município de Castanheira também será beneficiado com convênio para conservação com micrrevestimentos em vias urbanas, no valor de R$ 3 milhões.

Confira a programação:

JUARA

8h – Assinatura de convênios e lançamento de obras. Local: Aeródromo

JUÍNA

10h –  Vistoria às obras de restauração da MT-170

10h30 – Vistoria no local onde será construído o Hospital Regional

12h – Assinatura de convênios e de ordem de serviço para as obras do hospital. Local: Associação Comercial de Juína

Fonte: GOV MT

Propaganda

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Digitalização dos serviços da Sefaz-MT será discutida com a classe contábil na quinta-feira (16)

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Governador defende importância da Ferrogrão com ministros do STF

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA