CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande participa do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Evento é um dos mais importantes do país e reúne profissionais das áreas de Educação para o Trânsito, Planejamento Urbano, Transporte Público, Engenharia de Tráfego, Psicologia do Trânsito, Direito e Segurança Viária para conhecimento e troca de experiências

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, está participando da 13ª edição do Congresso Brasileiro e da 9ª edição Internacional de Trânsito e Mobilidade, sediado em Salvador (BA), nos dias 23 e 24 de outubro de 2025. O evento, que traz como tema “Novas Realidades, Nova Sociedade, Novo Trânsito”, reúne especialistas e gestores públicos de todo o país para debater os desafios e avanços na área da mobilidade urbana.

Representando o Município, estão presentes o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, o agente de trânsito Roberto Souza Duarte e a secretária da JARI/VG, Viviany Lemes, todos indicados pelo secretário Lucas, que destaca a importância de Várzea Grande estar inserida em discussões nacionais sobre o futuro do trânsito brasileiro.

O congresso é um dos mais importantes do país e reúne profissionais das áreas de Educação para o Trânsito, Planejamento Urbano, Transporte Público, Engenharia de Tráfego, Psicologia do Trânsito, Direito e Segurança Viária. O objetivo é promover a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e a atualização de conhecimentos que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da segurança viária nas cidades.

Leia Também:  Programa de Carlinhos Brown se junta às ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Rede Municipal

Para o secretário Lucas Ribeiro Ductievicz, a participação da equipe é fundamental. “Várzea Grande vive um momento de crescimento e precisa acompanhar as inovações e estratégias de mobilidade adotadas em todo o Brasil. Esse tipo de capacitação e troca de experiências é essencial para aplicarmos novas soluções e aperfeiçoar o trabalho no nosso trânsito”, destacou.

Durante o evento, os representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana participam de palestras, painéis e oficinas técnicas que abordam temas como tecnologia aplicada à gestão de trânsito, educação e comportamento no trânsito, integração entre transporte público e planejamento urbano, além de projetos de segurança viária.

A expectativa é que o conhecimento adquirido no congresso possa ser aplicado em iniciativas locais, contribuindo para um trânsito mais seguro, organizado e humano em Várzea Grande.

“Toda oportunidade de aprendizado é um investimento em melhorias para a cidade. Voltaremos com novas ideias, que podem ser adaptadas à nossa realidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana”, concluiu Cidomar Arruda.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes

Publicados

em

A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.

Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.

Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.

Leia Também:  Várzea Grande oferece parques com estrutura para lazer e atividades físicas no feriado da Semana Santa  

A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.

“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.

Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA