VÁRZEA GRANDE
Saúde encerra ações educativas do mês de combate à hipertensão arterial
VÁRZEA GRANDE
Médicos, enfermeiros, técnicos das equipes de Saúde da Atenção Primária, estiveram envolvidos nas atividades multidisciplinar do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado neste 26 de abril, bem como o Dia Mundial da Hipertensão, lembrado em 17 de maio, nas unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Glória I e Água Vermelha,em Várzea Grande.
A Secretaria Municipal de Saúde ofertou diversas ações educativas nas unidades de saúde durante o mês de abril, com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre formas de prevenir a doença, alertar sobre os principais sintomas da hipertensão e identificar quem precisa buscar tratamento, além de realizar testes e exames laboratoriais. O evento gratuito, disponibilizou consultas com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, HIV, Sífilis, além de palestras educativas sobre a doença, alimentação saudável e consultas médicas.
“Propagar informação, estimular hábitos saudáveis e promover qualidade de vida. As ações tiveram esse objetivo no mês de abril, de alertar os pacientes das unidades e principalmente os idosos sobre os benefícios da alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos na prevenção dessa doença, além de trabalhar os aspectos emocionais dos pacientes, por meio de apoio psicológico e realização frequente de testes e aferição de pressão, além da dispensação de medicamentos e consultas clínicas”, enumerou o Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro.
Geovane alega ainda, que estas ações são oportunas, pois envolvem todos os profissionais das unidades, em em grande movimento, pois a hipertensão é uma doença de grande impacto na sociedade e no sistema público de saúde.
“De fato é uma oportunidade de explicarmos a importância do enfrentamento desta doença, que é prevalente no Brasil e no mundo, bem como um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares. Em razão disto e por ser uma doença assintomática, a aferição da pressão arterial é o método mais eficaz para detectar possíveis problemas de pressão alta no paciente. As atividades são de cunho educativo e explicativo, e trouxeram mais conhecimentos aos usuários do SUS destas unidades”, afiançou ele.
Segundo a técnica em nutrição da Atenção Básica em Saúde, Rosemeire Maria Souza Santos, não adianta tratar o paciente hipertenso só clinicamente, ele também tem que aprender a ter uma alimentação mais saudável. “Alimentação saudável é aquela que garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Investir em alimentos pouco processados e reduzir o consumo de gorduras, sal e açúcar são algumas das medidas que podem melhorar a sua alimentação. Além disso, o Ministério da Saúde salienta que não basta apenas ter cuidado com os alimentos para se ter uma alimentação saudável, é imprescindível também se alimentar em ambiente adequado e dedicar um tempo para fazer do ato de comer um momento de prazer e tranquilidade. O objetivo é chamar atenção para os cuidados básicos com a saúde, orientar sobre a importância da realização dos exames preventivos e estimular o paciente a buscar tratamento médico o quanto antes, caso seja necessário, e estimulá-lo a fazer exercícios físicos e melhorar a alimentação”, argumentou a técnica.
Ainda de acordo com Geovane Renfro, os eventos realizados durante o mês de abril em todas as unidades de Saúde da Atenção Primária do município, funcionaram como forma de conscientizar a população sobre a relevância de fazer o teste da glicemia e aferir a pressão arterial. “Muitas pessoas nunca fizeram esse tipo de controle e não têm ideia que precisam buscar um médico com que possam abordar essa questão. As atividades serviram de alerta tanto para os que já estão familiarizados com o tratamento quanto para quem nunca fez e necessita de algum tipo de acompanhamento, além da importância social que o evento possui, uma vez que contribui com informação e conscientização, e auxiliar o paciente na busca por tratamento, mudanças na alimentação e consequentemente mais qualidade de vida”, disse ele.
VÁRZEA GRANDE
FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)
A 21ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN será oficialmente aberta na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, no espaço Orla da Alameda em Várzea Grande.
O festival promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, tem o objetivo de, por meio do teatro, como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.
A etapa Várzea Grande será disputada por alunos das escolas da rede municipal de Várzea Grande de 29 de junho a 3 de julho, onde serão definidos os espetáculos que representarão o município na etapa regional do festival prevista para agosto e setembro.
Evento: ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)
Dia: 29 de junho – segunda-feira – às 8h30
Local: Orla da Alameda (Complexo Cultural jornalista Paulo Leite) Alameda Júlio Muller s/nº – Várzea Grande
Galeria de Fotos (1 foto)
-
ESPORTES4 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
POLÍCIA3 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
PICANTES3 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
MATO GROSSO4 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



