CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Representantes da Saúde de Várzea Grande participam de debate sobre segurança de médicos em evento no CRM-MT

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande participaram, na semana passada, de um encontro realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), em Cuiabá, que discutiu a Resolução nº 2.444/2025 do Conselho Federal de Medicina (CFM), norma que estabelece diretrizes voltadas à segurança dos médicos no exercício da profissão em unidades de saúde.

O evento reuniu deputados, representantes do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), gestores da área da saúde e profissionais de diferentes instituições públicas e privadas. Na oportunidade, também estiveram presentes representantes da atenção terciária do município de Várzea Grande que acompanharam a apresentação da resolução e participaram das discussões sobre estratégias voltadas à proteção dos profissionais de saúde no ambiente de trabalho.

A RESOLUÇÃO – A Resolução CFM nº 2.444/2025, amplamente divulgada por meio do Projeto Divulga CFM, representa um importante avanço na proteção do exercício da medicina no Brasil. A norma reconhece a crescente ocorrência de violência no ambiente de trabalho em serviços de saúde, incluindo agressões físicas, verbais, morais e institucionais, e estabelece diretrizes para que as instituições adotem medidas mínimas de segurança e proteção aos profissionais.

A resolução reforça que garantir condições adequadas de segurança não é apenas uma medida administrativa, mas uma responsabilidade institucional essencial para preservar a integridade dos profissionais, a autonomia do ato médico e a qualidade da assistência prestada à população. Ao incentivar a criação de protocolos de segurança, controle de acesso e suporte institucional diante de situações de agressão, o Conselho Federal de Medicina busca fortalecer ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos.

A realidade da violência no ambiente de trabalho também já foi vivenciada por profissionais que atuam na rede pública. A médica B. C. P. foi vítima de agressão física durante um atendimento e sofreu uma fratura na mandíbula, precisando passar por cirurgia para correção da lesão. Ao relatar o episódio, ela destacou a importância de medidas institucionais de proteção.

Leia Também:  VG em Ação intensifica serviços de limpeza e manutenção em diversas regiões nesta quarta-feira (17)

“Situações como essa marcam profundamente o profissional. Nós estamos ali para cuidar das pessoas, mas também precisamos de condições de segurança para exercer nosso trabalho. A adoção de protocolos, controle de acesso e apoio institucional são fundamentais para que possamos atender a população com tranquilidade e dignidade”, relatou a médica.

ESTRATÉGIAS – No município de Várzea Grande algumas estratégias vem sendo adotadas com o intuito de dirimir as agressões verbais e físicas desferidas aos profissionais da saúde. A exemplo do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) já vem adotando medidas voltadas à segurança institucional há algum tempo. Por se tratar de um hospital de referência e porta aberta para atendimentos de urgência e emergência, com elevado fluxo assistencial e grande circulação de pacientes e acompanhantes, a gestão hospitalar tem implementado ações preventivas voltadas à proteção das equipes e pacientes.

Entre as medidas adotadas estão a contratação de segurança patrimonial com guarda armada, controle e limitação de acompanhantes nas áreas assistenciais, restrição e organização de acesso às dependências da unidade e monitoramento por câmeras em áreas consideradas críticas, especialmente em setores com maior tensão assistencial.

A superintendente assistencial do Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, Marciana Sobrinho, destacou que a preocupação com a segurança dos profissionais é permanente dentro da unidade.

“Trabalhamos em um hospital de porta aberta, que atende uma grande demanda da região, e isso exige organização, protocolos e medidas de segurança que garantam a integridade dos profissionais e também dos pacientes. Essas ações já vêm sendo implementadas no hospital justamente para assegurar um ambiente de trabalho mais protegido e adequado para toda a equipe”, afirmou.

Marciana também ressaltou que as medidas adotadas não se destinam apenas aos médicos, mas abrangem todos os profissionais que atuam na unidade.

Leia Também:  Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Municipal fazem capacitação para fiscalização de crimes ambientais em Várzea Grande

“As ações de segurança são voltadas a toda a equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais administrativos, equipes de apoio e demais colaboradores que atuam diretamente no cuidado e no funcionamento do hospital”, pontuou.

Antes mesmo da publicação da resolução, a Direção Técnica e a Superintendência Assistencial do HPSMVG já haviam estruturado um fluxograma interno para acolhimento e condução de situações envolvendo agressões ou constrangimentos a profissionais de saúde.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, destacou que além do Pronto-Socorro, as demais unidades de saúde do município tem avançado em investimentos voltados à segurança nas unidades de saúde.

“Implantação de guarda armada nas unidades de saúde do município como uma medida de proteção aos profissionais e também aos usuários do sistema público. Além disso, estamos viabilizando a implantação de um moderno sistema de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, que será integrado à rede pública municipal de saúde, ampliando o controle de acesso e a segurança institucional”, afirmou.

Deisi ressalta ainda que o cuidado no ambiente de trabalho precisa contemplar todos os profissionais que atuam na assistência. Não se trata apenas dos médicos, mas de toda a equipe multiprofissional que está na linha de frente do cuidado, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e demais trabalhadores da saúde. “Garantir condições seguras de trabalho é fundamental para que esses profissionais possam exercer suas funções com dignidade e oferecer um atendimento de qualidade à população”, desta.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)

Publicados

em

A 21ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN será oficialmente aberta na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, no espaço Orla da Alameda em Várzea Grande.

O festival promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, tem o objetivo de, por meio do teatro, como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

A etapa Várzea Grande será disputada por alunos das escolas da rede municipal de Várzea Grande de 29 de junho a 3 de julho, onde serão definidos os espetáculos que representarão o município na etapa regional do festival prevista para agosto e setembro.

Evento: ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)

Dia: 29 de junho – segunda-feira – às 8h30

Local: Orla da Alameda (Complexo Cultural jornalista Paulo Leite) Alameda Júlio Muller s/nº – Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA