CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura e Governo implantam ‘Direita Livre’ e novas baias para transporte coletivo na Avenida da FEB

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Com o objetivo de garantir a segurança no trânsito da Avenida da FEB em Várzea Grande e dar maior fluidez no tráfego durante as obras de readequação da pista para implantação do sistema de ônibus de trânsito rápido, o BRT (Bus Rapid Transit), a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado firmaram parceria para implantar a “Direita Livre” na Avenida da FEB.

Técnicos das secretarias municipais de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, de Defesa Social, e da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), estão realizando pequenas intervenções com foco na redução do trânsito e segurança também para os usuários do transporte coletivo.

A partir desta quinta-feira, 18 de maio, a pista direita da Avenida da FEB no sentido de quem vem de Cuiabá pela “Ponte Júlio Müller”, popularmente chamada de ponte velha, terá a pista da “Direita Livre”. Os semáforos já estão desativados e só funcionarão os sinaleiros para quem precisar realizar a conversão para a esquerda, no sentido da Alameda e do bairro Construmat.

“A ideia é que o motorista que vem de Cuiabá no sentido Aeroporto siga direto sem paradas, interrupções ou congestionamentos. Os dois primeiros sinaleiros já estão desativados, somente na região do Aeroporto que continuará funcionando o semáforo, até a chegada das obras do canteiro central, quando também será desativado”, explica o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo.

Leia Também:  Servidores realizam treinamento com sistema administrativo de gestão pública

Usuários de transporte coletivo também devem ficar atentos, pois os três pontos de ônibus nos dois lados da Avenida da FEB no trecho entre a Ponte Júlio Müller e a entrada para o bairro Construmat serão temporariamente reduzidos a apenas um. Para isso estão sendo construídos recuos ou baias para a parada dos ônibus coletivos, na altura do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Essa medida dará maior fluidez ao trânsito e segurança para todos. Esses pequenos ajustes devem reduzir esse trânsito em até 40%, pelos estudos da Sinfra-MT, principalmente em horário de pico onde chegam a circular quase quatro mil veículos. A Prefeitura de Várzea Grande está garantindo a sinalização e orientação com suporte da Guarda Municipal, e, o Governo do Estado essas pequenas intervenções, além é claro das obras no canteiro central da Avenida da FEB para implantação do BRT”, detalhou o coordenador.

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, ressalta que com a nova configuração “o acesso à direita será livre para o motorista que estiver na FEB no sentido Viaduto Isabel Campos e Aeroporto, para quem quiser entrar na avenida Vereador Abelardo Construmat terá que acessar o lado esquerdo da via fazendo a conversão no semáforo. Estamos trabalhando para diminuir os transtornos para os condutores e usuários do transporte coletivo”.

Leia Também:  Moradores do Costa Verde recebem ações da Casa de Sarita neste sábado

O coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo, também orienta aos condutores a utilizarem rotas alternativas uma vez que segundo a Sinfra-MT as obras do canteiro central da Avenida da FEB seguem até o final deste ano de 2023.

“Quem vem de Cuiabá para Várzea Grande pode usar a Ponte Nova, no sentido do Cristo Rei e do Viaduto Isabel Campos, saindo na Avenida da FEB em trecho que não está em obras. Também há a opção de utilizar a ponte Sérgio Motta no sentido do SENAI Cristo Rei, já saindo da Avenida 31 de Março. Além também da Estrada Guarita que dá acesso ao centro de Várzea Grande”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)

Publicados

em

A 21ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – FETRAN será oficialmente aberta na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, no espaço Orla da Alameda em Várzea Grande.

O festival promovido pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, tem o objetivo de, por meio do teatro, como ferramenta didática, sensibilizar e conscientizar o público estudantil sobre o comportamento correto no ato de transitar, visando formar cidadãos comprometidos com a sua segurança e a do outro no trânsito, promovendo a educação para o trânsito com o compromisso de transformar atitudes para salvar vidas.

A etapa Várzea Grande será disputada por alunos das escolas da rede municipal de Várzea Grande de 29 de junho a 3 de julho, onde serão definidos os espetáculos que representarão o município na etapa regional do festival prevista para agosto e setembro.

Evento: ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL ESTUDANTIL TEMÁTICO TEATRO PARA O TRÂNSITO (FETRAN)

Dia: 29 de junho – segunda-feira – às 8h30

Local: Orla da Alameda (Complexo Cultural jornalista Paulo Leite) Alameda Júlio Muller s/nº – Várzea Grande

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA