VÁRZEA GRANDE
Prefeita acompanha avanços da retomada da obra da ETE Santa Maria
VÁRZEA GRANDE
A previsão da administração municipal é de que até dezembro deste ano, cerca de 25% da estrutura já estejam em funcionamento, beneficiando diretamente a região atendida
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma visita técnica às obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Costa Verde/Santa Maria, retomadas na atual gestão.
No final de maio, a prefeita foi a Brasília com objetivo de destravar as obras da ETE, lançadas ainda em 2013, mas paralisadas ao longo dos anos. “Fomos destravar um contrato de quase 12 anos, e com apoio do senador Wellington Fagundes e do governo federal, saímos com notícias positivas e hoje estamos aqui, in loco, acompanhando o ritmo de obras e registrando, acredito que de forma inédita, um canteiro cheio de trabalhadores”, disse Moretti.
Considerada uma das obras mais relevantes em execução no Município, a ETE terá impacto direto na ampliação do acesso ao saneamento básico, na preservação ambiental e na qualidade de vida da população. A previsão da administração municipal é de que até dezembro deste ano, cerca de 25% da estrutura já estejam em funcionamento, beneficiando diretamente a região atendida.
Acompanhada pelo secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, e por engenheiros da pasta, a gestora acompanhou de perto os serviços em andamento, com destaque para a aplicação da manta geomembrana em uma das lagoas de aeração, que é uma etapa essencial para garantir a impermeabilização da estrutura e a segurança ambiental do sistema.
A manta geomembrana aplicada nesta fase da obra é composta por polietileno de alta densidade (PEAD) e tem como principal função criar uma barreira de proteção nas lagoas de aeração, impedindo a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Entre os benefícios do material estão a alta durabilidade, resistência a agentes químicos, facilidade de instalação e a redução de custos com manutenção a longo prazo.
“O avanço das obras da ETE representa um marco para Várzea Grande. Estamos acompanhando cada etapa com seriedade e compromisso, porque saneamento básico é essencial para a saúde pública, o meio ambiente e o bem-estar da população”, destacou a prefeita Flávia Moretti.
O secretário Celso Pereira também reforçou a importância da etapa atual. “A aplicação da manta geomembrana é fundamental para garantir a eficiência técnica e ambiental da estação. Seguimos um cronograma rigoroso, priorizando a qualidade em cada fase da obra”, afirmou.
A construção da ETE Costa Verde/Santa Maria integra um conjunto de investimentos estruturantes em infraestrutura urbana e saneamento básico. O projeto está vinculado a um convênio federal que está sendo reestruturado pela atual gestão, com o objetivo de assegurar a continuidade e a conclusão da obra, considerada estratégica para o futuro sustentável de Várzea Grande.
VÁRZEA GRANDE
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.
“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.
A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.
A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].
A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.
“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA7 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
PICANTES7 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES5 dias atrásGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L




