VÁRZEA GRANDE
Oficina debate desospitalização e reforça cuidado humanizado a pacientes crônicos
VÁRZEA GRANDE
Mais do que liberar leitos hospitalares, a desospitalização promove um olhar mais humanizado para o paciente, respeitando seu desejo de estar próximo da família, principalmente em momentos delicados do tratamento ou até mesmo no fim da vida
A desospitalização como estratégia para garantir mais qualidade de vida, dignidade e cuidado humanizado a pacientes crônicos foi tema de uma oficina realizada na semana passada no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O encontro reuniu profissionais da saúde de diferentes instituições para discutir práticas e fortalecer o atendimento domiciliar no Município.
Participaram da atividade equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (EMAD) de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Metropolitano, além de médicos, técnicos de enfermagem e responsáveis técnicos (RTs) das unidades de saúde do município.
A proposta da oficina foi ampliar o entendimento sobre a desospitalização, um modelo de cuidado que possibilita ao paciente continuar o tratamento fora do ambiente hospitalar, com segurança e acompanhamento profissional. A iniciativa é especialmente voltada a pacientes crônicos, em cuidados paliativos ou em condições que permitam a continuidade da assistência em casa.
Mais do que liberar leitos hospitalares, a desospitalização promove um olhar mais humanizado para o paciente, respeitando seu desejo de estar próximo da família, principalmente em momentos delicados do tratamento ou até mesmo no fim da vida. O atendimento domiciliar também contempla pacientes com limitações físicas, como os politraumatizados, garantindo suporte clínico e acolhimento no ambiente familiar.
Durante o encontro, a médica do EMAD de Cuiabá, doutora Denise Borges, destacou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a rede de atenção à saúde.
Segundo Eronice de Jesus, responsável técnica pela equipe multiprofissional da atenção domiciliar (EMAD) do programa Melhor em Casa de Várzea Grande, “o Município conta com uma equipe altamente capacitada, que oferece todo o suporte necessário ao paciente em domicílio”, ressalta que a desospitalização é um avanço importante porque alia assistência de qualidade com um cuidado mais humano, respeitando o momento e as necessidades de cada paciente.
A oficina também reforçou o papel do Programa de Atenção Domiciliar, responsável por levar atendimento médico e multiprofissional até a casa dos pacientes, garantindo continuidade do tratamento com segurança, conforto e dignidade.
A iniciativa consolida o compromisso da rede municipal de saúde em investir em práticas que priorizem o cuidado integral, humanizado e centrado no paciente.
Galeria de Fotos (4 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande inicia Semana Junho PETI com ações de conscientização contra o trabalho infantil
Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira (22) a programação da Semana Junho PETI, campanha voltada ao combate ao trabalho infantil e à conscientização da população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Proteção Social Especial (CREAS), e segue até o dia 26 de junho.
A abertura da campanha foi marcada por uma ação de conscientização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e no Terminal André Maggi. Durante a mobilização, equipes da Assistência Social distribuíram materiais informativos e orientaram passageiros, trabalhadores e usuários dos terminais sobre a identificação de casos de trabalho infantil, a importância da denúncia e o papel da rede de proteção.
Ao longo da semana, a programação contará ainda com oficinas socioeducativas em escolas estaduais, palestras e outras atividades educativas voltadas à prevenção dessa violação de direitos. Um dos destaques será a palestra da coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP-MT), Dulce Regina de Amorim, que abordará os desafios da prevenção e do enfrentamento ao trabalho infantil.
A campanha reforça que garantir às crianças e aos adolescentes o direito à educação, ao lazer, à convivência familiar e ao desenvolvimento saudável é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade.
Em casos de suspeita ou confirmação de trabalho infantil, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou junto aos órgãos de proteção do município.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
ESPORTES7 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA7 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
PICANTES7 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
ESPORTES5 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo




