CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Oficina debate desospitalização e reforça cuidado humanizado a pacientes crônicos

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

Mais do que liberar leitos hospitalares, a desospitalização promove um olhar mais humanizado para o paciente, respeitando seu desejo de estar próximo da família, principalmente em momentos delicados do tratamento ou até mesmo no fim da vida

A desospitalização como estratégia para garantir mais qualidade de vida, dignidade e cuidado humanizado a pacientes crônicos foi tema de uma oficina realizada na semana passada no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O encontro reuniu profissionais da saúde de diferentes instituições para discutir práticas e fortalecer o atendimento domiciliar no Município.

Participaram da atividade equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (EMAD) de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Metropolitano, além de médicos, técnicos de enfermagem e responsáveis técnicos (RTs) das unidades de saúde do município.

A proposta da oficina foi ampliar o entendimento sobre a desospitalização, um modelo de cuidado que possibilita ao paciente continuar o tratamento fora do ambiente hospitalar, com segurança e acompanhamento profissional. A iniciativa é especialmente voltada a pacientes crônicos, em cuidados paliativos ou em condições que permitam a continuidade da assistência em casa.

Leia Também:  Obra da ETE Santa Maria entra em nova fase com instalação de tubulação e concretagem da estrutura preliminar

Mais do que liberar leitos hospitalares, a desospitalização promove um olhar mais humanizado para o paciente, respeitando seu desejo de estar próximo da família, principalmente em momentos delicados do tratamento ou até mesmo no fim da vida. O atendimento domiciliar também contempla pacientes com limitações físicas, como os politraumatizados, garantindo suporte clínico e acolhimento no ambiente familiar.

Durante o encontro, a médica do EMAD de Cuiabá, doutora Denise Borges, destacou a importância de iniciativas como essa para fortalecer a rede de atenção à saúde.

Segundo Eronice de Jesus, responsável técnica pela equipe multiprofissional da atenção domiciliar (EMAD) do programa Melhor em Casa de Várzea Grande, “o Município conta com uma equipe altamente capacitada, que oferece todo o suporte necessário ao paciente em domicílio”, ressalta que a desospitalização é um avanço importante porque alia assistência de qualidade com um cuidado mais humano, respeitando o momento e as necessidades de cada paciente.

A oficina também reforçou o papel do Programa de Atenção Domiciliar, responsável por levar atendimento médico e multiprofissional até a casa dos pacientes, garantindo continuidade do tratamento com segurança, conforto e dignidade.

Leia Também:  Procissão e missa abrem oficialmente as comemorações dos 157 anos da padroeira de Várzea Grande

A iniciativa consolida o compromisso da rede municipal de saúde em investir em práticas que priorizem o cuidado integral, humanizado e centrado no paciente.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande inicia Semana Junho PETI com ações de conscientização contra o trabalho infantil

Publicados

em

Várzea Grande iniciou nesta segunda-feira (22) a programação da Semana Junho PETI, campanha voltada ao combate ao trabalho infantil e à conscientização da população sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Proteção Social Especial (CREAS), e segue até o dia 26 de junho.

A abertura da campanha foi marcada por uma ação de conscientização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e no Terminal André Maggi. Durante a mobilização, equipes da Assistência Social distribuíram materiais informativos e orientaram passageiros, trabalhadores e usuários dos terminais sobre a identificação de casos de trabalho infantil, a importância da denúncia e o papel da rede de proteção.

Ao longo da semana, a programação contará ainda com oficinas socioeducativas em escolas estaduais, palestras e outras atividades educativas voltadas à prevenção dessa violação de direitos. Um dos destaques será a palestra da coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP-MT), Dulce Regina de Amorim, que abordará os desafios da prevenção e do enfrentamento ao trabalho infantil.

Leia Também:  Obras de infraestrutura do Paiaguás seguem em ritmo acelerado

A campanha reforça que garantir às crianças e aos adolescentes o direito à educação, ao lazer, à convivência familiar e ao desenvolvimento saudável é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade.

Em casos de suspeita ou confirmação de trabalho infantil, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 ou junto aos órgãos de proteção do município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA