VÁRZEA GRANDE
Obras e ações do DAE somam mais de R$ 41 milhões em investimentos
VÁRZEA GRANDE
São dez frentes de trabalho focadas na melhoria da distribuição de água em Várzea Grande e implementando o maior planejamento público da história. Projetos que em muitos casos, levam ainda outros serviços de infraestrutura, como pavimentação e recuperação de via
O sistema de abastecimento de água, em Várzea Grande, está recebendo mais de R$ 41 milhões em investimentos para ampliar a captação, produção e distribuição de água. As cifras serão aplicadas em pelo menos dez frentes de trabalho que estão sendo planejadas para médio prazo. São obras estruturantes e necessárias para dar suporte aos sistemas de captação e produção de água e colocar fim a futuros problemas.
A maior parte é de investimentos próprios e que integram projetos elaborados em apenas dez meses da atual gestão. É o maior projeto de distribuição de água já formatado pelo Executivo e consequente, se torna um dos maiores desembolsos da história da prefeitura e do Departamento de Água de Esgoto (DAE).
Além da fonte própria, articulações políticas junto ao governo do Estado, governo federal e à Bancada Federal de Mato Grosso, têm possibilitado a implementação de projetos que vão impactar positivamente a população local.
“Desde 1º de janeiro estamos empenhados em trazer soluções estruturais ao DAE, ou seja, intervenções que sejam definitivas. Essa gestão não atua com medidas paliativas. O paliativo não traz solução e eu quero a solução desse problema em Várzea Grande”, pontua a prefeita Flávia Moretti (PL).
No hol das soluções estão investimentos para construção de estações elevatórias, retomada das obras da estação de tratamento de esgoto, reservatórios, ampliação de redes, implantação de adutoras, compra de bombas e inversores e ainda de equipamentos para padronização da rede de água.
Entre os maiores projetos estão construção de uma adutora entre a Estação de Captação Pari e o reservatório Morro do Urubu, orçado em cerca de R$ 12 milhões, outros R$ 8 milhões para aquisição de equipamentos novos como bombas de captação, e mais R$ 16 milhões para construção de cinco novos reservatórios.
“A prefeitura está sim buscando investimentos e aplicando recursos na melhoria do DAE e dos serviços prestados pela autarquia. A população não pode mais sofrer por um passado sem planejamento. Toda nossa articulação política em busca de recursos está focada em projetos estruturantes e o DAE é o maior deles. A concessão é um outro passo desse planejamento para solução ao abastecimento de água. Mas é um processo moroso, pois tem de respeitar a legislação. Enquanto isso, essa gestão une forças para garantir água na torneira dos várzea-grandenses”, afirmou a prefeita.
A gestora reforça ainda que a maior parte desses investimentos no DAE trarão outros benefícios à população, como pavimentação e recuperação de ruas e avenidas. “Além de levar água às torneiras, esses projetos recuperam a urbanização dos bairros e contribuem de maneira significativa para a valorização imobiliária das regiões”.
OS INVESTIMENTOS
– Propostas firmadas entre a Sinfra-MT e a Prefeitura Municipal de VG
*Valor 7.999,999,60
– Aquisição de Bombas, Inversores e materiais.
*Valor 11.986,881,70
– Adutora entre Estação de Captação Pari e reservatório Morro do Urubu
– Termo de compromisso de compensação urbanístico entre a MRV e a Prefeitura Municipal.
Valor R$ 1.850.000,00
Fornecimento de equipamentos para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria – – Investimento direto pela Secretaria de Viação e Obras em 2025
– ETE Santa Maria
R$ 2.385.707,60
– Rede de Esgoto Ikaraí para construção de uma estação elevatória
R$ 155.000,00
– Conclusão das ETAs do Pari e Imigrantes
R$ 236.123,25
– Implantação em andamento de adutora da Av. Principal do Paiaguás
R$ 676.000,00
– Expansão de ramais dos bairros Pirinéu e Paiaguás
R$ 256.980,60
– Adutora de água no Parque Tecnológico
R$ 80.703,83
– E a assinatura de contrato pata construção de cinco reservatórios de 2,2 a 2,5 milhões de litros.
R$ 16.391.900,00
Como faz questão de destacar a prefeita, a atual gestão está atuando de maneira firme e responsável sobre todas as áreas essenciais e mais uma vez, na busca continua por parcerias e recursos, esses investimentos trazem soluções definitivas a vários problemas. “Nenhuma promessa de campanha está sendo esquecida. Estamos atuando sobre o que é urgente para nossa população, e o melhor de tudo: em apenas dez meses de trabalho estamos resolvendo problemas graves de mais de 40 anos, e o DAE, sem dúvida alguma, é o maior deles”, ratifica a prefeita Flávia Moretti.
Galeria de Fotos (23 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.
“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.
A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.
A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].
A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.
“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE7 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
PICANTES7 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍCIA7 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas




