VÁRZEA GRANDE
Moradores do Costa Verde e região aprovam ação realizada pela Casa de Sarita no bairro
VÁRZEA GRANDE
As moradoras do bairro Costa Verde, Santa Maria e regiões adjacentes aproveitaram o último sábado do mês de junho, para conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pela Casa de Sarita, numa ação realizada no próprio bairro. A iniciativa agradou as participantes, que não só aprovaram a ação social, como aproveitaram o momento para cuidarem da saúde e beleza.
O evento foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Emanuel Benedito de Arruda, e contou com a presença da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat e da secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
Elaine Cristina Rocha Balesteiros, moradora do Costa Verde, não conhecia e nem tão pouco sabia da existência da Casa de Sarita. Ela ficou surpresa com as atividades desenvolvidas no local, e aprovou a ação realizada em seu bairro. “Essa ação é muito importante porque além de nos esclarecer a funcionalidade da Casa de Sarita, nos dá a oportunidade de poder receber em nosso bairro, esses serviços, principalmente, para as mães que trabalham fora e não tem tempo de se deslocar até a sede e participar desses serviços, durante a semana. E essa ação aqui no bairro, no fim de semana, conseguimos participar. E eu amei essa ideia”, elogiou. A moradora aproveitou o evento para fazer tranças no cabelo e ficar mais bonita no final de semana.
Edimara Pereira de Souza, também não conhecia a Casa de Sarita e disse que a ação foi muito bem recebida também pelos moradores do Santa Maria. “A nossa população é carente e uma ação dessa nos ajuda em vários aspectos. Aproveitei o evento aqui no bairro para colocar a caderneta de vacinação de minha filha em dia”.
Alzira da Conceição Vaz já teve oportunidade de conhecer a Casa de Sarita e achou maravilhosa a ação no seu bairro. “Aqui o atendimento é mais rápido, e não precisa de agendamento. Já consultei e vou participar de todas as outras atividades realizadas aqui”, comemorou.
Idealizado pela primeira-dama e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, a Casa de Sarita é uma demonstração de cuidado e carinho as mulheres, que participam de serviços na sede do órgão, e nas ações desenvolvidas nos bairros, cujo objetivo é o de também divulgar os serviços desenvolvidos na Casa, principalmente, para aqueles que não sabem da existência da Casa.
Coordenadora da Casa de Sarita, Samanta Fiorenza disse que a ação é um presente dessa gestão para todas as mulheres da comunidade, para que elas possam se sentir acolhidas e usufruir de todos os serviços ofertados pela Casa. “A Casa de Sarita tem percorrido os bairros levando todos os serviços que são ofertados pelo órgão social. Essa iniciativa é para atender a população que não dispõe de tempo para ir até a sede e, desta forma, levamos os serviços até mais perto da população”.
VÁRZEA GRANDE
Mostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes
A Semana do Migrante, celebrada entre os dias 19 e 23 de junho, motivou os estudantes das séries finais da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manoel Corrêa de Almeida a participarem de uma mostra cultural voltada à valorização da diversidade. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre diferentes povos, culturas e tradições, além de fortalecer valores como respeito, acolhimento e inclusão de pessoas que deixaram sua terra natal em busca de novas perspectivas de vida.
Cada turma ficou responsável por pesquisar e representar um país, desenvolvendo estudos sobre aspectos culturais, culinária, pontos turísticos, hino nacional, jogos, músicas, costumes e outras características que identificam cada nação. Os alunos do 7º ano, das turmas A, B e C, pesquisaram sobre África, China e Índia. Já os estudantes do 8º ano abordaram os Estados Unidos e o Brasil, enquanto os alunos do 9º ano apresentaram trabalhos sobre México e Venezuela.
Os estudantes dos 6º anos A e B também participaram da proposta, elaborando relatórios sobre os países apresentados durante a mostra e registrando suas percepções acerca das diferentes culturas conhecidas ao longo da atividade.
A diretora da unidade escolar, Ivani Silva Costa, destacou que o trabalho em equipe foi essencial para o sucesso da mostra cultural.
“Os estudantes organizaram estandes temáticos, exposições e apresentações com recursos audiovisuais. A mostra evidenciou o protagonismo estudantil, que não mediu esforços para a conclusão de cada tarefa. O acompanhamento pedagógico das coordenadoras Ana Elise Andrade da Silva e Greice Maria de Araújo Bezerra, além do articulador do Programa ETA, Diogo Douglas da Silva, foi fundamental na elaboração de cada trabalho desenvolvido”, afirmou.
Ivani também ressaltou o compromisso da comunidade escolar com uma educação voltada à valorização da diversidade cultural, fortalecendo o respeito às diferentes identidades e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.
Galeria de Fotos (12 fotos)
-
ESPORTES7 dias atrásBélgica e Egito empatam e deixam Grupo G aberto na Copa do Mundo
-
ESPORTES6 dias atrásHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásFigueirinha e Costa Verde recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (16)
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrásPrefeitura intensifica tapa-buracos, patrolamento e manutenção de drenagem em bairros de Várzea Grande
-
PICANTES6 dias atrásCarla Diaz celebra estreia de nova novela no Globoplay e promete agitar trama com Liz
-
POLÍTICA6 dias atrásLei cria sistema de alerta para avisar vítimas sobre aproximação de agressores
-
ESPORTES7 dias atrás
Uruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
-
POLÍCIA6 dias atrásForagido da Justiça por tráfico de drogas é preso pelo Bope em Várzea Grande




