VÁRZEA GRANDE
Kalil Baracat inaugura pavimentação no Nova Era e afirma: ‘Nenhuma rua sem asfalto da Prefeitura até à Avenida Leôncio Lopes’
VÁRZEA GRANDE
“Tínhamos o compromisso com a população de asfaltar cada rua desde a Prefeitura até à Avenida Leôncio Lopes e hoje, na programação de 156 anos de aniversário de Várzea Grande estamos cumprindo e entregando um asfalto de qualidade à aos cidadãos dessa região”. A afirmação é do prefeito Kalil Baracat que acompanhado pelo vice, José Hazama, secretários, vereadores e representantes da comunidade, inaugurou na manhã desse sábado, 13 de maio, as obras de pavimentação do Bairro Nova Era.
A região integra o Grande São Gonçalo que fica ao longo da Avenida Alzira Santana chegando até a Avenida Leôncio Lopes, que dá acesso à Rodovia dos Imigrantes e a Região Oeste de Várzea Grande. Foram investidos R$ 3 milhões e executados 2,5 km de pavimentação asfáltica nova, drenagem, rede de abastecimento de água, rede de escoamento de águas pluviais, meio-fio, sarjetas e sinalização viária.
De acordo com o secretário de Viação e Obras, Luiz Celso de Moraes, inicialmente era previsto a pavimentação de 02 quilômetros ao custo de R$ 2.543 milhões. “Acabou elevando o custo da obra por dois motivos a completação de algumas ruas que não estavam previstas para que todo o bairro fosse asfaltado, não faltando nenhuma rua. E também decorrente da excessiva necessidade de drenagem na região, composto em quase toda sua totalidade de várzeas, encarecendo o valor do metro cúbico de obras de pavimentação, pois sem a drenagem a durabilidade do pavimento asfáltica é reduzido de forma drástica”, detalhou.
Kalil Baracat ainda enfatizou ao entregar o asfalto novo: “São metas e compromissos da minha gestão com a população de Várzea Grande. Com isso, a cidade ganha cara nova, gera valorização imobiliária e promove qualidade de vida aos moradores, além de gerar emprego e renda para muitas pessoas”.
“Com certeza mudou a realidade do Nova Era e todo entorno. É uma obra que teve início ainda na gestão da prefeita Lucimar Campos e assumida e finalizada hoje por Kalil. Desde a sede da Prefeitura até a região da Avenida Leôncio, nada ficou sem ser asfaltado, com certeza um grande presente para a população e um excelente trabalho do prefeito Kalil Baracat e toda sua equipe”, pontuou o vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, sobre a obra de pavimentação realizada em parceria com a Caixa Econômica Federal, através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público, o FINISA.
O vereador Rogério França Martins, o Rogerio da Dakar, relatou que mora no bairro há 20 anos, e, quando se mudou já havia asfalto, quando se foi eleito vereador fez a indicação para a pavimentação. “Só tenho a agradecer os meus pares na Câmara de Vereadores e também as gestões da prefeita Lucimar e agora de Kalil por reconhecerem a importância de asfaltar um bairro próximo da região central e que merecia. Gratidão”.
Wylerson Moreira da Costa, representante do senador Wellington Fagundes pontuou, que o parlamentar tem acompanhado de perto a gestão do prefeito Kalil Baracat, aportado recursos e prestigiado as inaugurações no aniversário de 156 anos da cidade. “O senador tem um carinho especial por Várzea Grande, tem a consciência deque quando Kalil terminar sua gestão praticamente terá poucas ruas para serem asfaltadas devido aos grandes investimentos feitos nos últimos anos, o que tem valorizado o município. E, isso é muito bom para o Estado. Presenciamos a população, o contribuinte agradecendo pessoalmente ao prefeito às obras. A gestão está de parabéns”, disse o assessor.
COMEMORAÇÃO – Natália da Silva nasceu no bairro e tem 37 anos. Chegou a se mudar após sua casa ser levada pela enxurrada de água da chuva, mas agora com asfalto já investiu em uma nova residência. “Eu fiz questão de vir pessoalmente presenciar o lançamento do asfalto e agora a inauguração. A minha casa foi levada duas vezes pelas águas das chuvas e tive que me mudar. Com certeza a região valorizou, já comecei a construir uma nova casa aos poucos terminaremos e vou me mudar para cá e sair do aluguel. Só tenho a agradecer”, detalhou.
O morador Tesoura Lopes, mora na primeira asfaltada do bairro, e, ressaltou que além da poeira e lama, os moradores ficavam prejudicados com a falta de transporte público e de coleta de lixo. “Por que tinha dias que era impossível os ônibus passarem ou mesmo o caminhão de lixo. Só sabe da dificuldade quem vivia aqui. Mas graças a Deus isso ficou no passado”.
Para Maria de Fátima, que é paranaense e mora no bairro há 17 anos, o asfalto acabou com a poeira e a lama. “Para quem tem criança pequena é uma benção. Quando tinha aquele poeirão ficavam sempre doentes, agora isso vai acabar. E na época das chuvas acabou a lama, eu nem acredito, foram anos de espera”, relatou a moradora.
“O asfalto para nós agora é uma realidade e uma benção. Quando chovia aqui, virava só buraco e lama. A dificuldade para sair e chegar de casa era enorme. Até mesmo para carros passarem nas ruas era, às vezes, impossível. Recebemos também rede de água e esgoto, as ruas tem boca de lobo. Só atemos a agradecer ao prefeito Kalil Baracat e demais forças políticas que cumpriram com o compromisso de trazer o asfalto para nosso bairro. Nosso muito obrigado em nome de toda a comunidade”, declarou a presidente e moradora do bairro, Vilce Teixeira de Oliveira.
VÁRZEA GRANDE
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.
Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.
Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.
Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.
“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.
A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.
Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.
“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.
Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.
Galeria de Fotos (52 fotos)
-
ESPORTES5 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA5 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende suspeito de homicídio contra mulher em Alto Araguaia
-
PICANTES5 dias atrásHulk e Camila Ângelo celebram 2 anos da filha Aisha com festa temática: ‘Moana’
-
POLÍCIA5 dias atrásOperação da Polícia Civil mira membros de facção investigados por homicídio em São Félix do Araguaia
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrásNovos estudantes de medicina precisarão passar em exame para exercer a profissão
-
MATO GROSSO5 dias atrásEstudantes destacam aprendizado e novas formas de comunicação com aulas de Libras nas ETIs da Rede Estadual
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno bloqueia R$ 518 milhões do Seguro Rural antes do novo Plano Safra



