VÁRZEA GRANDE
Educação restabelece abastecimento e garante normalidade das aulas nas escolas da rede municipal
VÁRZEA GRANDE
São cerca de 30 atendimentos por dia, que ocorrem através das solicitações dos diretores das unidades feitas em um grupo de Whatsapp, criado exclusivamente para este fim
A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande conseguiu garantir o reabastecimento de água nas escolas da rede municipal e assegurar a retomada das aulas nas unidades que estavam sofrendo com problema e até causando prejuízo por cancelamento de aulas. A ação faz parte do esforço coletivo de todas as secretarias municipais, buscando meios para resolver a crise hídrica da cidade.
De acordo com o secretário, Pe. Edson Sestari, após a reunião com os gestores de todas as secretarias com a prefeita Flávia Moretti (PL), na semana passada, uma das ações definidas pelo Comitê de Crise foi a retomada do fornecimento de água nas escolas pela secretaria de Educação. A Smecel passa então, a ser responsável pelo abastecimento de todas as unidades da rede municipal, garantindo o pleno funcionamento das escolas até a normalização do fornecimento feito pela rede, via Departamento de Água e Esgoto (DAE), que está trabalhando dia e noite para conter os danos causados por furtos, vandalismo e pelo próprio sucateamento da autarquia ao longos dos anos.
“Os serviços de abastecimento de água nas escolas estão sendo feitos desde dia 10 e ontem, 12, já conseguiremos resolver este problema” informou o secretário.
O secretário explicou que agora sob a gestão da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram contratados seis caminhões pipas que estão atendendo exclusivamente as escolas da rede municipal. “São cerca de 30 atendimentos por dia, que ocorrem através das solicitações dos diretores das unidades feitas em um grupo de Whatsapp, criado exclusivamente para este fim” completou.
Com esta iniciativa, a secretaria de Educação resolve emergencialmente o problema de abastecimento de água nas escolas, garantindo a normalidade do funcionamento para a continuidade de todas as atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. “O ideal é que todas as escolas estejam sendo abastecidas diretamente com água tratada pela rede do DAE, mas até que isso efetivamente aconteça, estaremos com este planejamento estratégico, fornecendo água para todas as unidades que necessitem desse serviço” pontuou o secretário.
VÁRZEA GRANDE
Gestão Flávia Moretti eleva Várzea Grande ao nível máximo de excelência em transparência e gestão contábil
A Prefeitura de Várzea Grande alcançou a classificação A, nível máximo de excelência em gestão e transparência contábil, atingindo índice de 95,08% em 2026. O resultado representa um marco histórico para o município e evidencia os avanços promovidos pela gestão da prefeita Flávia Moretti na organização fiscal, contábil e administrativa da cidade.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), em 2024, durante a gestão anterior, Várzea Grande possuía classificação E, considerada crítica, com índice de 57,4%, a menor pontuação já registrada pelo município. Segundo relatório técnico da pasta, o desempenho era resultado de falhas e inconsistências estruturais no processo de envio das informações contábeis e fiscais.
A partir de 2025, a administração municipal iniciou uma série de medidas para reverter esse cenário, incluindo o uso intensivo de tecnologia para identificar e corrigir inconsistências, melhor aproveitamento dos prazos legais para ajustes técnicos e alinhamento entre as equipes responsáveis pela produção e envio das informações fiscais, priorizando a transparência e a confiabilidade dos dados.
As ações implementadas resultaram em uma evolução expressiva dos indicadores. Em 2025, o município elevou sua classificação para o nível B, alcançando índice de 87,3%. Já em 2026, Várzea Grande avançou para a classificação A, consolidando-se entre os municípios com melhor desempenho em gestão contábil e transparência fiscal.
Para o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a conquista representa uma transformação histórica na administração pública municipal.
“Essa é uma marca histórica para Várzea Grande, algo inédito. Esse resultado é fruto do compromisso da prefeita Flávia Moretti com a responsabilidade fiscal e da dedicação de cada servidor municipal, especialmente das equipes da Contabilidade. O município passa a ocupar posição de destaque nacional em gestão contábil, demonstrando rigor técnico, eficiência administrativa e compromisso com a transparência. A evolução da nota E para a nota A representa um verdadeiro marco de governança pública”, destacou o secretário.
Galeria de Fotos (1 foto)
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



