CUIABÁ
Search
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Dose de reforço bivalente será aplicada para todos os grupos prioritários em Várzea Grande

Publicado em

VÁRZEA GRANDE

De acordo com o Programa Nacional de Vacinação 2023 do Ministério da Saúde (MS), as etapas dos grupos prioritários foram juntadas e em todas elas as pessoas já poderão se vacinar e contemplarão pessoas a partir de 12 anos que fazem parte destes grupos prioritários. Já podem se vacinar indivíduos imunocomprometidos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e idosos com 60 anos ou mais.

Para as gestantes e puérperas, para os profissionais da Saúde e pessoas com deficiência permanente, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta do Ministério da Saúde junto aos municípios é vacinar 90% desses grupos. As pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas que ainda não se vacinaram, e faziam parte da primeira etapa, podem procurar também as unidades básicas de saúde e tomar a vacina.

“A baixa procura fez com que o Ministério da Saúde mudasse sua estratégia. Precisamos colocar a cultura da vacinação contra o coronavírus no cotidiano da população. Campanhas como esta melhoram o índice de vacinação e estabilizam os dados, mas o que faz com que a gente tenha sucesso mesmo é a atenção primária à saúde, no dia a dia”, diz o secretário Municipal de Saúde Gonçalo de Barros, lembrando ele que para receber o reforço bivalente, no entanto, é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2).

O titular da Pasta da Saúde explica que a campanha nacional tem dois grandes objetivos – garantir o reforço da proteção de grupos prioritários contra a doença e incentivar a conclusão do esquema vacinal daqueles que ainda não o finalizaram. Para a vacinação, é necessário apresentar documento com foto, ou a carteira de vacinação.

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus – a original e as sub variantes da Ômicron BA.4 e BA.5. Este imunizante integra a segunda geração de vacinas contra a doença. “A eficácia das vacinas contra a Covid-19, constatou-se uma redução da proteção imunológica ao longo do tempo, sobretudo em idosos, associada principalmente às infecções pela variante Ômicron. Logo, faz-se necessária a imunização da população”, reforça o secretário.

Leia Também:  Várzea Grande lança Xeque-Mate no Corona e reforça terceira dose

Reforço Bivalente:

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses monovalentes (D1 + D2). Após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente Pfizer/Comirnaty poderá ser administrado. Segundo a Escala da Secretaria Municipal de Saúde para o mês de março e abril, as vacinas serão aplicadas em horários de expediente das unidades das 13h às 16h.Observar dias da semana para adultos e crianças:

Mês de março e abril:

– ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) – a vacinação será de segunda a sexta para adultos;

– ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur) – Somente nas segundas e sextas para adultos;

– Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória) – De segunda a quinta para adultos e na sexta-feira-Infantil;

– Centro de Saúde Jardim Imperial – Somente as terças e quintas para adultos;

– ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel) – A vacinação será de segunda a sexta para adultos;

– ESF Margarida Pereira Tavares (Manaíra) – A vacinação será de segunda a sexta para adultos;

– Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara) – A vacinação será nas segundas, terças, quintas e nas sextas-feiras para adultos e nas quartas-feiras infantil;

– ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus) – A vacinação será de segunda a sexta para adultos;

– USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel) – A vacinação será nas segundas-feiras e quartas-feiras para adultos;

Leia Também:  Saúde de Várzea Grande reforça medidas para identificação de casos da doença

– ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado) – A vacinação será somente nas segundas-feiras e terças-feiras, para adultos;

– Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa) – A vacinação ocorre nas quintas e sextas-feiras para adultos;

– Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia- Exclusivo para aplicação da VACINA BABY, INFANTIL e em adultos também haverá aplicação da vacina de segunda à sexta;

– ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) – A vacinação será de segunda a sexta para adultos;

– ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande) – A vacinação ocorre para adultos nas segundas e quartas-feiras;

– ; Clínica de Atenção Primária à Saúde – Miguel Baracat (24 de dezembro) – Nas segundas será aplicação da vacina infantil, já entre terça à sexta-feira será somente para adultos;

– ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima) – A vacinação ocorrerá nas segundas e quartas-feiras para adultos;

– Centro de Saúde Cohab Cristo Rei- A Vacinação se dará nas terças e quintas-feiras para adultos;

– Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago – A vacinação se dará nas terças-feiras infantil e os demais dias da semana para adultos;

– ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark) – Às terças será aplicada a vacina infantil, os demais dias da semana para adultos;

– Clínica de Atenção Primária a Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei) – Às quintas-feiras dia de aplicação da vacinação infantil, demais dias da semana para adultos;

– ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União – De segunda à sexta vacinação para adultos;

– ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda) – Às segundas e quartas para adultos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande e Cuiabá articulam mesa técnica no TCE para fortalecer atendimento à população vulnerável

Publicados

em

As Prefeituras de Várzea Grande e Cuiabá se reuniram nesta segunda-feira (22) com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para discutir pautas relacionadas à assistência social. Entre os temas debatidos estavam recursos financeiros, atendimento à população idosa, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social, dados do Cadastro Único (CadÚnico) e o fortalecimento das políticas públicas do setor.

Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, cerca de 78 mil famílias estão inscritas no CadÚnico, totalizando aproximadamente 166 mil pessoas cadastradas. O número representa pouco mais de 50% da população do município. Deste total, cerca de 22 mil famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Conforme a prefeita Flávia Moretti, mais de 80% dos custos da assistência social são custeados com recursos próprios do município.

“A instituição dessa mesa técnica é de extrema importância porque, hoje, em Várzea Grande, mais de 80% dos custos da assistência social são mantidos com recursos próprios. Precisamos dialogar em um tripé formado por município, Estado e Governo Federal, com o apoio do Tribunal de Contas, para encontrar soluções e planejar os serviços oferecidos à população”, destacou a prefeita.

Leia Também:  Prefeitura mobiliza força-tarefa para limpeza, manutenção e melhorias em diversos bairros nesta quarta (13)

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Segundo ela, a pasta dispõe de aproximadamente R$ 2 milhões mensais para atender a demanda do setor.

“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Nosso orçamento ainda é insuficiente para atender uma demanda tão expressiva em Várzea Grande”, afirmou.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, conselheiro Guilherme Maluf, responsável por propor a criação da mesa técnica, ressaltou a gravidade do cenário enfrentado pelas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Segundo ele, Cuiabá e Várzea Grande somam cerca de 440 mil famílias cadastradas no CadÚnico.

“Queremos realizar um estudo aprofundado sobre a população vulnerável, especialmente idosos, pessoas em situação de rua e crianças que necessitam de acolhimento. Em um segundo momento, construiremos propostas voltadas à implementação de políticas públicas mais eficientes e de qualidade”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá, Hélida Vilela de Oliveira, informou que a Capital possui 119 mil famílias inscritas no CadÚnico. Para ela, a criação da mesa técnica permitirá o desenvolvimento de ações conjuntas e mais eficazes no enfrentamento das desigualdades sociais.

Leia Também:  Presidente Clarice Claudino reforça importância para círculos de paz no sistema socioeducativo

“Vamos unir esforços entre Cuiabá, Várzea Grande e o Tribunal de Contas para implantar medidas capazes de retirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade. Apresentamos um diagnóstico da realidade e buscamos alternativas para desenvolver ações integradas e eficientes”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA