POLÍTICA
Projeto que cria o programa “ALMT Fiscaliza” é aprovado em segunda votação
POLÍTICA

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira (12), em segunda votação, o Projeto de Resolução n° 92/2025, que cria o programa “ALMT Fiscaliza” no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). De autoria da Mesa Diretora, o PR que cria o “ALMT Fiscaliza” prevê a estruturação do Poder Legislativo para dar mais suporte aos deputados, às comissões permanentes do Poder Legislativo, no que diz respeito à fiscalização.
O artigo 1º destaca que a iniciativa tem o “intuito de qualificar o papel fiscalizador das comissões do Poder Legislativo Estadual e aprimorar a avaliação de políticas públicas a fim de identificar qualidades ou falhas na prestação dos serviços públicos, no monitoramento de seus resultados e proposição de melhorias e adequações”.
O artigo 2º, no parágrafo 1º, observa que “devem ser identificados indicadores, estudos técnicos ou outros tipos de dados que permitam o acompanhamento das políticas públicas estaduais”.
O parágrafo 2º destaca que “durante o período especificado no caput, os membros da comissão devem definir o plano de trabalho para o ano, no qual deve constar as atividades previstas para que se possa acompanhar cada tema definido, tais como: reuniões, visitas, audiências públicas, processos participativos para a escuta da população e de especialistas, convocação e convite de autoridades públicas e outros meios que a Comissão entender interessante para o propósito”.
No artigo 3º, o Projeto de Resolução destaca que cada Comissão Permanente deve realizar os trabalhos definidos no plano de trabalho do programa “ALMT Fiscaliza”. O Parágrafo único define que a Mesa Diretora deve providenciar os meios para realização das atividades previstas no plano de trabalho.
O Projeto de Resolução prevê ainda, no artigo 4º, que no mês de dezembro, “cada Comissão Permanente apresente um relatório de atividades do programa ALMT Fiscaliza ao Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, bem como as proposições legislativas que forem criadas a partir das conclusões da fiscalização”.
Fonte: ALMT – MT

POLÍTICA
Deputado Moretto garante patrulha mecanizada para Comodoro

O município de Comodoro (639 km de Cuiabá) recebeu, nesta segunda-feira (24), uma emenda parlamentar do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) para ser destinado à agricultura familiar. O recurso deverá ser empenhado na aquisição de uma patrulha mecanizada para a terra Gleba Zambam, na Associação Bom Futuro, zona rural do município.
“Esse trator vai ser usado para plantação de milho, para gradeação de terras, pulverização de pastagem, no corte de silagem, vai atender a agricultura familiar de modo geral”, apontou o produtor rural da região, Zé Mandioca.
Para o deputado, a agricultura familiar desempenha um papel fundamental na redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil. A pauta vem sendo uma bandeira constate de seu mandato com objetivo de suplementar a agricultura familiar nos municípios de Mato Grosso.
“É essencial continuarmos investindo em assistência técnica, extensão rural e políticas inclusivas do campo, assegurando que a agricultura familiar permaneça como um pilar no combate à desigualdade e na promoção do desenvolvimento sustentável”, destacou o parlamentar.
Fonte: ALMT – MT
-
BRASIL4 dias atrás
Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta
-
BRASIL5 dias atrás
Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro
-
SAÚDE5 dias atrás
Resolução permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos
-
ESPORTES5 dias atrás
Vinicius Júnior salva o Brasil nos acréscimos em vitória dramática sobre a Colômbia
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Goiabeiras Shopping estreia novas salas de cinema nesta quinta (20)
-
ESPORTES4 dias atrás
Definida as oito equipes classificadas para os playoffs da Superliga feminina
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrás
Lucas do Chapéu do Sol é nomeado secretário de Serviços Público e Mobilidade Urbana
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrás
Prefeitura implanta sistema Google Workspace para otimizar trabalho do serviço público