POLÍTICA
Deputado Valdir Barranco comemora criação do assentamento na Gleba Gama, em Nova Guarita
POLÍTICA
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) comemorou nesta terça-feira (7), em suas redes sociais, a criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Gama I, no município de Nova Guarita (676 km de Cuiabá), oficializada por meio da Portaria nº 1.753, publicada no Diário Oficial da União. A medida garante a destinação de mais de 2.577 hectares para o assentamento de 95 famílias, consolidando uma das mais longas e emblemáticas lutas por reforma agrária no estado de Mato Grosso.
Segundo Barranco, a conquista representa o resultado direto de décadas de resistência no campo. “Essa vitória não é de gabinete, é do povo que resistiu por mais de 25 anos debaixo da lona, enfrentando sol, chuva, medo e abandono, mas nunca abriu mão do direito à terra. É a prova de que quando o povo luta, se organiza e não se curva, a vitória chega. Hoje é dia de celebrar, mas também de reafirmar: a reforma agrária é justiça social e nós vamos seguir enfrentando quem insiste em concentrar terra e negar dignidade ao nosso povo”, declarou.
O parlamentar também reconheceu o papel de instituições e lideranças que estiveram à frente da luta desde o início. Ele destacou a atuação da Advocacia-Geral da União, na figura do Dr. Cláudio Fim, “que nunca deixou de lutar por essas famílias”, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, “que cumpre sua missão ao enfrentar a grilagem e garantir que a terra cumpra sua função social”.
Barranco ainda ressaltou a importância da Comissão Pastoral da Terra, a quem atribuiu “respeito e admiração por jamais abandonar essa causa, estando ao lado dos trabalhadores inclusive nos momentos mais difíceis”, e lembrou o papel de lideranças locais como os ex-vereadores Nevair Bugão, de Nova Guarita, e Valter do Sindicato, de Guarantã do Norte, além da companheira Sandra. O deputado também agradeceu ao ex-prefeito Catarino, de Nova Guarita, por ter dado início ao processo.
Barranco destacou ainda que essa conquista também é fruto de uma política nacional que voltou a priorizar a reforma agrária no país. Segundo ele, o governo do presidente Lula tem uma trajetória histórica de defesa da democratização do acesso à terra, com políticas voltadas ao assentamento de famílias, fortalecimento da agricultura familiar e garantia de dignidade no campo. “O presidente Lula em todos os seus governos lutou e segue lutando pela reforma agrária em Mato Grosso e em todo o Brasil, enfrentando a concentração fundiária e garantindo que a terra cumpra sua função social. Essa vitória na Gleba Gama também dialoga com esse projeto de país mais justo e igualitário”, afirmou.
“Essa conquista tem muitas mãos, muita coragem e muita história. É a vitória de quem nunca desistiu, de quem enfrentou a injustiça e de quem segue acreditando que a terra deve servir para produzir alimento, gerar dignidade e construir um Brasil mais justo. Seguiremos firmes, porque cada assentamento criado é um passo a mais na luta contra a desigualdade e contra a grilagem de terras”, concluiu Barranco.
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA
Comissão de Fiscalização debate resultados do Relatório Anual de Gestão de 2025 em audiência pública
A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia realizou audiência pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2025 na tarde desta quinta-feira (25). A exposição foi feita pelo representante da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Executivo estadual, Sandro Brandão.
O documento avalia anualmente a execução dos programas, indicadores e ações previstos no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e integra a prestação de contas do governo estadual. Durante a audiência, foram apresentados os resultados consolidados da gestão referentes ao exercício de 2025, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, segurança pública, transformação digital e responsabilidade fiscal.
Segundo Sandro Brandão, o relatório apresentado representa o acompanhamento de metade do ciclo do atual PPA e permite verificar o cumprimento das metas estabelecidas para o período. “A gente vai conseguir identificar as atividades, as ações e as entregas que foram realizadas no ano de 2025. É um acúmulo de um grande planejamento que é feito até 2027”, afirmou.
Brandão destacou que o documento demonstra como o Estado vem articulando políticas públicas para ampliar sua capacidade de entrega à população. “O que a gente vai mostrar é como o [governo do] estado criou capacidade envolvendo a articulação dessas políticas públicas para poder entregar valor para a sociedade”, explicou.
Entre os destaques apresentados estão os avanços na educação, apontada pelo secretário adjunto como uma das áreas de melhor desempenho do governo. Segundo ele, os resultados são consequência de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura escolar, qualificação dos profissionais e ampliação do acesso à tecnologia. “Hoje Mato Grosso está numa posição muito mais favorável do que quando nós iniciamos. É o resultado de todas as políticas que foram feitas na Secretaria de Educação”, avaliou.
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Os dados do relatório mostram que o governo alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos previstos para o período, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% de execução financeira dos recursos previstos para 2025. O documento também registra resultados em áreas como regularização fundiária, infraestrutura rodoviária e digitalização dos serviços públicos.
Presidente da comissão, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) destacou que o RAG é uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do planejamento governamental. “O relatório apresenta para a sociedade quais são essas mudanças e qual é o rumo para os quatro anos de uma gestão. É assim que a sociedade vai acompanhando todos os resultados”, afirmou.
Avallone também ressaltou a importância do trabalho técnico desenvolvido pelas equipes de planejamento do Estado. “As pessoas não veem, não reconhecem, mas essas equipes trabalham pensando em como alcançar as metas anunciadas. Elas têm que colocar tudo isso no orçamento, em ações e metas, e fazem isso com muita competência”, declarou.
O parlamentar ainda destacou o esforço para aproximar a população das discussões orçamentárias. Segundo ele, iniciativas como o Orçamento Mulher ajudam a tornar um tema técnico mais acessível. “O orçamento é uma peça muito distante da sociedade. O que nós temos tentado fazer é transformar uma peça técnica em um entendimento popular, para que as pessoas possam participar mais dela”, disse.
A audiência contou com a participação de representantes da sociedade civil. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, apresentou questionamentos relacionados ao Orçamento Mulher e às políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Segundo ela, o interesse pelo tema surgiu após um processo de capacitação voltado ao controle social do orçamento público. “Nós buscamos entender o orçamento para que as mulheres pudessem dominar essa ferramenta e exercer efetivamente o controle social”, explicou.
Tânia afirmou que, após a análise prévia do relatório, o grupo identificou pontos que merecem maior esclarecimento. Entre eles, os indicadores relacionados à violência de gênero. “O feminicídio foi o único indicador que aumentou. Não faz sentido um estado que se diz campeão de prosperidade não planejar políticas públicas, ou planejar mal políticas públicas, para diminuir a violência contra a mulher”, argumentou.
Ela também relacionou o debate aos avanços registrados na área da educação e defendeu a criação de indicadores que permitam medir os resultados das ações de conscientização nas escolas. “A gente quer saber qual vai ser o indicador de que realmente essa temática está sendo absorvida pelos alunos das escolas públicas aqui do Estado de Mato Grosso”, questionou.
Transparência – Outro destaque da audiência foi a apresentação de uma plataforma digital baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela Seplag para facilitar o acesso da população ao conteúdo do relatório. De acordo com Brandão, a ferramenta permite que qualquer cidadão consulte informações sobre políticas públicas em linguagem simples. “Qualquer cidadão mato-grossense pode perguntar o que foi feito para as mulheres, para os idosos, para a saúde ou para determinada região, e a plataforma apresenta essas informações de forma simples e acessível”, explicou. Acesse neste link.
Brandão definiu o Relatório Anual de Gestão como uma das principais ferramentas de avaliação da administração estadual. “O RAG fecha o ciclo do planejamento. Ele mostra o que foi planejado, o que recebeu orçamento e o que efetivamente foi realizado. É, na minha opinião, o documento mais importante que o governo entrega à sociedade”, concluiu.
Fonte: ALMT – MT
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar conduz dois faccionados com arma de fogo e drogas
-
POLÍTICA6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásEmbrapa investe quase R$ 60 milhões em nova unidade para o Matopiba
-
ESPORTES3 dias atrásFrança supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil prende mulher suspeita de tráfico de drogas em Canarana
-
Sinop6 dias atrásAlunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil, Crefito-9 e Vigilância Sanitária flagram falso terapeuta ocupacional que atende crianças em Cuiabá
-
POLÍTICA6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual



